segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

ENCONTRO 14 DO PACTO ESTUDA A FORMAÇÃO DAS JUVENTUDES, PARTICIPAÇÃO E ESCOLA NO ENSINO MÉDIO.






No dia 03 de dezembro foi realizado no Liceu de Quixeramobim, o encontro 14 do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio com os professores do Orientador de Estudo, Neto Camorim. O referido encontro teve como tema “Formação das Juventudes, Participação e Escola”.
Durante a acolhida, conduzida pelo Orientador de Estudo, foi exibido o clip da música “Estudo Errado” do Gabriel O Pensador, refletindo na seguinte perspectiva: Falar em participação implica levar em conta dois princípios complementares. Ela envolve o que se pode denominar de formação teórica para a vida cidadã, aprendizagem de valores, conteúdos cívicos e históricos da democracia, regras institucionais, etc., mas, também a criação de espaços e tempos para a experimentação cotidiana do exercício da participação democrática na própria instituição escolar e em outros espaços públicos. Será que estes dois princípios são colocados em prática na sua escola? Baseado nesse questionamento e na música os professores fizeram suas reflexões introdutórias sobre o tema do encontro.
Em seguida, antes da atividade de estudo coletiva, foi apresentada uma síntese da atividade individual do encontro 13, no qual os professores comentaram suas impressões dos vídeos que assistiram que tratavam de temas diversos envolvendo a Juventude Rural. Foi um momento bem interessante e com várias discussões sobre as realidades diferentes vividas no ensino médio.
Depois desse momento deu-se início a atividade de estudo coletiva, com apresentação de slides sintetizando os conteúdos da aula 04 do caderno 02 - Formação das Juventudes, participação e escola. Material de estudo para o professor nos cadernos de formação do Pacto Nacional do Ensino Médio e no Solar- UFC.
Baseado nos slides foi selecionado alguns tópicos para serem apresentadas e debatidas depois de realizado, as atividades de grupo proposta pelo orientador de estudo, que foram as seguintes:
  • Selecionar registros fotográficos da escola que mostrem a atuação do jovem como sujeito no contexto educacional (fotos de eventos culturais, esportivos, apresentação de trabalhos, participação em reuniões, etc.) Em seguida foi montado um painel que foi apresentado no encontro e depois será exposto na escola para que os jovens possam se ver como atores do processo educativo.
  • Preparar uma breve apresentação do PPDT e seu funcionamento na escola, destacando como se encontra no momento. (atividade apresentada na planária pelas professoras Suerlânia Oliveira e Alzira).
  • Seleção de recortes dos textos da aula 04 caderno 02 que falam sobre a importância da atuação/participação estudantil.
Todas as atividades acima realizadas foram apresentadas no encontro e debatidas pelos professores numa perspectiva transformadora da realidade do ensino médio no chão da escola. São desafios e realidades complexas que aumentam a casa dia mais que precisam ser enfrentada por todos os atores envolvidos no processo educativo no qual a escola está inserida.
Para concluir o encontro o orientador de estudo explicou a atividade individual. Foi sugerida que o gênero carta pode ser uma boa alternativa para a abertura do diálogo com os jovens. Então diante da importância desse gênero, foi proposto aos professores que eles produzam uma carta endereçada ao jovem estudante de sua escola. Esta carta será fixada num mural, entregue a cada um dos estudantes no início do ano letivo de 2015. Além disso, será publicada no Blog da escola, no seguinte endereço: www.liceudequixeramobim.blogspot.com
Até o próximo encontro!
Neto Camorim- PCA e OEs do Pacto do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim.
netocamorim@gmail.com

Nenhum comentário: