segunda-feira, 9 de junho de 2014

LICEU DE QUIXERAMOBIM REALIZA SUPERAÇÃO 2014



O Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado realizou, no dia 07 de Junho de 2014, o evento SuperAção. Trata-se de uma competição solidária envolvendo a comunidade escolar, em que o grande vencedor é a própria escola. Nesse ano, o tema foi “Esporte e Cultura” e contou com várias apresentações culturais e esportivas, envolvendo alunos da sede e das extensões rurais de Belém, Nenelândia e Berilândia. Durante a semana que antecedeu o evento, várias atividades já vinham sendo desenvolvidas, como palestras sobre a Copa do Mundo e limpeza dos espaços escolares feitas pelos alunos e professores.
As atividades se iniciaram com a corrida atlética, em que alunos, funcionários e professores participaram. Houve a final do campeonato interclasse, o qual já vinha ocorrendo desde o início do ano letivo e também competições de xadrez e ping pong. Na parte artística, ocorreram várias apresentações de dança e o grupo de teatro da escola Teatro em Com-Texto, que se apresentou com o espetáculo “Saraupaté – A poesia é pra comer”. Além disso, a quadrilha Chapéu de Palha, do bairro da Maravilha, marcou presença com uma bela homenagem ao Brasil.
A iniciativa do SuperAção conta com o apoio do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro, uma parceria do Ministério da Educação, Secretaria de Educação do Estado do Ceará e Instituto Unibanco.
Os vencedores das competições esportivas foram:
Corrida Masculina: 1º - Tiago dos Santos / 2º Antônio Wellington / 3º Francisco Raí Teixeira de Freitas
Corrida Feminina: 1º - Maria Juliana (2º C) / 2º Vanessa Ferreira (1º A) / 3º Sandy Lima (1º B)
Futebol de salão masculino: 1º Lugar-  3º C / 2º Lugar - 3º B / 3º Lugar -  Berilândia
Xadrez:  1º Lugar - John Aleff Lobo de Sousa / 2º Lugar - Abimael Silva de Oliveira / 3º Lugar - Jaene Paulino do Nascimento








COLETIVO DAS CIÊNCIAS HUMANAS REALIZA 2º ENCONTRO DE ESTUDO DO ECA E ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO 1º SEMESTRE

No último dia 04 de junho o coletivo de professores das ciências humanas do Liceu de Quixeramobim se reuniram para realizarem o segundo encontro de estudo do ECA- Estatuto da Criança e Adolescente, coordenado pela professora Mônica Fontenele.
Na acolhida foi trabalhada a música “Relampiando”, de Elba Ramalho, onde em seguida foram discutidas frases da música, associando-as ao tema criança e adolescente.
Em seguida foi dado continuidade ao estudo do ECA, onde foram destacadas as disposições preliminares que apresenta a doutrina da proteção integral para as crianças e adolescentes. Os atores envolvidos nessa proteção além da família deve ser a comunidade local, através do Conselho Tutelar, a Justiça e o Ministério Público, agente garantidor de toda a rede, fiscalizando seu funcionamento, exigindo resultados, assegurando o respeito prioritário aos direitos fundamentais infanto-juvenis.
É importante ressaltar que a comunidade mais próxima das crianças e dos adolescentes, escola, igrejas, vizinhos também são responsáveis pelo resguardo dos seus direitos.
Outro aspecto bastante debatido no encontro é que muitos acreditam que depois do ECA “as crianças estão cheias de direitos e os pais estão ficando desmoralizados”. Isso é uma inverdade. O ECA ao enfatizar o tema liberdade das crianças e adolescentes o certo não é fazer tudo que eles querem. É preciso ter limites.
Vejamos o que pensam os especialistas: “liberdade de ir e vir envolve também o estar e permanecer, mas não se traduz na absoluta autodeterminação de crianças e adolescentes decidirem seu destino, pois a lei ressalva as restrições legais”.
Crianças e adolescentes não tem o direito de abandonar a escola e permanecer em casa ou frequentar lugares impróprios à sua condição de pessoa em desenvolvimento ou assistir programas inadequados a sua faixa etária, pois a liberdade não pode ser exercida em seu desfavor”.
Crianças e adolescentes tem assegurados a liberdade de pensar e formar sua opinião sobre os mais variados assuntos que os credenciam. Não existe verdadeira liberdade com ignorância”.
Crianças e jovens tem o direito de ser informados e, portanto, competem aos pais, parentes, comunidade, profissionais da educação, médicos, enfim, todos os que fazem parte do cotidiano infanto-juvenil o correlato dever de proteger. Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.
Para concluir o estudo foi enfatizado alguns direitos presentes no capítulo IV do ECA. Do direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, assegurando-lhes, igualdade de condição para o acesso e permanência na escola. Direito de ser respeitado por seus educadores. Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores. Direito de organização e participação em entidades estudantis. E acesso a escola pública gratuita próxima a sua residência.
Nunca é demais lembrar, que para esses direitos possam está garantidos e efetivados na vida das crianças e adolescentes, é preciso ter clareza que é direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais da escola. Ressalte-se que apesar da educação ser um direito fundamental, seu exercício deverá ser construído com a participação de todos os agentes envolvidos na formação integral das crianças e adolescentes.
Segundo o professor Neto Camorim, momentos como esses de estudar o ECA com os professores durante o encontro coletivo acrescenta as possibilidades de compreender o mundo infanto-juvenil tão cheio de estereótipos e rótulos construídos pela sociedade de maneira equivocada, sem estudar com maior afinco as razões que levaram essas crianças e adolescentes serem taxados de “delinquentes” ou como alguns professores afirmam, não ter jeito. Será?
Também foi realizada no intervalo do encontro uma breve confraternização com os professores presentes, marcando o encerramento das atividades dos estudos coletivos da área das ciências humanas nesse primeiro semestre de 2014.
Neto Camorim- PCA das Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Encontro com a Leitura


O Centro de Multimeios, registrou nesta quinta-feira 05 de junho de 2014, mais uma encontro de alunos no espaço de nossa Biblioteca.
Alunos do 1º ano C, coordenados pela Professora Suerlania realizaram momento de leitura de revistas. O incentivo tem como objetivo desenvolver a área da linguagem no processo de aprendizagem.

Convite


Projeto: A Poesia invadiu a Biblioteca




Resgatando os valores poéticos e literários, o Centro de Multimeios promoveu no dia 23 de Maio do decorrente ano, um encontro entre alunos, a poesia e as obras literárias.
Os alunos do 2º ano D e E coordenados pela Professora Ruth, marcaram presença na Biblioteca e vivenciaram este momento cultural. Com o objetivo de formar leitores questionadores, capazes de produzir suas próprias poesias, o Centro de Multimeios este ano dá continuidade ao projeto: A poesia invadiu a Biblioteca, proporcionando um espaço de renovação e criação. 
Desta forma a equipe de apoio somam força educacional, contribuindo para um melhor rendimento nas disciplinas de Linguagens, estimulando o hábito da leitura e o desenvolvimento da criatividade pessoal.

Centro de Multimeios – Liceu de Quixeramobim

quarta-feira, 4 de junho de 2014

COPA DO MUNDO NO BRASIL FOI O TEMA DO 2º ENCONTRO DO CICLO DE PALESTRAS DE PREPARAÇÃO PARA O ENEM


No dia 03 de junho, as 19h, no auditório do Liceu de Quixeramobim, aconteceu o 2º encontro do Ciclo de Palestras de preparação para o ENEM-2014. O tema abordado foi, “Copa do Mundo no Brasil: impasses, interesses e distorções”. A referida atividade destinada aos alunos dos 3º anos, (M/T/N) foi ministrada pelos professores, Neto Camorim e Samuel Robson.
Durante a palestra foi apresentado inicialmente um breve histórico do processo de escolha do Brasil como país sede da Copa de 2014. Em seguida foram analisados os investimentos feitos para a construção dos estádios e as obras de infraestruturas. Quantias fabulosas e superfaturadas em comparação ao que antes era previsto.
Outro aspecto apresentado refere-se aos estádios, batizadas pela FIFA de Arenas, seguindo o padrão europeu. Mesmo com atrasos eles foram entregues, mas as obras de mobilidade urbana em torno 18% foram concluídas. Será que serão terminadas depois da copa? Questão esta debatida durante a palestra.
Também foram apresentados os gastos exorbitantes na construção ou reformas dos estádios. Apenas dois deles tiveram investimentos privados. As arenas de Curitiba e Porto Alegre. As demais foram recursos contraídos de empréstimos federais no BNDES ou dinheiros dos Estados que sediarão as sub-sedes do mundial. Sem contar na isenção de impostos para a FIFA.
Segundo o professor Francisco Antonio, coordenador escolar do Liceu, esses encontros com palestras com temas da atualidade se constituem numa atividade importantíssima para os alunos de escola. Eles têm muita necessidade de informações com as análises e reflexões que essas palestras oferecem. Elas contribuem para uma melhor compreensão da realidade, tendo em vista que o Enem exige isso. Vamos em agosto continuar realizando palestras com temas relevantes. O próximo assunto será os 50 anos da Ditadura Militar no Brasil. Destacou.
O Ciclo de Palestras de preparação para o ENEM é uma realização dos PCAs do Liceu de Quixeramobim e tem o apoio da Ong. Iphanaq.
Neto Camorim- PCA das Ciências Humanas

terça-feira, 3 de junho de 2014

COLETIVO DE LINGUAGENS E CÓDIGOS ENCERRA ESTUDO DO REGIMENTO ESCOLAR

Na ocasião houve uma confraternização entre os professores, marcando o encerramento dos encontros coletivos deste primeiro bimestre e também a comemoração do aniversário da Professora Élida!




COLETIVO DAS CIÊNCIAS HUMANAS REALIZA ESTUDO SOBRE O ECA


Com o objetivo de contribuir com uma melhor formação de seus professores sobre o tema, o coletivo das ciências humanas do Liceu de Quixeramobim iniciou na última quarta feira dia 28 de maio, estudo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente Lei Nº 8.069.
O referido estudo é coordenado pela professora de sociologia e filosofia do Liceu, Mônica Fontenele, e compreenderá de dois encontros. O primeiro aconteceu dia 28 de maio e o segundo no dia 04 de junho.
Na abertura do encontro, foi exibido um vídeo de animação, “A maior flor do mundo”, texto de José Saramago, onde apresenta os cuidados que nós adultos devemos ter com as crianças tratando-as com afeto, carinho e compreensão. Esse vídeo gerou uma importante reflexão durante a acolhida. Além da realização da dinâmica “mito ou verdade”, onde foram apresentadas frases do senso comum sobre a infância e adolescência em seu cotidiano.
Neste primeiro encontro foi realizada uma contextualização histórica do mundo das crianças na cultura ocidental desde o período medieval, mostrando a preocupação dos adultos de sempre transformarem as crianças em adultos em miniaturas, bem como inserir as crianças pobres no mundo do trabalho e sem direito a educação escolar.
No segundo momento do coletivo foi dedicado para o estudo do Título I-disposições preliminares do ECA, que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, bem como a garantia de prioridade absoluta como destaca o Art. 4º. “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à liberdade e à convivência familiar comunitária”.
Além do referido artigo também foi estudado e debatido pelos professores através de slides e vídeos da internet, os artigos do Título II- Dos direitos fundamentais, onde o ECA apresenta no Capítulo I- Do direito à vida e à saúde; Capítulo II- Do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade e Capítulo III- Do direito à convivência familiar e comunitária.
Este estudo sobre o ECA está sendo um momento de fundamental importância para a nossa prática em sala de aula. Muitas vezes temos dúvidas de como agir diante da complexidade que envolve o mundo da criança e do adolescente e seus desafios cada vez maiores na escola e na sociedade. Ter conhecimento e está fundamentado no que diz a lei, torna-se mais fácil pensarmos em alternativas coletivas em busca da garantia dos direitos e deveres das crianças e dos adolescentes, na construção da tão falada e pouco concretizada cidadania, principalmente para os mais pobres. Destacou o professor Neto Camorim.
Ficou evidente o quanto os professores precisam de mais formação sobre o tema. Esperamos que as reflexões e estudos realizados nesses encontros sobre o ECA possa de fato contribuir de alguma maneira na sua prática pedagógica e no convívio acolhedor e fraterno com as crianças e adolescentes.
Neto Camorim- PCA das Ciências Humanas

segunda-feira, 2 de junho de 2014

CONVITE PARA 1º CICLO DE PALESTRAS ENEM E SUPERAÇÃO 2014



      O Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado convida os alunos do 3º Ano (Manhã, tarde e Noite) a participarem do ciclo de palestras de preparação para o ENEM 2014.
       O 2º encontro acontecerá terça feira dia 03/06/14 às 19h no auditório da Escola. O evento terá como convidados os professores Samuel Robson e Neto Camorim que falarão sobre o tema: “Copa do Mundo no Brasil:impactos, interesses e distorções.”
OBS: Sua participação valerá nota através de redação na disciplina de Língua Portuguesa e deverá ser entregue ao seu professor.
Debate com os estudantes após a palestra. Participe!
Realização: PCAs do Liceu de Quixeramobim 

Apoio: IPHANAQ