segunda-feira, 10 de junho de 2013

CIÊNCIAS HUMANAS CONTINUAM ESTUDO SOBRE INDISCIPLINA

     

        No dia 05 de junho a área das ciências humanas do Liceu de Quixeramobim deu sequência ao estudo sobre indisciplina, com a leitura do livro, “Professor bonzinho= Aluno difícil- a questão da indisciplina na sala de aula”, de Celso Antunes.
         Durante a acolhida, na abertura do encontro foi apresentado um vídeo sobre “Indisciplina na Escola”, produzido por alunos da Faculdade Joaquim Nabuco (PE), que aborda as maneiras que a indisciplina acontece em sala de aula. Esse vídeo foi discutido pelos professores, estabelecendo relações com a realidade que enfrenta atualmente na escola, diante de tantos casos de indisciplina.
      Em seguida foi iniciado o estudo do livro acima citado, das seguintes partes.
Introdução - pensando em voz alta sobre a questão da indisciplina em sala de aula. 

1- Silêncio sepulcral é bom em cemitério, não em sala de aula.
2- Transformando a vontade de conversar do aluno em instrumento de sua aprendizagem.
3- Onde está a indisciplina? Existem três focos de incêndio a apagar!
1º foco- Escola
2º foco: Professor
3º foco: Aluno

       Após a leitura dessas partes do livro, as questões por ele abordadas foram refletidas coletivamente, estabelecendo questionamentos e comentários sobre o tema, a partir da vivência em sala de aula, no enfrentamento diário dos focos de indisciplinas que tem se apresentado com maior freqüência na escola.
     No próximo encontro continuaremos a estudar o tema, indisciplina em sala de aula, tendo como referência, o livro de Celso Antunes, já anteriormente citado.

Neto Camorim- PCA de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim

Nenhum comentário: