No dia 29 de maio, a áreas de Ciências Humanas do Liceu deu início ao
estudo sobre indisciplina. Um dos principais problemas enfrentados em
sala de aula e que reflete na aprendizagem dos alunos.
Na
abertura do encontro, durante a acolhida, foi apresentado um pequeno
vídeo com o tema: A indisciplina na sala de aula. Baseada na reportagem
da Revista Nova Escola de outubro de 2009, que enfatiza o tema no qual
será estudado pelos professores das humanas durante dois encontros do
coletivo.
Inicialmente, foi realizada uma leitura coletiva do
texto: “Indisciplina o que é? Qual é a sua responsabilidade nisso?”
Durante a leitura foram discutidas várias questões pertinentes ao
assunto, é que estão por trás desse problema, visto pelos professores
através de pesquisas, como um dos principais entraves da boa educação.
Nessa direção o texto estudado, destaca ainda, que falta conhecimento
sobre o tema e de adequação das estratégias de ensino em busca de
melhores resultados de aprendizagem ao educando. Pensando nisso, foi que
as Ciências Humanas resolveram estudar o tema, diante da relevância que
ele se apresenta em sala de aula. Ressaltou o PCA, Neto Camorim.
Em
seguida foi exibido um vídeo, ”Entrevista com Celso Vasconcellos –
gestão da sala de aula”, com enfoque na indisciplina. Após sua exibição
foi debatido a temática das questões apresentadas pelo professor Celso
Vasconcellos.
Na segunda parte do encontro foi estudado o texto:
“Indisciplina, como se resolve? Será que você sabe lidar com esse
problema?” Nesse texto os professores analisaram o assunto é complexo e
não existe solução fácil. Mas é essencial trabalhar como conteúdo de
ensino, as questões relacionadas à moral e ao convívio social e criar um
ambiente cooperativo, visando amenizar o problema. A indisciplina nunca
acaba, é um trabalho que não tem fim. A cada ano chegam às escolas
situações indisciplinares diferente e que precisam ser enfrentados com
ações pedagógicas sérias, visando amenizá-las. Os casos de indisciplinas
vão continuar aparecendo. Isso é uma realidade.
Para concluir
esse primeiro encontro sobre indisciplina, é importante destacar que o
texto estudado propõe sete estratégias, como sugestões de como tratar o
tema. Não se trata de manual de instrução. As questões ligadas à
indisciplina são de natureza humana. Portanto, são complexas e incertas.
Para de sair bem, é preciso estudar muito e revisitar o tema com
freqüência. Destaca a reportagem. A seguir as sete sugestões que foram
aqui sintetizadas.
1- Distinguir às regras morais das convencionais e discuti-las;
2- Equilibrar de maneira justa sua reação a um problema;
3- Conquistar autoridade com saber e o respeito ao aluno;
4- Ter como objetivo construir um ambiente cooperativo;
5- Agir na hora certa e sempre manter a calma;
6- Ficar alerta porque a indisciplina nunca acaba;
7- Incentivar e respeitar a autonomia do aluno.
Além
dessas sugestões acima citadas, a reportagem estudada no coletivo,
propõe a elaboração de um projeto institucional sobre como repensar a
indisciplina, que pode ser adaptado a escola com a colaboração de todos.
Até o próximo encontro, no qual terá continuidade o estudo sobre indisciplina.
Neto Camorim- PCA de Ciências Humanas
Nenhum comentário:
Postar um comentário