Inicialmente, lemos o texto profissional nota 10
destacando algumas características dos bons professores como
metodologia, sensibilidade, emoção, autoestima e outras. No debate,
colegas professores destacaram pontos positivos e negativos no
desempenho da nossa profissão. Segundo o texto, professor fascinante é
promotor da autoestima e o mesmo dá atenção especial aos alunos tímidos e
desprezados. Discentes fascinantes formam empreendedores, jovens que
não têm medo de falhar e que não desiste perante as dificuldades.
Posterior a esse momento iniciamos a leitura
silenciosa do texto nos PCN´s na página 203 até 214, onde as mesmas
destacavam o Ensino Médio que, sem ser profissionalizante, efetivamente
propicie um aprendizado útil à vida e ao trabalho, no qual as
informações, o conhecimento, as competências, as habilidades e os
valores desenvolvidos sejam instrumentos reais de percepção, satisfação,
interpretação, julgamento, atuação, desenvolvimento pessoal ou de
aprendizado permanente, evitando tópicos cujos sentidos só possam ser
compreendidos em outra etapa da escolaridade.
Observamos também a necessidade da convergência de toda a comunidade
escolar em torno de um projeto pedagógico que faça articulação não só
das disciplinas de cada área, mas de todas as áreas.
Foi destacado também que o objetivo do Ensino Médio em cada
área do conhecimento deverá envolver práticas, contextualizadas e que
respondam ás necessidades da vida contemporânea, e o desenvolvimento de
conhecimentos mais amplos e abstratos, que correspondam a uma cultura
geral e a uma visão de mundo. Que o aprendizado tenha um caráter prático
e crítico, pois as aplicações práticas têm um ritmo de transformação
ainda maior que o da produção científica.
Outro ponto relatado na leitura é que o desenvolvimento dos instrumentos
matemáticos de expressão e raciocínio, contudo, não deve ser
preocupação exclusiva do professor de Matemática, mas das quatro
disciplinas científico-tecnológicas, preferencialmente de forma
coordenada, permitindo que o aluno construa efetivamente as abstrações
matemáticas, evitando-se a memorização indiscriminada de algarismos, de
forma prejudicial ao aprendizado.
Na verdade, o
aprendizado das Ciências da Natureza e da Matemática deve se dar em
estreita proximidade com Linguagens e Código, assim como com as Ciências
Humanas.
PCA: Fco Antonio
Nenhum comentário:
Postar um comentário