No último dia 15 de maio, a área de Ciências Humanas do Liceu de
Quixeramobim, deu início no encontro coletivo o estudo sobre
Aprendizagem Cooperativa.
Já durante a acolhida o coordenador da
área, Neto Camorim, fez uma breve apresentação sobre o que é estudo
cooperativo, destacando que se configura como uma estratégia pedagógica
que visa promover o protagonismo estudantil a partir da aprendizagem
cooperativa. Lembrou a todos que na aprendizagem cooperativa o mais
importante é a valorização da interação entre os estudantes de forma que
todos participem ativamente do grupo. Em seguida o coordenador
apresentou uma proposta de roteiro de leitura aos professores sobre o
tema com os seguintes questionamentos:
1) O que é aprendizagem cooperativa?
2) Como trabalhar aprendizagem cooperativa?
3) Faça uma relação de sua prática em sala de aula com essa nova metodologia.
Durante
a leitura essas questões foram sendo comentadas pelos professores, onde
eles refletiram sobre quais os benefícios que essa aprendizagem
cooperativa traria para os alunos. “Nessa metodologia os estudantes
podem compartilhar seus sonhos e alcançar seus objetivos com maior
entusiasmo, melhorando sua auto-estima”. Destacou a professora de
Filosofia e Sociologia, Suerlânia Oliveira.
Ainda durante o
estudo de grupo foi discutido a importância da valorização da história
de vida de cada estudante para desenvolver um trabalho com aprendizagem
cooperativa.
Para o professor de história Ailton Brasil, “nessa
metodologia tudo começa com o compartilhamento de suas histórias de vida
para que eles consigam se identificar uns com os outros e que possam
construir vínculos de solidariedade e compreensão, favorecendo tanto seu
crescimento individual quanto grupal”. Finalizou.
No próximo encontro dia 22 de maio o coletivo das Ciências Humanas dará continuidade o estudo da aprendizagem cooperativa.
Para
finalizar é importante destacar que na primeira parte do estudo
coletivo, o diretor do Liceu, Francisco Roberto de Carvalho (Betinho),
apresentou para os professores os resultados da escola do SPAECE 2012.
Devido os resultados da escola terem ficados inferiores aos de 2011, a
proposta da gestão e adotar medidas de intervenções pedagógicas para
reverter esses resultados em 2013. Ações nesse sentido já estão sendo
tomadas, onde os professores de português e matemática estão trabalhando
com os alunos os descritores do SPAECE.
Neto Camorim - PCA de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim
netocamorim@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário