Neste dia 13 de maio foi realizado
no Liceu de Quixeramobim - turma do Orientador de Estudo - Neto
Camorim, o encontro 09 do ciclo V do Pacto Nacional pelo
Fortalecimento do Ensino Médio, que tem como tema “Trabalho,
Cultura, Ciência e Tecnologia na área de Ciências da Natureza e
sua possibilidades de abordagens pedagógico-curriculares”.
Durante a acolhida tivemos a
participação dos professores Marcelo Barros de Física e Sergiane
Cruz de Biologia que trouxeram experimentos científicos socializando
assim, seus saberes com os demais professores de outras áreas. Eles
explicaram os experimentos na sala e depois conduziram os professores
ao pátio da escola para a realização da demonstração de suas
experiências.
Após esse momento aconteceu à
atividade de estudo coletiva com a apresentação dialogada dos
slides propostos, que trazem recortes do Caderno III - cap. 03.
Depois a turma foi dividida em quatro equipes para estudarem os
seguintes temas da Unidade 4:
4.1. Ciências da Natureza:
dimensões do currículo;
4.2. Abordagens
pedagógico-curriculares da área de Ciências da Natureza:
possibilidades e perspectivas;
4.2.1. A aprendizagem por meio da
problematização da realidade: os momentos pedagógicos.
4.2.2. A experimentação como
caminho pedagógico.
Ao fazer a leitura do material
escolheram palavras-chaves que definam cada item, e com isso fazer
uma síntese dos conceitos e das principais características lidas.
Cada equipe apresentou suas palavras relatando a essência do que foi
lido. Compreendendo a síntese das discussões.
Para concluir o encontro o
orientador de estudo explicou a atividade individual (Reflexão e
Ação). Nesta unidade realizamos uma discussão sobre ciência e a
forma como a mesma se materializa nos currículos e cotidianos das
escolas. Apresentamos algumas propostas de abordagens
pedagógico-curriculares da área e alguns exemplos de como os
componentes curriculares podem se organizar – por meio de
planejamentos individuais ou interdisciplinares – de acordo com os
direitos à aprendizagem dos estudantes.
Sugerimos que o grupo de professores
defina uma temática única relevante para sua realidade, de
preferência partindo das Ciências da Natureza, escolha uma das
abordagens apresentadas e planeje uma unidade de ensino envolvendo
todos os componentes curriculares de maneira interdisciplinar. Postar
a proposta construída pelo grupo no Portfólio do Ciclo V na
plataforma Solar.
Neto Camorim-
OEs do Pacto Nacional do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim
Nenhum comentário:
Postar um comentário