terça-feira, 4 de junho de 2013

CIÊNCIAS HUMANAS REALIZAM ESTUDOS SOBRE INDISCIPLINA


     No dia 29 de maio, a áreas de Ciências Humanas do Liceu deu início ao estudo sobre indisciplina. Um dos principais problemas enfrentados em sala de aula e que reflete na aprendizagem dos alunos.
    Na abertura do encontro, durante a acolhida, foi apresentado um pequeno vídeo com o tema: A indisciplina na sala de aula. Baseada na reportagem da Revista Nova Escola de outubro de 2009, que enfatiza o tema no qual será estudado pelos professores das humanas durante dois encontros do coletivo.
     Inicialmente, foi realizada uma leitura coletiva do texto: “Indisciplina o que é? Qual é a sua responsabilidade nisso?” Durante a leitura foram discutidas várias questões pertinentes ao assunto, é que estão por trás desse problema, visto pelos professores através de pesquisas, como um dos principais entraves da boa educação. Nessa direção o texto estudado, destaca ainda, que falta conhecimento sobre o tema e de adequação das estratégias de ensino em busca de melhores resultados de aprendizagem ao educando. Pensando nisso, foi que as Ciências Humanas resolveram estudar o tema, diante da relevância que ele se apresenta em sala de aula. Ressaltou o PCA, Neto Camorim.
      Em seguida foi exibido um vídeo, ”Entrevista com Celso Vasconcellos – gestão da sala de aula”, com enfoque na indisciplina. Após sua exibição foi debatido a temática das questões apresentadas pelo professor Celso Vasconcellos.
     Na segunda parte do encontro foi estudado o texto: “Indisciplina, como se resolve? Será que você sabe lidar com esse problema?” Nesse texto os professores analisaram o assunto é complexo e não existe solução fácil. Mas é essencial trabalhar como conteúdo de ensino, as questões relacionadas à moral e ao convívio social e criar um ambiente cooperativo, visando amenizar o problema. A indisciplina nunca acaba, é um trabalho que não tem fim. A cada ano chegam às escolas situações indisciplinares diferente e que precisam ser enfrentados com ações pedagógicas sérias, visando amenizá-las. Os casos de indisciplinas vão continuar aparecendo. Isso é uma realidade.
      Para concluir esse primeiro encontro sobre indisciplina, é importante destacar que o texto estudado propõe sete estratégias, como sugestões de como tratar o tema. Não se trata de manual de instrução. As questões ligadas à indisciplina são de natureza humana. Portanto, são complexas e incertas. Para de sair bem, é preciso estudar muito e revisitar o tema com freqüência. Destaca a reportagem. A seguir as sete sugestões que foram aqui sintetizadas.

1- Distinguir às regras morais das convencionais e discuti-las;
2- Equilibrar de maneira justa sua reação a um problema;
3- Conquistar autoridade com saber e o respeito ao aluno;
4- Ter como objetivo construir um ambiente cooperativo;
5- Agir na hora certa e sempre manter a calma;
6- Ficar alerta porque a indisciplina nunca acaba;
7- Incentivar e respeitar a autonomia do aluno.

   Além dessas sugestões acima citadas, a reportagem estudada no coletivo, propõe a elaboração de um projeto institucional sobre como repensar a indisciplina, que pode ser adaptado a escola com a colaboração de todos.
Até o próximo encontro, no qual terá continuidade o estudo sobre indisciplina.

Neto Camorim- PCA de Ciências Humanas

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