segunda-feira, 9 de setembro de 2013

CIÊNCIAS HUMANAS CONCLUEM ESTUDOS SOBRE GESTÃO DA SALA DE AULA




 
Depois de três encontros consecutivos estudando as inquietações e desafios que envolvem a gestão da sala de aula, o coletivo de professores das ciências humanas do Liceu de Quixeramobim concluiu no último dia 04 de setembro estudo sobre o tema.
Durante a acolhida foi realizada a leitura coletiva do texto: “Professor: ocupe seu espaço na sala de aula”, (extraído da Revista Profissão Mestre, agosto de 2008). Em seguida aconteceu uma reflexão do texto a partir dos seguintes questionamentos. Professor, como você tem ocupado seu espaço na sala de aula? Quais os maiores desafios têm enfrentado buscando melhorar a gestão em sala de aula?
No segundo momento do encontro foi retomado o estudo da reportagem da Revista Nova Escola, (edição, outubro de 2012) que apresenta 20 situações como o professor se dar bem diante do imprevisível que sempre acontece no momento de gerenciar a sala de aula.
Segundo a reportagem é preciso o professor (a) está atento aos desafios da gestão da sala de aula. Para os especialistas as três questões a seguir podem ajudar os professores a aprimorar sua gestão em sala.
  1. Como resolver falhas na interação?
A melhor maneira de conduzir a relação entre os alunos é interagir com eles e propor atividades interfere na aprendizagem. O professor pode atuar nas situações em que há problemas de comunicação.
  1. O que é possível antecipar?
Prever problemas que podem surgir durante a aula para preparar antes as intervenções ajuda você a se fortalecer perante a turma. É preciso está atento a alguns fatos corriqueiros em sala e construir formas de lidar bem com eles.
  1. De que maneira agir diante do inesperado?
O professor tem de dar conta do conteúdo e dos imprevistos em sala, mas tudo varia conforme as circunstâncias. Como nem sempre é possível antecipar as atitudes dos alunos, crie situações para saber o que fazer em alguns casos.
Todas essas questões acima apresentadas foram discutidas e analisadas pelos professores na perspectiva de melhorar seu trabalho de gestão da sala de aula, que sem dúvida nos últimos tempos tem se constituído num dos maiores desafios para os professores diante da complexidade que o tema envolve.
Para complementar o estudo foi exibido o vídeo: “Gestão na Sala de Aula”, do professor Celso Vasconcellos. Após a exibição foi realizado um debate sobre as questões abordadas no vídeo, buscando entender melhor e ter subsídios para trabalhar sobre gestão na sala de aula. Como por exemplo, a relação interpessoal, o pacto da coletividade em busca da disciplina em sala e a construção do conhecimento, a partir de três princípios básicos: Quer, Agir e Pensar.
Para finalizar foi realizada a avaliação do estudo do tema, onde os professores colocaram os pontos positivos, negativos e suas sugestões para aprofundar o estudo na temática, bem como temas para os próximos encontros.

Neto Camorim- PCA de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim
netocamorim@gmail.com

Nenhum comentário: