No dia 03 de dezembro foi realizado
no Liceu de Quixeramobim, o encontro 14 do Pacto Nacional pelo Fortalecimento
do Ensino Médio com os professores do Orientador de Estudo, Neto Camorim. O
referido encontro teve como tema “Formação
das Juventudes, Participação e
Escola”.
Durante a acolhida, conduzida pelo
Orientador de Estudo, foi exibido o clip da música “Estudo Errado” do Gabriel O
Pensador, refletindo na seguinte perspectiva: Falar em participação implica
levar em conta dois princípios complementares. Ela envolve o que se pode
denominar de formação teórica para a vida cidadã, aprendizagem de valores,
conteúdos cívicos e históricos da democracia, regras institucionais, etc., mas,
também a criação de espaços e tempos para a experimentação cotidiana do
exercício da participação democrática na própria instituição escolar e em
outros espaços públicos. Será que estes dois princípios são colocados em
prática na sua escola? Baseado nesse questionamento e na música os professores
fizeram suas reflexões introdutórias sobre o tema do encontro.
Em seguida, antes da atividade de
estudo coletiva, foi apresentada uma síntese da atividade individual do
encontro 13, no qual os professores comentaram suas impressões dos vídeos que
assistiram que tratavam de temas diversos envolvendo a Juventude Rural. Foi um
momento bem interessante e com várias discussões sobre as realidades diferentes
vividas no ensino médio.
Depois desse momento deu-se início a
atividade de estudo coletiva, com apresentação de slides sintetizando os
conteúdos da aula 04 do caderno 02 - Formação das Juventudes, participação e
escola. Material de estudo para o professor nos cadernos de formação do Pacto
Nacional do Ensino Médio e no Solar- UFC.
Baseado nos slides foi selecionado
alguns tópicos para serem apresentadas e debatidas depois de realizado, as
atividades de grupo proposta pelo orientador de estudo, que foram as seguintes:
- Selecionar registros fotográficos da escola que mostrem a atuação do jovem como sujeito no contexto educacional (fotos de eventos culturais, esportivos, apresentação de trabalhos, participação em reuniões, etc.) Em seguida foi montado um painel que foi apresentado no encontro e depois será exposto na escola para que os jovens possam se ver como atores do processo educativo.
- Preparar uma breve apresentação do PPDT e seu funcionamento na escola, destacando como se encontra no momento. (atividade apresentada na planária pelas professoras Suerlânia Oliveira e Alzira).
- Seleção de recortes dos textos da aula 04 caderno 02 que falam sobre a importância da atuação/participação estudantil.
Todas as atividades acima realizadas
foram apresentadas no encontro e debatidas pelos professores numa perspectiva
transformadora da realidade do ensino médio no chão da escola. São desafios e
realidades complexas que aumentam a casa dia mais que precisam ser enfrentada
por todos os atores envolvidos no processo educativo no qual a escola está
inserida.
Para concluir o encontro o
orientador de estudo explicou a atividade individual. Foi sugerida que o gênero
carta pode ser uma boa alternativa para a abertura do diálogo com os jovens.
Então diante da importância desse gênero, foi proposto aos professores que eles
produzam uma carta endereçada ao jovem estudante de sua escola. Esta carta será
fixada num mural, entregue a cada um dos estudantes no início do ano letivo de
2015. Além disso, será publicada no Blog da escola, no seguinte endereço: www.liceudequixeramobim.blogspot.com
Até
o próximo encontro!
Neto Camorim- PCA e OEs do Pacto do Ensino Médio
no Liceu de Quixeramobim.
netocamorim@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário