segunda-feira, 27 de maio de 2013

CIÊNCIAS HUMANAS CONCLUEM ESTUDO SOBRE APRENDIZAGEM COOPERATIVA




         Quarta feira dia 22 de maio, a áreas de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim dedicou o encontro coletivo para concluir o estudo sobre aprendizagem cooperativa. Com esse objetivo a coordenação do encontro propôs um roteiro de leitura, onde foram estudados os principais aspectos que são considerados importantes para a organização de uma célula cooperativa.    Que são eles: Interdependência Social, Habilidades Sociais, vivenciando conflitos e como organizar uma célula de aprendizagem cooperativa.
       No decorrer da leitura os professores tiveram a oportunidade de aprofundar como se caracteriza os aspectos acima citados, socializando no grupo. A seguir uma síntese sobre o que foi estudado.
Inicialmente foi refletido sobre o que é interdependência social positiva. É uma noção de que estamos interligados socialmente uns nos outros, independente da nossa vontade ou escolha. A partir do momento em que reconhecemos essa interdependência e a percebemos em nossa vida, podemos observar melhor o modo como lidamos com as pessoas. As nossas relações podem ser: Individualista (nega a interdependência); Competitiva (interdependência negativa); Cooperativa (interdependência positiva). A interdependência positiva é o reconhecimento de que o sucesso de todos depende do sucesso individual de cada pessoa envolvida.
          Foi destacado que existem tipos de interdependência que podem ser vividas na célula de aprendizagem. A interdependência de finalidades, de tarefas, de papéis, de recursos e de celebrações.
No segundo momento foram discutidas as habilidades sociais. Elas são fundamentais para a realização da aprendizagem cooperativa com sucesso. As habilidades sociais podem ser agrupadas em quatro categorias: Formação, funcionamento, formulação e fermentação.
       Em seguida foi comentado sobre como vivenciar conflitos na célula de aprendizagem cooperativa. Para que serve o conflito? Quais as conseqüências? Como vice reage ao conflito? Todas essas questões foram debatidas e se concluiu que quando se faz a opção de se vivenciar o conflito você pode até ter um momento de desconforto, mas as conseqüências para os integrantes da célula de aprendizagem serão produtivas.
Também foram apresentados pelos professores os tipos de reação ao conflito.     São situações que se apresentam numa célula de aprendizagem cooperativa. São elas: Fugir do conflito, abrir mão, forçar, competir, resolução de problemas e cooperação.
           Para concluir o estudo foi apresentadas sugestões de como organizar uma célula cooperativa. Foram sugeridos alguns passos de como fazê-la. 1º- Divulgação; 2º- Acordos de Convivência; 3º- Plano de Ação; 4º- Divisão de Responsabilidades; 5º passo- Interação.


Neto Camorim- PCA de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim.

Nenhum comentário: