No dia
10 de
abril, o
encontro do
coletivo das
Ciências Humanas
do Liceu
de Quixeramobim,
iniciou o
estudo sobre
Educação Especial
e Inclusiva.
O objetivo
é contribuir
para uma
melhor formação
dos professores
para trabalhar
com essa
realidade, a
cada ano
mais presente
na escola
pública. O
que é
um direito
dos alunos
especiais.
Na primeira
parte do
estudo foram
apresentados slides
com destaque
para o
capítulo V
da LDB
9394/96 que
trata de
Educação Especial.
Na ocasião
foram discutidos
no grupo
os artigos
no qual
se refere
à lei
e como
deve ser
a adequação
das escolas
para receberem
esses alunos.
Em seguida
foi exibido
trechos do
filme: “Como
as estrelas
na terra”,
que apresenta
o diálogo
de um
professor com
um aluno
com dislexia,
destacando a
metodologia que
o professor
utiliza em
sala de
aula para
valorizar o
saber e
estimular o
aprendizado do
aluno. Depois
teve um
importante debate
discutindo o
tema apresentado,
na realidade
da escola
ao se
deparar com
alunos com
tais deficiências
de aprendizado,
e qual
deve ser
a postura
do professor
em sala
de aula
para estimular
o aprendizado
desses alunos.
Na segunda
parte do
encontro, foi
apresentado slides
das ações
educativas inclusivas
da secretaria
de Educação
Especial do
MEC, onde
foram discutidos
os seguintes
temas: Inclusão
Educacional e
as diretrizes
da educação
inclusiva- acessibilidade
e a
promoção da
acessibilidade, além
dos objetivos
da política
de educação
especial.
Para concluir
esse primeiro
encontro sobre
o tema
foi apresentado
o documentário
“Por dentro
da escola-
Educação Especial
e Inclusão”,
produzido pela
TV Paulo
Freire, da
SEED do
Paraná. Antes
de iniciar
a exibição
do documentário,
o PCA
das ciências
humanas, professor
Neto Camorim,
entregou aos
professores presentes
ao estudo,
algumas questões
para serem
resolvidas baseadas
no documentário.
Foram as
seguintes:
- Que mudanças aconteceram no espaço escolar a partir da década de 1990?
- O que diz a legislação da Política Educacional de Inclusão?
- Como o vídeo apresenta o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional do Paraná?
- Qual é a realidade das políticas de Educação Especial e Inclusão na nossa escola? Existe suporte pedagógico especializado?
Após
a resolução
das questões
elas foram
apresentadas e
debatidas no
grupo com
o objetivo
de construírem
coletivamente alternativas
a essa
realidade educacional
para a
inclusão desses
alunos nas
escolas. Sendo
ao mesmo
tempo um
desafio aos
professores que
necessitam que
uma formação
adequada para
trabalharem com
esses alunos.
É algo,
portanto, desafiador.
Até
o próximo, onde continuaremos a estudar esse tema da educação
especial.
Neto
Camorim -
PCA de
Ciências Humanas
do Liceu
de Quixeramobim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário