No dia 05 de junho a área das ciências humanas do Liceu de Quixeramobim deu sequência ao estudo sobre indisciplina, com a leitura do livro, “Professor bonzinho= Aluno difícil- a questão da indisciplina na sala de aula”, de Celso Antunes.
Durante a acolhida, na
abertura do encontro foi apresentado um vídeo sobre “Indisciplina na
Escola”, produzido por alunos da Faculdade Joaquim Nabuco (PE), que
aborda as maneiras que a indisciplina acontece em sala de aula. Esse
vídeo foi discutido pelos professores, estabelecendo relações com a
realidade que enfrenta atualmente na escola, diante de tantos casos de
indisciplina.
Em seguida foi iniciado o estudo do livro acima citado, das seguintes partes.
Introdução - pensando em voz alta sobre a questão da indisciplina em sala de aula.
1- Silêncio sepulcral é bom em cemitério, não em sala de aula.
2- Transformando a vontade de conversar do aluno em instrumento de sua aprendizagem.
3- Onde está a indisciplina? Existem três focos de incêndio a apagar!
1º foco- Escola
2º foco: Professor
3º foco: Aluno
Após
a leitura dessas partes do livro, as questões por ele abordadas foram
refletidas coletivamente, estabelecendo questionamentos e comentários
sobre o tema, a partir da vivência em sala de aula, no enfrentamento
diário dos focos de indisciplinas que tem se apresentado com maior
freqüência na escola.
No próximo encontro continuaremos a estudar
o tema, indisciplina em sala de aula, tendo como referência, o livro de
Celso Antunes, já anteriormente citado.
Neto Camorim- PCA de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim
Nenhum comentário:
Postar um comentário