No dia 26 de novembro os professores do Liceu de Quixeramobim, turma do Orientador de Estudo, Neto Camorim, iniciaram o ciclo 03 do Pacto para o Fortalecimento do Ensino Médio, estudando o encontro 13 que tem como tema: Projeto de Vida, Escola e Trabalho.
Durante a acolhida foi realizada a
dinâmica da folha amassada, onde os participantes receberam uma folha em
branco, no qual todos movimentavam com as mãos, balançando-as com intensidade
para perceberem o quanto o barulho é intenso. Nesse momento, os professores
foram convidados a refletir o quanto o barulho é intenso na humanidade. Estamos
todos fazendo muito barulho: o da reclamação, da acusação, do inconformismo,
etc. Estamos demonstrando nossa rebeldia, nossa teimosia e o quanto somos
aprendizes indisciplinados. E há ainda o barulho da inveja, do ciúme, da
vaidade, da disputa de poder. Já está na hora de assumirmos o controle da
própria vida, libertando-nos de correntes e pesos desnecessários. De termos a
coragem de assumir responsabilidades pelo que somos e fazemos! Sem ilusões ou
comodismos.
Na segunda parte da dinâmica, após
essa reflexão inicial, todos foram orientados a amassar a folha de papel que
tinham na mão, simbolizando este “assumir a própria vida”. A folha foi amassada
inteiramente até que ficasse totalmente presa, fechada em seus dedos, sem que
alguém possa ver folha alguma dentro da mão. Em seguida foi desamassada a folha
e o papel ficou totalmente danificado, sem condições de uso. No entanto,
assumimos a direção, o controle de nossa própria responsabilidade. Depois com a
folha aberta e desamassada, todos tentaram balançar novamente. Ela não faz
barulho algum. Apesar das “trombadas” entre nós mesmo, assumimos a direção. Que
bom! E, melhor, sem produzir tanto barulho externo. Imagine agora essa
providência em toda a sociedade, com cada indivíduo assumindo a própria vida?
Haverá mais silêncio interior e exterior, mais serenidade! (Dinâmica sugerida
do material do Pacto do EM Encontro 13, e refletida com os professores no chão
da escola).
Depois do momento de acolhida, foi
realizada a atividade de estudo coletivo. Inicialmente, foi exibido o vídeo “Juventude e Projeto de Vida”, para
fomentar a discussão acerca da temática do encontro. Após o vídeo, os
professores foram divididos em grupos, e cada grupo ficou responsável por um
dos quatros tópicos do capítulo 03, caderno II do material do Pacto. Cada grupo
passou a produzir um produto final diferente em relação ao tópico estudo.
Ficando assim constituído:
Grupo 01- Projeto de vida, escola e trabalho - produziu um cartaz com imagens retiradas de jornais e revistas relacionadas ao tema.
Grupo 02- A relação dos jovens com o mercado de trabalho- produziu uma paródia com a música “Asa Branca” de Luiz Gonzaga, relacionado ao tema. Confira:
RELATO DE UM PROJETO DE VIDA (Autoria: Thais Rocha e Suerlânia Oliveira)
I
Quando eu olho aqueles livros,
Quanta coisa pra estudar, eu me
pergunto, meu Deus do céu.
Aonde é que eu vou parar?
II
Até mesmo a professora
Me dá forças pra mudar
Mas eu não quero, eu sou teimoso,
Eu prefiro atrapalhar!
III
O projeto ou a faculdade
Estou deixando pra depois
Pra isso não ligo, não é minha
praia,
Eu prefiro feijão com arroz.
IV
Eu só quero um emprego
E muita grana pra gastar,
Estudo, não é nada.
Eu só quero é farrear!
V
A escola até tenta
Me incentiva a estudar
Mas eu não vejo, graça nenhuma no
currículo escolar.
VI
Muito tempo se passou
Hoje vivo a lamentar
Um projeto eu nunca tive
Grupo 03- Os jovens, os sentimentos do trabalho e a escola- produziu um cordel. Veja a seguir: Projeto de Vida – Escola e Trabalho
Todo mundo sonha
Com
um futuro promissor,
Mas
nem todos encontram
Um
aliado encorajador.
É
na escola que os alunos
Depositam
sua confiança,
Embora
muitas vezes
Alguns
percam a esperança.
Por
diferentes motivos
A
escola é abandonada,
O
Aluno fica desestimulado
E
não tem interesse em nada.
Os
jovens muito cedo
Começam
a trabalhar,
Seja
por necessidade
Ou
incentivado a comprar.
Abandonando
a escola
O
futuro fica comprometido,
Se
acomodando em qualquer emprego
E
o sonho interrompido.
Investir
nos estudos
Deve
ser o objetivo do educando,
Para
que mais tarde
Não
viva chorando.
Os
desafios são grandes
Na
formação do cidadão,
Mas
é na escola que se forma
O
futuro da nação.
É
através da educação
Que
o jovem tem mais chance de crescer,
Seja
na vida pessoal ou profissional
Ele
vai se desenvolver.
É
importante a conscientização
De
toda a comunidade escolar,
Para
que o jovem entenda
Que
a escola é seu lugar.
(Autoria:
Edésia – Thaís – Suerlânia – Mônica)
Ao
final cada grupo apresentou sua produção, socializando as habilidades e saberes
diversos dos professores, onde foi comentado pelo orientador de estudo, que
essas atividades podem ser produzidas na sala de aula, contribuindo para que
nossos jovens valorizem o ensino médio e que tenha sentido em sua vida a
relação projeto de vida, escola e trabalho.
Para finalizar o encontro foi
proposta atividade individual. Os professores irão assistir ao vídeo “Diz aí
Juventude Rural”, realizarem anotações e reflexões sugeridas e ver a
possibilidade de aplicação na própria escola. No encontro seguinte será
realizada uma socialização e discussão sobre as anotações feitas acerca do
vídeo, para averiguar a realização da atividade.
Neto Camorim- PCA e OEs do Pacto do Ensino Médio
do Liceu de Quixeramobim
Nenhum comentário:
Postar um comentário