quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

LICEU DE QUIXERAMOBIM INICIA O CICLO 03 DO PACTO DO ENSINO MÉDIO COM O TEMA: PROJETO DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO






No dia 26 de novembro os professores do Liceu de Quixeramobim, turma do Orientador de Estudo, Neto Camorim, iniciaram o ciclo 03 do Pacto para o Fortalecimento do Ensino Médio, estudando o encontro 13 que tem como tema: Projeto de Vida, Escola e Trabalho.
Durante a acolhida foi realizada a dinâmica da folha amassada, onde os participantes receberam uma folha em branco, no qual todos movimentavam com as mãos, balançando-as com intensidade para perceberem o quanto o barulho é intenso. Nesse momento, os professores foram convidados a refletir o quanto o barulho é intenso na humanidade. Estamos todos fazendo muito barulho: o da reclamação, da acusação, do inconformismo, etc. Estamos demonstrando nossa rebeldia, nossa teimosia e o quanto somos aprendizes indisciplinados. E há ainda o barulho da inveja, do ciúme, da vaidade, da disputa de poder. Já está na hora de assumirmos o controle da própria vida, libertando-nos de correntes e pesos desnecessários. De termos a coragem de assumir responsabilidades pelo que somos e fazemos! Sem ilusões ou comodismos.
Na segunda parte da dinâmica, após essa reflexão inicial, todos foram orientados a amassar a folha de papel que tinham na mão, simbolizando este “assumir a própria vida”. A folha foi amassada inteiramente até que ficasse totalmente presa, fechada em seus dedos, sem que alguém possa ver folha alguma dentro da mão. Em seguida foi desamassada a folha e o papel ficou totalmente danificado, sem condições de uso. No entanto, assumimos a direção, o controle de nossa própria responsabilidade. Depois com a folha aberta e desamassada, todos tentaram balançar novamente. Ela não faz barulho algum. Apesar das “trombadas” entre nós mesmo, assumimos a direção. Que bom! E, melhor, sem produzir tanto barulho externo. Imagine agora essa providência em toda a sociedade, com cada indivíduo assumindo a própria vida? Haverá mais silêncio interior e exterior, mais serenidade! (Dinâmica sugerida do material do Pacto do EM Encontro 13, e refletida com os professores no chão da escola).
Depois do momento de acolhida, foi realizada a atividade de estudo coletivo. Inicialmente, foi exibido o vídeo “Juventude e Projeto de Vida”, para fomentar a discussão acerca da temática do encontro. Após o vídeo, os professores foram divididos em grupos, e cada grupo ficou responsável por um dos quatros tópicos do capítulo 03, caderno II do material do Pacto. Cada grupo passou a produzir um produto final diferente em relação ao tópico estudo. Ficando assim constituído:

Grupo 01- Projeto de vida, escola e trabalho - produziu um cartaz com imagens retiradas de jornais e revistas relacionadas ao tema.

Grupo 02- A relação dos jovens com o mercado de trabalho- produziu uma paródia com a música “Asa Branca” de Luiz Gonzaga, relacionado ao tema. Confira:

RELATO DE UM PROJETO DE VIDA (Autoria: Thais Rocha e Suerlânia Oliveira)
I
Quando eu olho aqueles livros,
Quanta coisa pra estudar, eu me pergunto, meu Deus do céu.
Aonde é que eu vou parar?
II
Até mesmo a professora
Me dá forças pra mudar
Mas eu não quero, eu sou teimoso,
Eu prefiro atrapalhar!
III
O projeto ou a faculdade
Estou deixando pra depois
Pra isso não ligo, não é minha praia,
Eu prefiro feijão com arroz.
IV
Eu só quero um emprego
E muita grana pra gastar,
Estudo, não é nada.
Eu só quero é farrear!
V
A escola até tenta
Me incentiva a estudar
Mas eu não vejo, graça nenhuma no currículo escolar.
VI
Muito tempo se passou
Hoje vivo a lamentar
Um projeto eu nunca tive
Há se o tempo fosse voltar...

Grupo 03- Os jovens, os sentimentos do trabalho e a escola- produziu um cordel. Veja a seguir: Projeto de Vida – Escola e Trabalho

Todo mundo sonha
Com um futuro promissor,
Mas nem todos encontram
Um aliado encorajador.

É na escola que os alunos
Depositam sua confiança,
Embora muitas vezes
Alguns percam a esperança.

Por diferentes motivos
A escola é abandonada,
O Aluno fica desestimulado
E não tem interesse em nada.

Os jovens muito cedo
Começam a trabalhar,
Seja por necessidade
Ou incentivado a comprar.

Abandonando a escola
O futuro fica comprometido,
Se acomodando em qualquer emprego
E o sonho interrompido.

Investir nos estudos
Deve ser o objetivo do educando,
Para que mais tarde
Não viva chorando.

Os desafios são grandes
Na formação do cidadão,
Mas é na escola que se forma
O futuro da nação.

É através da educação
Que o jovem tem mais chance de crescer,
Seja na vida pessoal ou profissional
Ele vai se desenvolver.

É importante a conscientização
De toda a comunidade escolar,
Para que o jovem entenda
Que a escola é seu lugar.
(Autoria: Edésia – Thaís – Suerlânia – Mônica)

            Ao final cada grupo apresentou sua produção, socializando as habilidades e saberes diversos dos professores, onde foi comentado pelo orientador de estudo, que essas atividades podem ser produzidas na sala de aula, contribuindo para que nossos jovens valorizem o ensino médio e que tenha sentido em sua vida a relação projeto de vida, escola e trabalho.
Para finalizar o encontro foi proposta atividade individual. Os professores irão assistir ao vídeo “Diz aí Juventude Rural”, realizarem anotações e reflexões sugeridas e ver a possibilidade de aplicação na própria escola. No encontro seguinte será realizada uma socialização e discussão sobre as anotações feitas acerca do vídeo, para averiguar a realização da atividade.

Neto Camorim- PCA e OEs do Pacto do Ensino Médio do Liceu de Quixeramobim

Nenhum comentário: