No dia 01 de outubro o grupo de
professores do Liceu de Quixeramobim, coordenado pelo Orientador de Estudo Neto
Camorim, realizou o 8º encontro do pacto pelo fortalecimento do ensino médio. O
referido encontro teve como tema “os
fundamentos do ensino médio: dimensões trabalho, ciência, cultura e
tecnologia”.
Na acolhida, foi exibido o vídeo:
Som Sabadell (Ode a alegria, 9ª sinfonia de Bethowen) para uma reflexão dos
professores onde eles puderam relacionar o vídeo ao tema do encontro e a sua
prática em sala de aula.
Em seguida, foi apresentado o vídeo “A crise
do ensino médio: o problema do currículo”, e baseado nele e em perguntas
geradoras do tema, foi promovido um debate inicial sobre currículo, sua atual
concepção e o que o levou a se apresentar como está. Caracterizando-se na
primeira atividade de estudo coletivo do dia a partir dos seguintes
questionamentos.
- O que é Currículo?
- Você concorda que o currículo do ensino médio, é enciclopédico, dualista, fragmentado e hierarquizante?
- Como se apresenta o currículo na prática?
- O que o levou a se apresentar como está?
- Como esta situação se expressa na sua prática docente?
Na segunda parte do encontro foi
discutido o que os DCNEM falam sobre currículo, com apresentação de slides
sobre o tema: Fundamentos curriculares do ensino médio: dimensões trabalho,
ciência, cultura e tecnologia, que compreende as temáticas do caderno 03-
capítulo 01 e 02 do Solar.
Depois desse momento aconteceu o
segundo estudo coletivo seguido da dinâmica Jigsaw (Grupo de base e grupo de
especialista), onde os professores foram divididos em 05 duplas. Cada dupla
recebeu dois textos: um texto de base e específico para cada componente. O
texto base foi lido pela dupla e o específico cada participante leu o seu. Num
segundo momento, foram formados novos grupos de acordo com o título do texto de
especialistas. Num terceiro momento, os especialistas voltaram para o grupo de
base e apresentaram as conclusões sobre o tema. Para concluir essa atividade, o
orientador de estudo convidou um representante de cada dupla para falar sobre o
tema tratado no grupo.
Para concluir o encontro, foi
proposta a atividade individual, onde cada professor deverá registrar com base
em sua vivência de sala, comentando a respeito dos seguintes questionamentos
que devem ser postados no fórum do ciclo 02. 1) Em que medida os professores
estão sensibilizados para desenvolver a perspectiva da formação humana
integral, “um ensino médio que articule trabalho, ciência, cultura e
tecnologia”?; 2) Aponte um elemento favorável e um obstáculo para desenvolver a
perspectiva da educação integral em sua escola.
Neto Camorim- PCA da área das Ciências Humanas e
OE do Pacto do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário