No dia 19 de junho, o coletivo dos professores de Ciências Humanas do
Liceu de Quixeramobim, concluiu o estudo que vinha sendo realizado há
suas semanas sobre indisciplina em sala de aula.
Neste último
encontro sobre o tema, inicialmente na acolhida realizada pela
coordenação, foi apresentado o vídeo, “A confusão das regras no combate à
indisciplina”, da professora Ana Aragão. Após exibição, o vídeo foi
discutido pelos professores.
Em seguida teve continuidade o
estudo do livro: “Professor bonzinho, aluno difícil”, de Celso Antunes,
onde foram estudados alguns casos de alunos disciplinarmente difíceis e
ao mesmo tempo, pensando estratégias na condução desses casos apontados
no livro.
Segundo Celso Antunes, “o importante não é verificar em
sala de aula se existe este ou aquele caso, mas usar as referências e
propostas de condução, adaptando-a a situações específicas, criando
exemplos a partir de experiências novas que, certamente, não são
literalmente idênticas aos modelos escolhidos”. Portanto, não podemos
enquanto educador generalizar ou rotular os alunos a partir dos casos no
qual nos deparamos todos os dias em sala de aula. Cada um tem sua
especificidade, daí a necessidade de estudar mais o tema para tentar
resolvê-los.
Durante o estudo na última parte do livro de Celso
Antunes, o autor levanta o seguinte questionamento. Você tem o perfil
correto para cuidar de casos específicos de indisciplina? São reflexões e
sugestões, de como o professor deve analisar se ele se identifica ou
não com as questões apontadas pelo autor, para trabalhar melhor os casos
de indisciplinas.
Para finalizar o estudo foram analisados no
grupo, alguns passos considerados certos, segundo o autor, na condução
dos casos de indisciplinas nas escolas. É importante ressaltar que as
normas relacionadas para uma boa gestão da disciplina em sala de aula
não estão propostas em ordem de importância, mesmo por que esta depende
de situações muito particulares. Por isso o professor deve está atento.
Os passos ou normas sugeridas ou selecionadas pelo professor durante o
estudo, eles são de acordo com a natureza e características dos
problemas disciplinares apresentados, elas podem ajudar a resolver parte
dos problemas gerados pela indisciplina na escola, mas nunca eles serão
eliminados por completo.
Os encontros do coletivo de professores das ciências humanas retomam em agosto.
Neto Camorim- PCA de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim
Nenhum comentário:
Postar um comentário