Projeto EncenArt
Elaboradores: Professor Ivonildo da Silva Reis
Professor João Paulo
***************************************************************************************
Caracterização do Projeto
Há muito tempo que o único espaço onde se aprendia era a sala de aula. O conhecimento bate à porta a cada instante, está nas ruas, está nas mãos dos alunos e professores. Ferramentas simples de uso cotidiano e espaços podem ser aproveitados para também se tornarem significativos e de dimensões relevantes na troca de informações, na busca de conhecimentos compartilhados.
O papel do Professor hoje é ser intermediador dessas trocas de informações e não somente escrever, ditar, corrigir, explicar, reclamar, etc.. Quando o Professor se interessa por algo que faz parte do dia-a-dia do aluno, este percebe que aquele está “falando sua língua” e assim tudo flui com mais naturalidade e o aprendizado acontece. Isso é aproveitar e valorizar o background que cada aluno traz de casa em sua bagagem.
Seja na música, na literatura, na dança, no desenho, ou pintura, no teatro, em qualquer manifestação de arte sempre há alguém em algum canto da sala com um grande potencial a ser desenvolvido. Cabe á Escola também saber reconhecer esses valores, esses talentos e incentivá-los ali mesmo dentro da sala de aula e/ou fora dela para que o aluno se sinta verdadeiramente fazendo parte daquele ambiente, pois se ele não encontra espaço para se manifestar dentro da Escola, na rua, seja onde for, não lhe restará outro caminho a não ser a ociosidade que, conseqüentemente, levará a outros caminhos “mais longos e tortuosos”.
A Arte, como sempre foi, ainda é o meio mais eficaz de transformar a mente humana e fazer com que se criem novas formas de ver e de viver o mundo. O princípio do conhecimento, como também seu resultado final na maioria das realizações do homem, é a arte. É por meio dela que o ser humano se torna livre e se torna mais humano no meio em que vive.
A idéia do presente projeto é realizar uma triagem de alunos com potenciais artísticos, como também dar-lhes espaço dentro da Escola para apresentarem seus talentos, fazendo da mesma um ambiente interativo e capaz de estimular o aluno a estar dentro dela valorizando-a e transformado-a em um lugar mais dinâmico e prazeroso e enriquecendo o conhecimento cultural dos educandos e educadores.
***************************************************************************************
Caracterização do Projeto
Há muito tempo que o único espaço onde se aprendia era a sala de aula. O conhecimento bate à porta a cada instante, está nas ruas, está nas mãos dos alunos e professores. Ferramentas simples de uso cotidiano e espaços podem ser aproveitados para também se tornarem significativos e de dimensões relevantes na troca de informações, na busca de conhecimentos compartilhados.
O papel do Professor hoje é ser intermediador dessas trocas de informações e não somente escrever, ditar, corrigir, explicar, reclamar, etc.. Quando o Professor se interessa por algo que faz parte do dia-a-dia do aluno, este percebe que aquele está “falando sua língua” e assim tudo flui com mais naturalidade e o aprendizado acontece. Isso é aproveitar e valorizar o background que cada aluno traz de casa em sua bagagem.
Seja na música, na literatura, na dança, no desenho, ou pintura, no teatro, em qualquer manifestação de arte sempre há alguém em algum canto da sala com um grande potencial a ser desenvolvido. Cabe á Escola também saber reconhecer esses valores, esses talentos e incentivá-los ali mesmo dentro da sala de aula e/ou fora dela para que o aluno se sinta verdadeiramente fazendo parte daquele ambiente, pois se ele não encontra espaço para se manifestar dentro da Escola, na rua, seja onde for, não lhe restará outro caminho a não ser a ociosidade que, conseqüentemente, levará a outros caminhos “mais longos e tortuosos”.
A Arte, como sempre foi, ainda é o meio mais eficaz de transformar a mente humana e fazer com que se criem novas formas de ver e de viver o mundo. O princípio do conhecimento, como também seu resultado final na maioria das realizações do homem, é a arte. É por meio dela que o ser humano se torna livre e se torna mais humano no meio em que vive.
A idéia do presente projeto é realizar uma triagem de alunos com potenciais artísticos, como também dar-lhes espaço dentro da Escola para apresentarem seus talentos, fazendo da mesma um ambiente interativo e capaz de estimular o aluno a estar dentro dela valorizando-a e transformado-a em um lugar mais dinâmico e prazeroso e enriquecendo o conhecimento cultural dos educandos e educadores.
***************************************************************************************
Justificativa
Buscar o resgate de valores, como também construí-los, é hoje um desafio á Educação e aos educadores no Brasil. Não só desafio, mas é também uma das principais funções de todos que fazem uma instituição escolar. Não é nada fácil atrair o aluno para a Escola e fazer com que o mesmo permaneça nela valorizando-a e respeitando-a, tomando-a como sua casa e fazendo dela um espaço interativo onde se possa fazer lazer e sentir prazer em estar fazendo parte e construindo com professores e gestores o verdadeiro processo de aprendizagem.
É necessário que se busque uma interação entre as habilidades do aluno e o espaço educacional promovendo estímulo, participação e valorização de cada espaço de tempo dentro da escola. Não se pode deixar com que habilidades, talentos, competências sejam desperdiçadas e/ou desvalorizadas.
Assim, o presente projeto se justifica pela necessidade que a Escola tem de dar espaço para serem expostas as habilidades artísticas que há em cada sala de aula, para que a mesma possa ser mais valorizada e respeitada por parte de seus alunos, além de que será uma maneira de repassarem para outros aquilo que sabem, incentivando cada vez mais a participação e a construção de um espaço mais dinâmico e interativo.
***************************************************************************************
Buscar o resgate de valores, como também construí-los, é hoje um desafio á Educação e aos educadores no Brasil. Não só desafio, mas é também uma das principais funções de todos que fazem uma instituição escolar. Não é nada fácil atrair o aluno para a Escola e fazer com que o mesmo permaneça nela valorizando-a e respeitando-a, tomando-a como sua casa e fazendo dela um espaço interativo onde se possa fazer lazer e sentir prazer em estar fazendo parte e construindo com professores e gestores o verdadeiro processo de aprendizagem.
É necessário que se busque uma interação entre as habilidades do aluno e o espaço educacional promovendo estímulo, participação e valorização de cada espaço de tempo dentro da escola. Não se pode deixar com que habilidades, talentos, competências sejam desperdiçadas e/ou desvalorizadas.
Assim, o presente projeto se justifica pela necessidade que a Escola tem de dar espaço para serem expostas as habilidades artísticas que há em cada sala de aula, para que a mesma possa ser mais valorizada e respeitada por parte de seus alunos, além de que será uma maneira de repassarem para outros aquilo que sabem, incentivando cada vez mais a participação e a construção de um espaço mais dinâmico e interativo.
***************************************************************************************
Objetivos e Metas
Objetivo Geral
Identificar, valorizar e despertar talentos artístico-culturais dos alunos, buscando, como também construindo, o resgate de valores dentro do ambiente escolar para se refletir na comunidade.
Objetivos Específicos
Despertar a consciência crítica quanto aos modos de se fazer lazer e cultura, criando assim conceitos mais significativos;
Fazer com que se mudem certos conceitos relacionados á figura do Professor para com o aluno e vice-versa;
Tornar a Escola um ambiente mais dinâmico, interativo, enriquecedor e prazeroso para todos que a fazem.
Metas
Criação de um curta-metragem;
Criação de uma peça teatral ;
Criação de uma exposição de artes visuais
***************************************************************************************
Objetivo Geral
Identificar, valorizar e despertar talentos artístico-culturais dos alunos, buscando, como também construindo, o resgate de valores dentro do ambiente escolar para se refletir na comunidade.
Objetivos Específicos
Despertar a consciência crítica quanto aos modos de se fazer lazer e cultura, criando assim conceitos mais significativos;
Fazer com que se mudem certos conceitos relacionados á figura do Professor para com o aluno e vice-versa;
Tornar a Escola um ambiente mais dinâmico, interativo, enriquecedor e prazeroso para todos que a fazem.
Metas
Criação de um curta-metragem;
Criação de uma peça teatral ;
Criação de uma exposição de artes visuais
***************************************************************************************
Metodologia
Nas aulas de Arte, serão realizadas enquetes com os alunos para descobrir em que modalidade artística eles se interessam. Esses alunos serão divididos em grupos de artes visuais, dança, teatro e cinema. A partir daí, serão organizadas as oficinas em horários contra-turnos para a montagem de apresentações que se darão nos eventos extra-escolares e nos horários de intervalo das aulas. Todas as montagens artísticas serão, por fim, apresentadas num grande evento da escola, intitulado Exposição de Ciência, Arte e Cultura.
***************************************************************************************
Nas aulas de Arte, serão realizadas enquetes com os alunos para descobrir em que modalidade artística eles se interessam. Esses alunos serão divididos em grupos de artes visuais, dança, teatro e cinema. A partir daí, serão organizadas as oficinas em horários contra-turnos para a montagem de apresentações que se darão nos eventos extra-escolares e nos horários de intervalo das aulas. Todas as montagens artísticas serão, por fim, apresentadas num grande evento da escola, intitulado Exposição de Ciência, Arte e Cultura.
***************************************************************************************
Atividades
Triagem por sala dos alunos com dotes artísticos e interessados em participar do projeto – Março e Abril de 2010
Desenvolvimento de oficinas semanais, no horário contra-turno, em diversas áreas artístico-culturais como: teatro, dança, literatura, desenho/pintura, música e filmes curtas-metragens – Junho e Agosto de 2010
Apresentação das oficinas trabalhados no projeto em sábados letivos, em encontros com os pais e nos intervalos das aulas – Setembro e Outubro de 2010
Culminância do projeto com as apresentações artísticas na Exposição de Ciência, Arte e Cultura – Novembro de 2010.
Triagem por sala dos alunos com dotes artísticos e interessados em participar do projeto – Março e Abril de 2010
Desenvolvimento de oficinas semanais, no horário contra-turno, em diversas áreas artístico-culturais como: teatro, dança, literatura, desenho/pintura, música e filmes curtas-metragens – Junho e Agosto de 2010
Apresentação das oficinas trabalhados no projeto em sábados letivos, em encontros com os pais e nos intervalos das aulas – Setembro e Outubro de 2010
Culminância do projeto com as apresentações artísticas na Exposição de Ciência, Arte e Cultura – Novembro de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário