No dia 02 de abril o coletivo dos
professores das Ciências Humanas realizou oficina de elaboração de
itens para o Enem. O objetivo desse estudo é oferecer aos
professores mais subsídios para que eles possam ter mais competência
de trabalhar com o tema.
Antes de dar iniciar a oficina,
durante a acolhida foi realizado a leitura do poema “Pra sempre”,
de Sérgio Vaz. Em seguida aconteceu uma reflexão dos professores
sobre o referido poema.
A oficina de elaboração de itens,
coordenada pela professora de Sociologia e Filosofia, Mônica
Fontenele, além de explicar como se elabora as questões de Enem,
foi mostrado exemplos aos professores sobre o que é o suporte e
comando. Suporte
é à base da questão, a informação. Aquilo que chamamos de
enunciado. O comando
é onde se encontra a
pergunta, o direcionamento principal para o aluno escolher a opção
correta.
Para a professora Whyanne essa
oficina foi de suma importância para aprimorar o conhecimento sobre
elaboração de itens. Muitas vezes nos encontros pedagógicos
falamos sobre o assunto, temos contato com exemplos, etc. Mas agora
durante a oficina, onde as questões são explicadas passo a passo e
com mais tempo, fica bem melhor. Destacou.
No segundo momento do encontro foi
estudado o texto, “conhecimento à venda”? Autoria de Renato
Nunes Bittencourt, publicado da revista de filosofia “Ciência e
Vida”.
O referido texto faz uma reflexão
sobre o conhecimento, destacando que o saber é uma atribuição
adquirida pelo estudo e impossível de ser comprado. Mas, com os
poderes instituídos do capitalismo, aliado as instituições
meramente mercadológicas, a sociedade reproduz a “ilusão do
saber”. Algo corroborado pela crise da família. Assim sintetiza o
autor.
Foi um momento de reflexão muito
rico durante o estudo desta semana. Esse texto permite aos
professores repensarmos como o conhecimento está sendo construído,
e qual a nossa colaboração ou não para esse saber enquanto
mercadoria que está sendo disseminado cada vez mais em nossa
sociedade, levando muitos ao mero consumo e alienação. Portanto é
um texto que indico a todos que atua na área da educação para
analisarmos o que estamos fazendo e em que contexto está inserido de
maneira crítica a nossa ação enquanto difusores do conhecimento.
Ressaltou o coordenador das ciências humanas, professor Neto
Camorim.
Neto
Camorim- PCA da área de
Ciência Humanas do Liceu de Quixeramobim
netocamorim@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário