segunda-feira, 6 de outubro de 2014

8º ENCONTRO DO PACTO ESTUDA OS FUNDAMENTOS DO ENSINO MÉDIO: DIMENSÕES TRABALHO, CIÊNCIA, CULTURA E TECNOLOGIA.






No dia 01 de outubro o grupo de professores do Liceu de Quixeramobim, coordenado pelo Orientador de Estudo Neto Camorim, realizou o 8º encontro do pacto pelo fortalecimento do ensino médio. O referido encontro teve como tema “os fundamentos do ensino médio: dimensões trabalho, ciência, cultura e tecnologia”.
Na acolhida, foi exibido o vídeo: Som Sabadell (Ode a alegria, 9ª sinfonia de Bethowen) para uma reflexão dos professores onde eles puderam relacionar o vídeo ao tema do encontro e a sua prática em sala de aula.
 Em seguida, foi apresentado o vídeo “A crise do ensino médio: o problema do currículo”, e baseado nele e em perguntas geradoras do tema, foi promovido um debate inicial sobre currículo, sua atual concepção e o que o levou a se apresentar como está. Caracterizando-se na primeira atividade de estudo coletivo do dia a partir dos seguintes questionamentos.
  • O que é Currículo?
  • Você concorda que o currículo do ensino médio, é enciclopédico, dualista, fragmentado e hierarquizante?
  • Como se apresenta o currículo na prática?
  • O que o levou a se apresentar como está?
  • Como esta situação se expressa na sua prática docente?
Na segunda parte do encontro foi discutido o que os DCNEM falam sobre currículo, com apresentação de slides sobre o tema: Fundamentos curriculares do ensino médio: dimensões trabalho, ciência, cultura e tecnologia, que compreende as temáticas do caderno 03- capítulo 01 e 02 do Solar.
Depois desse momento aconteceu o segundo estudo coletivo seguido da dinâmica Jigsaw (Grupo de base e grupo de especialista), onde os professores foram divididos em 05 duplas. Cada dupla recebeu dois textos: um texto de base e específico para cada componente. O texto base foi lido pela dupla e o específico cada participante leu o seu. Num segundo momento, foram formados novos grupos de acordo com o título do texto de especialistas. Num terceiro momento, os especialistas voltaram para o grupo de base e apresentaram as conclusões sobre o tema. Para concluir essa atividade, o orientador de estudo convidou um representante de cada dupla para falar sobre o tema tratado no grupo.
Para concluir o encontro, foi proposta a atividade individual, onde cada professor deverá registrar com base em sua vivência de sala, comentando a respeito dos seguintes questionamentos que devem ser postados no fórum do ciclo 02. 1) Em que medida os professores estão sensibilizados para desenvolver a perspectiva da formação humana integral, “um ensino médio que articule trabalho, ciência, cultura e tecnologia”?; 2) Aponte um elemento favorável e um obstáculo para desenvolver a perspectiva da educação integral em sua escola.
Neto Camorim- PCA da área das Ciências Humanas e OE do Pacto do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim.

Nenhum comentário: