segunda-feira, 30 de setembro de 2013

CIÊNCIAS HUMANAS REALIZAM 2º ENCONTRO SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM




No último dia 25 de outubro os professores de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim se reuniram para mais um encontro coletivo, dando sequência aos estudos sobre o tema avaliação da aprendizagem.
Neste segundo encontro, após a acolhida, foi apresentado o vídeo: “Avaliação da Aprendizagem”- de Cipriano Luckesi, que aborda algumas questões pertinentes ao assunto, discutidos no grupo após a exibição, a partir das seguintes reflexões aqui apresentadas:
  1. Qual a função da escola?
  2. Qual o padrão de qualidade daquilo que ensino?
Essas duas questões apontadas no vídeo geraram um importante debate com os professores e posteriormente a coordenação teceu alguns comentários.
Segundo Luckesi, a função da escola é contribuir para o sucesso do aluno. Para tanto é preciso que o professor tenha uma melhor avaliar seus alunos. Caso contrário, ela continuará sendo algo meramente classificatória, hierárquica e excludente. A avaliação em si não resolve nada. Para atingir seu objetivo é necessário que o processo avaliativo estimule a pesquisa e produza um indicativo que aponte caminhos para melhor diagnosticar os resultados da avaliação.
O processo avaliativo se não for construído de maneira coletiva, não resolve nada. O que resolve é a gestão. Não apenas do professor em sala de aula, mas de todos os agentes envolvidos na gestão da escola. Direção, coordenação, funcionários, pais, enfim, toda a comunidade escolar. Caso contrário, a avaliação será o fracasso escolar. Não apenas dos alunos, mas também da instituição.
Para Luckesi o ato de avaliar é um ato de investigar e produzir conhecimento. Portanto, deve seguir um modelo de metodologia científica, refletindo o padrão de qualidade daquilo que se ensino. Assim a avaliação deve ser diagnóstica e inclusiva. Algo ainda desafiador na prática pedagógica de muitas escolas e professores.
Em seguida foi estudado o texto- Conhecendo um pouco sobre avaliação educacional e seu campo de estudo. Caderno: Avaliação- construindo e formando educadores. Programa de formação continuada- 2006.
Após leitura grupal, o texto foi refletido a partir dos seguintes questionamentos:
  1. Por qual educação estamos lutando?
  2. Qual a proposta educacional da minha escola?
  3. Qual a direção das práticas pedagógicas e das avaliações?
  4. Como eu pratico a avaliação da aprendizagem?
  5. O que eu preciso saber para ressignificar as minhas práticas pedagógicas numa perspectiva democrática e emancipadora?
Depois das reflexões do grupo, foi realizada aleitura de trechos de uma conversa de Marco Polo com o Imperador chinês Kublai Khan, durante uma das suas viagens à China, relatada por Ítalo Calvino no seu livro “Cidades Invisíveis”.
Baseado nessa conversa é possível relacionar o tema avaliação da aprendizagem com o que acontece no dia a dia de nossas escolas. Vejamos:
  1. E escola parece ter vida própria, isolada do mundo.
  2. O projeto pedagógico da escola é uma ponte-mediação- entre as práticas pedagógicas que se concretizam no dia a dia escolar e o mundo globalizado em que esta se insere.
  3. Tudo na escola precisa ser avaliado, assim como para a formação do arco da ponte, cada pedra, tem sua singularidade, assume seu lugar de importância.
  4. A avaliação educacional e da aprendizagem precisam ser compreendidas com relação ao projeto político-pedagógico do qual fazem parte.
Para finalizar o encontro, a coordenação fez as considerações finais e conduziu a avaliação do estudo coletivo da área.
Neto Camorim – PCA de Ciências Humanas- Liceu de Quixeramobim.

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