sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS!

Um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas.
É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca.
É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações.
É sempre tempo de contemplar aquele menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz, e nunca por aquilo que possui.
Noite cristã, onde a alegria invade nossos corações trazendo a paz e a harmonia.
O Natal é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro de seu coração.
Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade.
Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz.Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes.
Que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último.
Que queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante.
Todo Ano Novo é hora de renascer, de florescer, de viver de novo.
Aproveite este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos!
São os votos de todos que fazem o Liceu de Quixeramobim.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Energia Solar: Fonte Renovável de Riqueza


O projeto abaixo especificado, apresentado na feira de nossa escola, foi escolhido pela CREDE- 12 e receberá o valor de 5.000,00 reais para ser posto em prática. Parabéns a professora Maria Natália Mouta Gonçalves e a todos que colaboraram.
*****************************************************************
A consciência ambiental vem sendo muito discutida devido ao super-aquecimento da Terra, ao esgotamento das fontes de energia, como o petróleo e, até mesmo, à própria sobrevivência do homem em nosso planeta.
Medidas de prevenção e estratégias são discutidas diariamente por todos em todo o mundo, e já se comprovou que a Energia Solar é uma das que menos prejudica o meio-ambiente. Tendo em vista sua importância ecológica e a avançada tecnologia para seu aproveitamento, desenvolveu-se o presente projeto visando à conscientização dos alunos para a questão ambiental, o desenvolvimento da capacidade de inovar as tecnologias e aperfeiçoar as que já existem. Ao lado dessa importante questão, faz-se necessário colocar em pauta também os benefícios econômicos que a utilização da energia solar pode proporcionar àqueles que a utilizam.
Assim, será possível, para aqueles que compõem a comunidade escolar do Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado, e, em especial, os alunos que dele fazem parte, verificar, na prática diária, as teorias científicas trabalhadas em sala de aula a respeito dos benefícios para o planeta de se preservar o meio ambiente e ainda ser possível com isso obter economia nos gastos .
****************************************************************
Objetivo Geral
O projeto visa reduzir o uso da energia elétrica na instituição escolar, proporcionando benefícios econômicos e valorizar uma fonte ecológica de produção dessa energia.
*****************************************************************
Objetivos Específicos
- Com a captação da Energia Solar e posterior transformação em energia elétrica, usá-la para o consumo da escola, no que diz respeito aos bebedouros destinados aos alunos.
- Conscientizar os alunos de que o sol pode ser usado para iluminação, gerando uma energia ecologicamente correta.
****************************************************************
Metas
Diminuir o gasto mensal de energia elétrica em R$ 84, 15.
Produzir energia solar suficiente para manter os três bebedouros destinados aos alunos.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Mais uma ação do Laboratório de Informática!



Encerrou-se no início de dezembro o curso Básico de Informática em ambiente Linux -40horas, ofertado aos pais de alunos. Foi uma experiência bastante significativa que deu a oportunidade de inseri-los no mundo digital. Veja alguns depoimentos:

“Gostei muito, pois tive a oportunidade de aprender, ter acesso ao uso de computador e internet. Minha sugestão é que haja mais curso para dar oportunidade a outros pais.”Dona Liduina.

Gostei muito há tempos estava esperando uma oportunidade desta, foi legal. Estou me sentindo globalizada , abriu novos horizontes para minha vida.' Dona Lúcia

“Gostei muito porque conheci coisas diferente e muito importantes. É um curso que nos dá a oportunidade de conhecer o mundo da internet, porque hoje em dia se nós não tivermos um pouco de conhecimento ficaremos para trás, porque o mundo da globalização não pára de crescer, temos que nós preparar.” Sr. Pádua

"Achei ótimo porque tive a oportunidade de participar e assim obter conhecimento novos." Dona Liliana

Encerramento do Projeto Patativa- 100 anos de poesia












Aconteceu neste dia 03/12/2009 em nossa escola, o encerramento das atividades do Projeto Patativa- 100 anos de poesia. Na oportunidade, tivemos a palestra ministrada pelo professor Ataildo, a recitação de alguns poemas do Patativa pelo professor João Paulo, apresentação de um teatro de fantoches, leitura de um cordel feito pelo professor Juracy e a leitura dos cordéis elaborados pelos alunos. Foi um momento muito rico de resgate da nossa cultura popular. Parabéns a todos que participaram!



Nossos Artistas!



Parabéns aos nossos alunos Ezaú Rodrigues e Oscar Neto do 2º ano da manhã. Seus desenhos não só homenagearam o poeta Patativa mas também abrilhantaram nossa exposição de cordéis.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Patativa – 100 anos de poesia.



Autores:

Luisa Oliveira Amâncio

Francisco Roberto Almeida de Carvalho

Luiz Ribeiro Neto

Avilar Herique da Silva dos Santos.

Ivonildo da Silva Reis

Apresentação:


A poesia popular, enquanto literatura oral já existe há mais de 3.500 anos. No Brasil o cordel chegou, trazido de Portugal, onde era vendido como "folhas soltas", mas foi com um poeta nascido em Pombal, que ele ganhou celebridade. Foi Leandro Gomes de Barros quem primeiro passou a editar e comercializar, no final do século XIX, o folheto na forma tal como temos atualmente, por isso ele é considerado o patriarca dessa expressão popular e a Paraíba é tida como o berço da literatura de cordel.
O nome Literatura de cordel foi dado a estes livretos porque eles são vendidos nas feiras e nas portas de lojas, encarreirados em cordéis e presos por prendedores de roupas. Os poetas, autores dessa literatura, são gente tão simples como as pessoas que compram estes livretos. Sua linguagem é a linguagem do povo, por isso despertam tanto interesse. Eles se referem a Deus e ao Diabo, aos heróis do sertão como Jerônimo e Antônio Conselheiro, aos animais consagrados pelo cultura popular como o boi, a cobra e ouros.
Além da parte literária, o cordel é interessante pelas figuras que apresenta, feitas em xilogravuras, mostrando toda a ingenuidade da arte popular. Aparecem nas gravuras: monstros, o diabo e os elementos que rodeiam os artesãos do cajá, madeira mole que facilita a execução das figuras. São eles os cantadores, vaqueiros, bois, aves e animais diversos. Surgem também figuras humanas, geralmente relacionadas com o assunto dos folhetos.

Hoje sofre dos males do esquecimento e do abandono, explicado pelo advento da era tecnológica e assimilação desenfreada da cultura estrangeira. Ele já foi, no interior do Nordeste, o jornal, a música, o lazer de um povo que se reunia nos salões ou terreiros das casas para fantasiar histórias lidas por aqueles que dominavam os códigos da leitura e servia também para alfabetizar tantos outros que as vezes sabia de cor folhetos famosos. O hábito de ler cotidianamente o cordel fez surgir no Nordeste poetas de expressão como Patativa do Assaré e revelar ao mundo uma música inigualável de Luiz Gonzaga, valores que sintetizam a grandiosidade da nossa arte popular.

Justificativa:



O cordel precisa sobreviver e voltar a ser uma cultura de massa tal como antigamente. Certamente alguns poetas continuarão nas feiras, outros levarão suas obras às bancas de jornal, livrarias, outros ainda procurarão utilizar os recursos da mesma era tecnológica que ajudou a sucumbi-lo - como o rádio, jornal, TV e agora mais recentemente a internet - para fazer chegar aos quatro cantos do mundo a imponente cultura nordestina.

Contudo, acreditamos que a literatura de cordel só poderá se transformar numa cultura de massa a partir do momento que a escola passar a estimular o seu uso, ou seja, a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários) adotar o hábito da leitura.

Quando a escola procurar conscientizar a todos da real necessidade de se preservar o cordel enquanto saber histórico, estaremos caminhando em direção a sua revitalização.

Levar a literatura de cordel até a escola significa oferecer um importante e motivante meio de educação aos alunos do ensino médio. Através da poesia popular o aluno poderá conhecer aspectos da história do nordestino, pois o cordel retrata a cultura, o cotidiano, a realidade do povo e suas peculiaridades. Mas pode versar sobre qualquer assunto e ser utilizado como recurso pedagógico para debater temas relacionados à educação escolar como cidadania, solidariedade, preconceito, discriminação racial, consciência ambiental, espiritualidade, ética, educação sexual, combate às drogas, violência, condição social da população, amor ao próximo.

Ter o cordel nas bibliotecas das escolas pode representar um passo extremamente valioso para o devido reconhecimento e resgate desse tipo de literatura e dar à nova geração a oportunidade de apreciar a riqueza e expressividade da nossa cultura. Significa observar o contato do passado, da memória do saber tradicional, do conto poético numa linguagem ao mesmo tempo simplória e bela, de fácil compreensão e de uma engenhosidade singular observada na construção dos versos e rimas. A escola tem que obrigatoriamente prestigiar a cultura popular, caso queira preservar a sua própria história. E demonstrar preocupação na manutenção do saber é assumir e incorporar a sua rotina o contato com as manifestações.



Objetivos:

  • Reconhecer a importância da literatura de cordel enquanto patrimônio histórico e cultural do povo, nordestino e brasileiro.

  • Utilizar a poesia de cordel como recurso pedagógico para debater temas relacionados à educação escolar como cidadania, solidariedade, preconceito, discriminação racial, consciência ambiental, espiritualidade, ética, educação sexual, combate às drogas, violência, condição social da população, amor ao próximo.

  • Estimular a leitura, produção e edição de folhetos de cordel entre alunos e demais integrantes da comunidade escolar.

  • Contribuir para o resgate da literatura de cordel na perspectiva de transformá-la em veículo de comunicação de massa.

  • Estudar os aspectos históricos da Literatura de Cordel.

  • Criar uma sala temática com a presença de convidados.



Público Alvo:

Toda comunidade escolar.

Agentes Envolvidos:

Professores de Língua Portuguesa, Literatura e História.

Laboratórios de Informática.

Centro de Multimeios.

Coordenação Pedagógica.

Metodologia


Estudos em sala de aula sobre o tema Cordel (Aspectos literários e históricos.).

Pesquisas no LEI e Centro de Multimeios.

Produção de Cordéis (Professores de Língua Portuguesa).

Montagem de salas temáticas.



Projeto EnCenArt

Projeto EncenArt
Elaboradores: Professor Ivonildo da Silva Reis
Professor João Paulo
***************************************************************************************
Caracterização do Projeto
Há muito tempo que o único espaço onde se aprendia era a sala de aula. O conhecimento bate à porta a cada instante, está nas ruas, está nas mãos dos alunos e professores. Ferramentas simples de uso cotidiano e espaços podem ser aproveitados para também se tornarem significativos e de dimensões relevantes na troca de informações, na busca de conhecimentos compartilhados.
O papel do Professor hoje é ser intermediador dessas trocas de informações e não somente escrever, ditar, corrigir, explicar, reclamar, etc.. Quando o Professor se interessa por algo que faz parte do dia-a-dia do aluno, este percebe que aquele está “falando sua língua” e assim tudo flui com mais naturalidade e o aprendizado acontece. Isso é aproveitar e valorizar o background que cada aluno traz de casa em sua bagagem.
Seja na música, na literatura, na dança, no desenho, ou pintura, no teatro, em qualquer manifestação de arte sempre há alguém em algum canto da sala com um grande potencial a ser desenvolvido. Cabe á Escola também saber reconhecer esses valores, esses talentos e incentivá-los ali mesmo dentro da sala de aula e/ou fora dela para que o aluno se sinta verdadeiramente fazendo parte daquele ambiente, pois se ele não encontra espaço para se manifestar dentro da Escola, na rua, seja onde for, não lhe restará outro caminho a não ser a ociosidade que, conseqüentemente, levará a outros caminhos “mais longos e tortuosos”.
A Arte, como sempre foi, ainda é o meio mais eficaz de transformar a mente humana e fazer com que se criem novas formas de ver e de viver o mundo. O princípio do conhecimento, como também seu resultado final na maioria das realizações do homem, é a arte. É por meio dela que o ser humano se torna livre e se torna mais humano no meio em que vive.
A idéia do presente projeto é realizar uma triagem de alunos com potenciais artísticos, como também dar-lhes espaço dentro da Escola para apresentarem seus talentos, fazendo da mesma um ambiente interativo e capaz de estimular o aluno a estar dentro dela valorizando-a e transformado-a em um lugar mais dinâmico e prazeroso e enriquecendo o conhecimento cultural dos educandos e educadores.
***************************************************************************************
Justificativa
Buscar o resgate de valores, como também construí-los, é hoje um desafio á Educação e aos educadores no Brasil. Não só desafio, mas é também uma das principais funções de todos que fazem uma instituição escolar. Não é nada fácil atrair o aluno para a Escola e fazer com que o mesmo permaneça nela valorizando-a e respeitando-a, tomando-a como sua casa e fazendo dela um espaço interativo onde se possa fazer lazer e sentir prazer em estar fazendo parte e construindo com professores e gestores o verdadeiro processo de aprendizagem.
É necessário que se busque uma interação entre as habilidades do aluno e o espaço educacional promovendo estímulo, participação e valorização de cada espaço de tempo dentro da escola. Não se pode deixar com que habilidades, talentos, competências sejam desperdiçadas e/ou desvalorizadas.
Assim, o presente projeto se justifica pela necessidade que a Escola tem de dar espaço para serem expostas as habilidades artísticas que há em cada sala de aula, para que a mesma possa ser mais valorizada e respeitada por parte de seus alunos, além de que será uma maneira de repassarem para outros aquilo que sabem, incentivando cada vez mais a participação e a construção de um espaço mais dinâmico e interativo.
***************************************************************************************
Objetivos e Metas
Objetivo Geral
Identificar, valorizar e despertar talentos artístico-culturais dos alunos, buscando, como também construindo, o resgate de valores dentro do ambiente escolar para se refletir na comunidade.
Objetivos Específicos
Despertar a consciência crítica quanto aos modos de se fazer lazer e cultura, criando assim conceitos mais significativos;
Fazer com que se mudem certos conceitos relacionados á figura do Professor para com o aluno e vice-versa;
Tornar a Escola um ambiente mais dinâmico, interativo, enriquecedor e prazeroso para todos que a fazem.
Metas
Criação de um curta-metragem;
Criação de uma peça teatral ;
Criação de uma exposição de artes visuais
***************************************************************************************
Metodologia
Nas aulas de Arte, serão realizadas enquetes com os alunos para descobrir em que modalidade artística eles se interessam. Esses alunos serão divididos em grupos de artes visuais, dança, teatro e cinema. A partir daí, serão organizadas as oficinas em horários contra-turnos para a montagem de apresentações que se darão nos eventos extra-escolares e nos horários de intervalo das aulas. Todas as montagens artísticas serão, por fim, apresentadas num grande evento da escola, intitulado Exposição de Ciência, Arte e Cultura.
***************************************************************************************
Atividades
Triagem por sala dos alunos com dotes artísticos e interessados em participar do projeto – Março e Abril de 2010
Desenvolvimento de oficinas semanais, no horário contra-turno, em diversas áreas artístico-culturais como: teatro, dança, literatura, desenho/pintura, música e filmes curtas-metragens – Junho e Agosto de 2010
Apresentação das oficinas trabalhados no projeto em sábados letivos, em encontros com os pais e nos intervalos das aulas – Setembro e Outubro de 2010
Culminância do projeto com as apresentações artísticas na Exposição de Ciência, Arte e Cultura – Novembro de 2010.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Frutos do Projeto Patativa - 100 anos de Poesia.


O FUTEBOL
O futebol é a paixão
desta gente de vontade
o Brasil é o melhor do mundo
pois temos muita habilidade
digo com louvor
Esse povo tem humildade
******************************
O futebol emociona
pelo sofrimento do torcedor
firme e forte pelo seu time
com luta, graça e amor
dando pulos de alegria
quando seu time é vencedor
*******************************
O futebol é gozaçao
rir do propio companheiro
ver seu time muito mau
Se tem goleiro frangeiro
suportar provocação
ou ter seu time em primeiro
*******************************
O futebol é arte
aquele drible desconcertante
uma caneta bem feita
ou um chapeu humilhante
botar o inimigo no chão
deixa o jogo interessante
*******************************
O futebol é união
é ser um bom torcedor
chega de briga nos estádios
só deve ter paz é amor
ser um torcedor consciente
é não espalhar o terror
*******************************
O futebol é brincadeira
bater bola com o parceiro
ou ser um perna de pau
ou ser aquele artilheiro
do futebol nacional
a diversão vem primeiro
Isso que é natural
*******************************
O futebol é raça
é jogar com o coração
acreditar no seu time
com garra, amor e paixão
ter amor pela camisa
é jogar com dedicação
*******************************
O futebol é uma paixão
de todo o povo brasileiro
more no Céara
ou no Rio de janeiro
pode gostar de samba
ou ser um bom forrozeiro
*******************************
E assim vou terminando
esta rima do futebol
que é a paixão nacional
faça chuva ou faca sol
Espero que tenham gostado
por isso deixo um recado
a você torcedor
no país de misérias
de quem trabalha sol a sol
Divertimento sadio
O melhor é o futebol.
Antônio Emerson Felício da Silva- 2º B / Manhã

Projeto Afrodescendência.

O projeto Afrodescendência aconteceu em nossa escola no período de 16/11/2009 a 20/11/2009, com o objetivo de divulgar a cultura afro-brasileira, bem como mostrar a importancia da cultura africana, suas influências e particularidades no Brasil.
Dentre as atividades destacamos a apresentação da culinária típica, música, dança e personalidades brasileira. Sob a Orientação da professora Mônica Fontenele, os alunos do 2º ano do turno da manhã apresentaram com brilhantismo o projeto supracitado. Parabenizamos a todos que participaram e contribuiram de alguma forma.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

SPAECE 2009




Acontecem, nos dias 24, 25 e 26 de Novembro de 2009, as provas do Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará (SPAECE) para as séries do Ensino Médio.


Para os alunos dos 1ºs anos, a prova (que engloba as disciplinas de Português e Matemática) ocorrerá no dia 24; para os 2ºs anos, dia 25 e, finalmente, no dia 26, para os alunos dos 3ºs anos.


Em nossa escola, todos foram mobilizados para esse importante momento de avaliação, com o intuito de melhorar os resultados de aprendizagem.


Contamos com a participação de toda a escola!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Estamos Participando!


A competição thinkQuest é um acompetição de websites educacionais criados por alunos. Ela segue os moldes da Competição Internacional ThinkQuest. No Brasil ela é organizada pela Fundação de Apoio à Faculdade de Educação (FAFE) e conta com o apoio da Secretaria da Esducação do Estado do Ceará para sua realização. A equipe do nosso Liceu é composta pelos alunos: Antonio Wherbty Ribeiro Nogueira, Wagner Leimar Bezerra, Marcondes Dantas da Silva, Antônio Sidney B. de Almeida, José Hugo Costa do Rêgo e Francisco Kelvin Oliveira Lima, sob a orientação da professora Patrícia Saldanha Vasconcelos.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Projeto e-jovem


Teve início hoje, em nossa escola, o Projeto E-jovem. O mesmo irá atender a uma clientela composta por alunos do 3º ano e ex-alunos, perfazendo um total de 60 alunos. O projeto oferece um curso técnico de informática ofertado pelo CEFET.

Patativa -100 anos de poesia


Iniciou-se no dia 27/10/2009, em nossa escola, o projeto Patativa 100 anos de poesia; com o obejtivo de reconhecer a importância da literatura de cordel enquanto patrimônio histórico e cultural do povo, nordestino e brasileiro. O projeto segue o cronograma abaixo:
27/10 – Manhã e Tarde. Palestra sobre o tema.
Oficina 01: 03 a 06/11- Manhã e Tarde.
Conhecer o material no LEI e Atividades sobre o tema.
1- Levar os alunos para conhecerem os cordéis e como estes se organizam.
2- Identificar tema e estrutura métrica.
3-Atividades no ThinkQuest sobre o tema.
4- Levar jornais e revistas para que os alunos pesquisem temas do cotidiano.
Oficina 02 - 09 a 13/11
1- A partir dos temas do cotidiano, os alunos farão seus textos no modelo de cordel, obedecendo ao esquema de metrificação e rimas do próprio gênero.

Oficina 03 23 a 27/11
1- Os alunos se reunirão em grupos para eleger os melhores cordéis que devem ser digitados e passados para livretos ilustrados.
Encerramento 03/12:
1- Sarau.
2-Teatro.
3-Exposição dos Cordéis.
4- Apresentação dos Cordelistas.
5- Palestra.
6- Montagem da sala temática.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Vídeo - inclusão social dos surdos em Quixeramobim

A cidadania e a inclusão Social dos surdos em Quixeramobim.


Dia 21 de Outubro o Liceu marcou presença na I Feira Regional de Ciências e Cultura do Sertão Central da CREDE 12, tendo como temática Ciência, Consciência e Vivencia para Fazer um Mundo Melhor. Na oprtunidade a equipe vencedora da feira de nossa escola, na área de Ciências Humanas, representou com brilhantismo, com o seguinte tema: “A cidadania e a inclusão Social dos surdos em Quixeramobim”. A equipe destacou-se e ganhou o 3º lugar na área de ciências humans. Parabéns a todos que participaram e contribuiram para o sucesso da equipe.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

15 de Outubro, dia do Professor!


Trago-te um recado de muita gente.
Houve gente que praticou uma boa ação,
Manda dizer-te que foi porque
Teu exemplo convenceu.
Houve alguém que venceu na vida,
E manda dizer-te que foi porque
Tuas lições permaneceram
E houve mais alguém que superou a dor,
E manda dizer-te que foi a lembrança
De tua coragem que ajudou.
Por isso que és importante…
O teu trabalho é o mais nobre,
De ti nasce a razão e o progresso.
A união e a harmonia de um povo!
E agora… Sorria!!
Esqueça o cansaço e a preocupação,
Porque há muita gente pedindo a Deus
Para que você seja muito Feliz!!!
Parabéns pelo seu dia!!!!

Homenagem a todos os professores que fazem o Liceu Alfredo Almeida Machado.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Curso Básico de Informática para os pais!

Iniciou-se na noite do dia 22/09/09 o curso básico de informática para os pais de alunos. A iniciativa do laboratório de Informática tem como objetivo principal, democratizar o acesso a modernas tecnologias aos pais, oportunizando-lhes conhecimentos básicos na área de informática, de forma a contribuir na sua formação para o exercício da cidadania em uma sociedade globalizada.
O curso terá duração de 40horas e atende a 15 cursistas.

2º Encontro - Orientação Vocacional.


O 2º encontro do Projeto - orientação Vocacional aconteceu no dia 23/09/09 as 19:00 no auditório do nosso colégio. Desta vez contamos com a participação dos seguintes profissionais que contribuiram de forma bastante significativa.


Informática: Professora Alba Marília Lima Cruz.
Licenciaturas: Professor - Francisco das Chagas da Silva Neto- (Neto Camorim)
Administração: Professor -Gustavo Sampaio
Educação Física: Professora -Soraia Maria Bezerra Coutinho.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

III MOSTRA CIENTÍFICO- CULTURAL DO LICEU DE QUIXERAMOBIM







Nos dias 18 e 19 de Setembro aconteceu a III Mostra de Arte e Ciências O evento mobilizou toda a comunidade escolar e revelou talentos excepcionais.

Foram premiados os seguintes projetos: Ciências da Natureza – Alimentação Saudável – Professora Nilza - Ciências Humanas – A cidadania e a Inclusão Social do surdo em Quixeramobim – Professora Mônica. - Linguagens, códigos e suas tecnologias – Remix sec XXI; Pela libertação da Arte – Professor João Paulo - Ciências ambientais – Engenharia: Fonte renovável de riquesa – ecologia Professora Natália


No desfile para escolha da Rainha, Princesa e Miss Simpatia do Liceu a classificação foi a seguinte:

Núbia Maria Silva Carlos - Rainha

Talyta Mônica Lopes Santos - Princesa

Gilzyanne de Oliveira Gomes – Miss Simpatia

A escolha do Rei foi feita através de votação via internet, o ganhador do título foi o aluno Leandro Ricardo Lima do 3º B da manhã.

Parabenizamos a todos pela beleza do evento!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

III MOSTRA CIENTÍFICO-CULTURAL DO LICEU DE QUIXERAMOBIM


Convidamos todos a visitarem nossa escola para a III Mostra Científico-Cultural do Liceu de Quixeramobim com a programação abaixo:
18/09/09 - 18:30 - Cerimônia de abertura
Exposição dos trabalhos
19/09/09 - 19:00h - Premiação das equipes vencedoras
Desfile para escolha da Rainha do Liceu
Rave "O show do conhecimento"
Será um evento marcante para a cultura e ciência de nossa região!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Ensinando e Aprendendo com as TIC's.


Inicia-se neste dia 14/09/2009 o curso Ensinando e Aprendendo com as TICs / 100hs. O mesmo visa a contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos de computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e recursos da Internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.

Desfile - 7 de Setembro.




Se, para muitas pessoas, os feriados nacionais só têm importância porque proporcionam folgas das aulas e dos trabalhos, para os especialistas, estas datas comemorativas deveriam ser lembradas de uma forma muito mais ampla. "São essas datas, comemoradas anualmente, que constroem uma relação identitária entre a nação e os nacionais. No caso, entre o Brasil e os brasileiros", diz o historiador Sérgio Barra. Com este pensamento, o Liceu Alfredo Almeida Machado participou das comemorações em nossa cidade e no município de Ibicuitinga. A participação efetiva dos alunos e professores foram destaque no desfile.
Parabéns a todos que participaram!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Aula de Campo: Visita ao Centro Histórico de Quixeramobim, Patrimônio Cultural é Cidadania.





No último dia 26 de agosto de 2009 o professor Neto Camorim, nas suas aulas de história do Projeto Primeiro Aprender, fez uma visita ao centro histórico de Quixeramobim com a turma do 2º ano A – Manhã , onde na oportunidade os alunos conhecerem um pouco mais sobre a história de nossa cidade, e consequentemente sobre a importância de se preservar o nosso patrimônio histórico.
Durante a visita e aula o professor foi explicando sobre o que é patrimônio histórico material, ou seja o conjunto de edifícios, documentos, monumentos, fotos e outros objetos que pertencem a um lugar. São coisas que tem um valor histórico ou sentimental para a população de lugar ou região, pois se referem às origens e à forma que escolhemos para sermos lembrados.
Fez uma observação que antes eram consideradas patrimônio material somente coisas que faziam referências a pessoas com poder ou a tradição ligada ao colonizador português, como a Igreja da Matriz, Ponte Metálica, Casa de Camara e Cadeia, Sobrado Paroquial, Paço Municipal dentre outros. Hoje, essa visão já está mudando a partir de estudos mais recentes que estão preocupados em manter acesa a memória de pessoas comuns, suas experiências e sociabilidade.
Também destacou, ser importante que todos possam conhecer o que é educação patrimonial, e assim possam conhecer, o nosso patrimônio histórico, para que despertem o interesse à sua preservação, pois ser cidadão é ter direito à memória. Daí ser fundamental a ação da escola enquanto espaço de aprendizagem coletiva, por isso precisamos construir novos olhares e saberes para valorizar a nossa história e nossa memória.


terça-feira, 25 de agosto de 2009

5ª Olimpíada de Matemática - OBMEP



A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática e aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir da 5ª série), Médio e Universitário das escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
Em torno desta competição, a Sociedade Brasileira de Matemática, em estreita cooperação com o IMPA, elaborou um projeto que visa empregar competições matemáticas como veículos para a melhoria do ensino de Matemática no país, além de contribuir para a descoberta precoce de talentos para as Ciências em geral.

1º Fórum Escolar do Grêmio Estudantil.

O 1º Fórum Escolar do Grêmio Estudantil contou com a participação do Professor Neto Camorim que falou sobre a importância do Movimento Estudantil. Além dos membros do Grêmio, o fórum contou a participaçãpo dos representantes dos conselhos de classe.

Dia do Estudante.


O dia do estudante foi comemorado no dia 22/08/209 com muita animação em uma manhã de lazer no BNB clube de Quixeramobim.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Sobre Política - Resultado das reflexões nas aulas de Sociologia.


A politica apresenta-se hoje
como arte de governar
de atuar na vida pública
sem medo de errar
precisam supri nossas necessidades
e a gente não enganar
Se no poder de nosso país
não existisse tanta corrupção
o indício da pobreza
não seria uma decepção,
parte dessa culpa é o mau
investimento na educação
Precisamos nos aproximar
e acabar com a desigualdade
a politica desse pais é a nossa realidade
ela não é bem melhor porque escondemos a verdade.
A politica é agente que faz
e ela precisa de muita atenção
se não conseguimos compreender isso
não acabamos com a corrupção
precisamos de ajuda
mas de nossa parte não há reação.

Daniela Paiva dos Anjos 2 ano “D” Tarde
Professor Neto Camorim.
A Politica e Suas Questões

No mundo em que vivemos ainda existem pessoas ignorantes em relação a politica tendo-a apenas uma ação do estado, ou a ação dos políticos. Dessa forma, esquecem seu verdadeiro significado.
Na realidade, ao contrario do que as pessoas pensam ou pode parecer, o termo politica tem um sentido mas além, pois não diz o respeito somente aos políticos, mas a todos os cidadãos, e por incrível que pareça ela faz parte da nossa vida estando assim presente no trabalho, na escola nas ruas etc.
Infelizmente as pessoas estão vivendo muito acomodados com o pouco, já não se preocupam com o seu futuro entregando-o nas mãos dos políticos. Acreditam que tudo vai bem esquecendo assim de se portar como verdadeiro cidadão diante da sociedade, não valorizando sua capacidade de decisão e usando-a na maioria das vezes de maneira inadequada, fútil e leviana.
Vivemos num mundo onde a indiferença, a insegurança e o medo refletem constantemente nos olhos daqueles que são vitimas da desigualdade social, do abandono do desprezo. Essa ainda é a nossa realidade, quantos são esquecidos pelas autoridades, e por aqueles que exerce maior poder ?Essa causa deve ser a nossa bandeira, devemos sair desse comodismo , erguer nossas olhos diante de tudo que está acontecendo e não nos ver como impotentes mas sim como pessoas que são capazes e podem mudar o rumo da historia, cumprindo com os seus deveres e exigindo os seus direitos. Está na hora de lutarmos por uma sociedade mais justa, sociedade essa em que os pobres também tenham direito.
Bem sei eu que uma pessoa só , não pode mudar esta realidade ,mas se todos se conscientizarem iremos viver num mundo melhor. Cabe a cada um de nós enquanto cidadãos nos envolver mais na política , fazer, reivindicar, criticar quando necessário ,o que não podemos fazer é ficar calado diante de tudo o que tem acontecido.
Ana Mara Saldanha de Souza
2 Ano ''D''tarde
Professor Neto Camorim.

Política e Cidadania

O exercício da política em nosso país está cada vez mais difícil, isso por que a população não faz valer os seus direitos. Muitas pessoas dizem que detesta política e que não quer saber de da mesma, essas pessoas são as que podemos chamar de analfabeto político pelo fato delas acharem que os atos políticos não interferem nas suas vidas, como sabemos esses atos interferem diretamente na vida de toda a população.
Hoje é cada vez mais difícil achar um político honesto e que cumpra as promessas que fez quando era apenas um candidato. O problema desses políticos é quem os colocou lá.
Para mudar um pouco a política não só em nosso país , mas também no mundo , é preciso que a população também participe nas decisões políticas , pra fazer isso não é obrigado as pessoas gostarem de política basta elas gostarem de ter direitos dentro da sociedade.
Francisca Edna Oliveira da Silva – 2º B Tarde
Professor- Neto Camorim
.

Oficina ThinkQuest - Pólos Nenelândia e Berilândia.




Essa semana foi a vez dos alunos da Nenelândia e Berilândia conhecerem o ThinkQuest. A oficina aconteceu nas manhãs dos dias 17 e 19/08. Com a participação efetiva e comprometimento dos alunos as atividades tiveram 100% de aproveitamento. Parabéns a todos que participaram.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Alunas ganham concurso de redação e desenho!


O fã Clube Viva o Rei promoveu neste mês de agosto um concurso de redação e desenho. Dentre os ganhadores estão as alunas: Antônia Andreza Almeida do Nascimento do 1º B da tarde, premiada com o 2º lugar na categoria redação e Antônia Kátia Fernandes do Rêgo do 3º ano B- Tarde premiada em 2º lugar na categoria desenho. Ambas receberam 50,oo reais em dinheiro e um belíssimo troféu.

Palestra- LUIZ GONZAGA: O ETERNO REI DO BAIÃO

Palestra realizada neste mês de agosto, promovida pelo fã clube Viva o Rei. Com o tema Luiz Gonzaga 20 anos de saudade o palestrante Marcelo Leal prendeu a atenção de todos os ouvintes.

Manifestação no Sinal.



Nesta Quinta 13/08/09 nossos alunos promovram uma blitz no centro de nossa cidade. Com o objetivo de alertar sobre a prevenção da nova gripe, os alunos destribuiram panfletos e adesivos.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

III MOSTRA CIENTÍFICO-CULTURAL DO LICEU DE QUIXERAMOBIM.


OBJETIVOS DO EVENTO
Estabelecer relações dinâmicas dos conhecimentos específicos das disciplinas da base comum do ensino médio com problemáticas sociais, culturais, econômicas e ambientais, de caráter local, regional, nacional ou global, assim como promover ações solidárias entre os participantes do evento e entre estes e as comunidades escolar e extra escolar;

Promover em alunos e professores o domínio de diferentes linguagens, ao desenvolver registros e comunicações de forma escrita, gráfica e artística, de forma individual ou coletiva, com a produção, a utilização e o intercâmbio de textos, vídeos ou demais recursos audiovisuais;

Envolver participação ativa, prática e conceitual de alunos, na condução e avaliação do projeto, ou revelar estratégias para envolver toda a escola em procedimentos e resultados, atraindo para os trabalhos os alunos usualmente menos motivados;

Contar com assistência científica, tecnológica ou pedagógica externa, compatível com a natureza das atividades do projeto, fornecida por instituição acadêmica ou educacional, que partilhe com a escola interesses no desenvolvimento do projeto;

Constituir reforço para continuidade, ampliação ou retomada de iniciativas anteriores, convergentes com os objetivos desta III Mostra Científico-Cultural, realizadas na(s) própria(s) escola(s) ou pelos professores envolvidos na proposição do projeto;

Promover o intercâmbio cultural e científico entre os participantes do evento;
Estimular a investigação e o interesse pelo estudo das ciências;

Incentivar a participação dos alunos e professores em eventos científicos desta natureza



PROGRAMAÇÃO
14/09 – ENTREGA DOS PROJETOS ESCRITOS
18/09 – DAS 08:00H ÀS 15:00H – ARRUMAÇÃO DAS SALAS PARA A EXPOSIÇÃO
- 18:30 – ABERTURA DAS EXPOSIÇÕES E JULGAMENTO
19/09 – 19:00H – ESCOLHA DA RAINHA DO LICEU DE QUIXERAMOBIM
PREMIAÇÃO DAS EQUIPES VENCEDORAS

Projeto e-jovem no Liceu.


Na última tarde de Quinta feira 06/08 aconteceu o encontro dos 117 alunos e ex-alunos que concorrem a uma vaga no projeto E-Jovem ofertado pela SEDUC. O projeto beneficiará 40 alunos com um curso técnico de informática ofertado pelo CEFET. Na oportunidade, o supervisor Fernando Ronny apresentou o objetivo e funcionamento do projeto. Dentro em breve estarão acontecendo as entrevistas para seleção. A previsão para o início das aulas é o dia 15 ainda neste mês de agosto.

Prevenção!

Durante toda essa semana nossa escola estará mobilizada com o objetivo de conscientizar toda comunidade escolar sobre a nova gripe INFLUENZA A (H1N1). Dentre as ações teremos a exposição de murais de conscientização, aulas sobre o tema e panfletagem no centro da cidade.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Projeto - Orientação Vocacional.

Que profissão escolher? Qual caminho a seguir? Essas são algumas das indagações de nossos jovens. Pensando em ajudá-los a Profª Mônica Fontelene estará promovendo no próximo dia 17/08/2009 as 19:00 horas, o 1º encontro vocacional de nossa escola. Na oportunidade, iremos contar com a presença dos seguintes profissionais:
Direito: Dr. Francisco Raimundo Araújo - Promotor de justiça.
Enfermagem: Drª Maria Luciana de Figueiredo - Enfermeira.
Carreira Militar: Sgto Lissandro Ehle Marques- 2º Sargento do TG.
Psicologia: Dr Osvaldo Costa Martins - Psicólogo.
Fisioterapia: Drª Raphaela Mota Feitosa - Fisioterapeuta.

A presença de todos é muito importante. Sintam-se convidados!