Com objetivo de aprimorar seus conhecimentos sobre a política pedagógica da escola, os professores da área das ciências humanas do Liceu de Quixeramobim iniciaram no dia 09 de abril (quarta-feira) durante o encontro coletivo, estudo sobre o PPP (projeto político pedagógico). Importante documento que norteia as linhas de ações da escola.
Antes de iniciar o estudo, o PCA Neto Camorim, durante a acolhida apresentou o vídeo motivacional “O valor de ser educador”. Após exibição, foi realizada uma breve discussão, onde os professores refletiram sobre a importância de ser educador.
Após esse momento de acolhida foi dado início o estudo do PPP com a apresentação do vídeo “O projeto político pedagógico” do professor Vasco Moretto, onde o mesmo apresenta os principais aspectos que devem constar no PPP de qualquer escola.
Segundo Vasco Moretto a primeira pergunta que a escola deve fazer é. Que tipos de cidadãos querem ajudar a formar? A partir daí ela deve começar a construir o seu projeto pedagógico ouvindo todos os seguimentos envolvidos no processo de ensino aprendizagem.
O primeiro ponto do PPP que deve ser elaborado é a missão e a visão de escola. Segundo Vasco Moretto, esses princípios precisam ser bem definidos e vivenciados na escola para não se transformarem em meras “frases bonitas”, que sempre aparecem nos PPPs, mas não são verdadeiramente trabalhadas no dia a dia da escola. Na maioria das vezes nem os gestores, professores e a comunidade escolar não conhecem ou não tem clareza da missão e visão da escola. Isso é grave quando estamos falando de uma política pedagógica escolar.
O segundo elemento a ser explicitado no PPP são os fundamentos. Eles se dividem em três: os fundamentos éticos-políticos, os epistemológicos e o projeto didático-pedagógico.
Em relação ao primeiro fundamento, o professor Vasco destaca que a escola tem que escolher valores, contribuindo na construção de argumentos sólidos para seus professores e alunos, e de respeito a si mesmo e aos outros.
Já os fundamentos epistemológicos é preciso ter clareza que a escola trabalha com o conhecimento e deve fornecer informações. Não como reprodução, mas como interpretação de mundo. A visão epistemológica determina o que é conhecimento, buscando significados para o aluno integrando o seu mundo a realidade escolar.
O terceiro aspecto diz respeito ao projeto didático-pedagógico. Ele deve ser a integração, o mediador e provocador na relação professor x aluno x conhecimento. Para isso o professor deve ter clareza dos projetos setoriais, pois cada etapa deve ser trabalhada no projeto pedagógico. Ele deve está inserido no projeto das disciplinas.
Portanto, o projeto setorial deve ajudar o professor a compreender o PPP, com a participação de todos os segmentos de escola. Sabendo que o projeto político pedagógico é algo inacabado e processual e possível a mudanças, tendo como foco a melhoria da qualidade da educação ofertada na escola.
A partir do que foi apresentado no vídeo, foi sugerido aos professores que ao estudar o PPP da escola pudessem observar em que momentos as questões discutidas no vídeo estão presentes no projeto pedagógico da escola, para depois fazerem reflexões sobre o que tem de semelhante ou diferente da proposta do vídeo com o PPP do Liceu de Quixeramobim.
Importante ressalvar que nesse primeiro encontro foi estudado a justificativa, o diagnóstico e parte do referencial teórico (sociedade e cultura, conhecimento e educação). Cada tópico parte estudada foi um momento de debate sobre de que maneira o PPP tem sido vivenciado na escola por todos os seus agentes envolvidos. E já foi observado pelos professores que temos que nos aprofundar mais do seu estudo para transformá-lo de fato num documento que tenha significado na escola.
Até o próximo encontro!
Neto Camorim- PCA- Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim
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