No último dia 11 de setembro o coletivo dos professores das Ciências
Humanas do Liceu de Quixeramobim iniciou estudos sobre Avaliação de
Aprendizagem.
Durante o momento de acolhida, coordenado pela professora Suerlânia
Oliveira, foi apresentado o vídeo: Aprendi- Baseado no texto e
imagens de Charles Chaplin. Após a exibição a mensagem do vídeo
foi socializada pelos professores.
Na primeira parte do encontro foi realizada uma avaliação da escola
pelo coletivo dos professores da área baseada em três questões.
- O que aponta de positivo em minha escola?
- O que aponta de negativo em minha escola?
- Como posso ajudar na superação das dificuldades?
Em seguida aconteceu estudo do texto: “Marco Referencial da
Avaliação da Aprendizagem”, da professora Maria Elisabeth Pereira
Kraener.
Em linhas gerais o referido texto analisa que na avaliação da
aprendizagem o professor não deve permitir que os resultados das
provas periódicas, geralmente de caráter classificatório, sejam
supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de
caráter diagnóstico. A avaliação da aprendizagem possibilita a
tomada de decisão e a melhoria da qualidade de ensino, informando as
ações em desenvolvimento e a necessidade de regulações
constantes.
Segunda a professora Elisabeth, “o grande desafio para construir
novos caminhos é uma avaliação com critérios de entendimento
reflexivo, conectado, compartilhado e autonomizador no processo
ensino/aprendizagem. Dessa forma, estaremos formando cidadãos
conscientes, críticos, criativos, solidários e autônomos”.
Destacou.
Na última parte do encontro, aconteceu um estudo em grupo a partir
da leitura do texto: Avaliação Educacional. Caderno- Ceará- guia
de estudo- Avaliação Continuada, com duas questões para analisar.
- O que é avaliar?
- Para que avaliar?
Após as análises do grupo foram realizado as considerações finais
de estudo pela coordenação e em seguida o encerramento do encontro
com uma avaliação.
Até o
próximo encontro!
Neto
Camorim- PCA das Ciências Humanas
netocamorim@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário