Depois de três encontros consecutivos estudando as
inquietações e desafios que envolvem a gestão da sala de aula, o
coletivo de professores das ciências humanas do Liceu de
Quixeramobim concluiu no último dia 04 de setembro estudo sobre o
tema.
Durante a acolhida foi realizada a leitura coletiva do
texto: “Professor: ocupe seu espaço na sala de aula”, (extraído
da Revista Profissão Mestre, agosto de 2008). Em seguida aconteceu
uma reflexão do texto a partir dos seguintes questionamentos.
Professor, como você tem ocupado seu espaço na sala de aula? Quais
os maiores desafios têm enfrentado buscando melhorar a gestão em
sala de aula?
No segundo momento do encontro foi retomado o estudo da
reportagem da Revista Nova Escola, (edição, outubro de 2012) que
apresenta 20 situações como o professor se dar bem diante do
imprevisível que sempre acontece no momento de gerenciar a sala de
aula.
Segundo a reportagem é preciso o professor (a) está
atento aos desafios da gestão da sala de aula. Para os especialistas
as três questões a seguir podem ajudar os professores a aprimorar
sua gestão em sala.
- Como resolver falhas na interação?
A
melhor maneira de conduzir a relação entre os alunos é interagir
com eles e propor atividades interfere na aprendizagem. O professor
pode atuar nas situações em que há problemas de comunicação.
- O que é possível antecipar?
Prever
problemas que podem surgir durante a aula para preparar antes as
intervenções ajuda você a se fortalecer perante a turma. É
preciso está atento a alguns fatos corriqueiros em sala e construir
formas de lidar bem com eles.
- De que maneira agir diante do inesperado?
O
professor tem de dar conta do conteúdo e dos imprevistos em sala,
mas tudo varia conforme as circunstâncias. Como nem sempre é
possível antecipar as atitudes dos alunos, crie situações para
saber o que fazer em alguns casos.
Todas essas questões acima apresentadas foram
discutidas e analisadas pelos professores na perspectiva de melhorar
seu trabalho de gestão da sala de aula, que sem dúvida nos últimos
tempos tem se constituído num dos maiores desafios para os
professores diante da complexidade que o tema envolve.
Para complementar o estudo foi exibido o vídeo: “Gestão
na Sala de Aula”, do professor Celso Vasconcellos. Após a exibição
foi realizado um debate sobre as questões abordadas no vídeo,
buscando entender melhor e ter subsídios para trabalhar sobre gestão
na sala de aula. Como por exemplo, a relação interpessoal, o pacto
da coletividade em busca da disciplina em sala e a construção do
conhecimento, a partir de três princípios básicos: Quer, Agir e
Pensar.
Para finalizar foi realizada a avaliação do estudo do
tema, onde os professores colocaram os pontos positivos, negativos e
suas sugestões para aprofundar o estudo na temática, bem como temas
para os próximos encontros.
Neto
Camorim- PCA de Ciências Humanas do Liceu de
Quixeramobim
netocamorim@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário