Quarta feira dia 22 de maio, a áreas de Ciências Humanas do Liceu de
Quixeramobim dedicou o encontro coletivo para concluir o estudo sobre
aprendizagem cooperativa. Com esse objetivo a coordenação do encontro
propôs um roteiro de leitura, onde foram estudados os principais
aspectos que são considerados importantes para a organização de uma
célula cooperativa. Que são eles: Interdependência Social, Habilidades
Sociais, vivenciando conflitos e como organizar uma célula de
aprendizagem cooperativa.
No decorrer da leitura os professores
tiveram a oportunidade de aprofundar como se caracteriza os aspectos
acima citados, socializando no grupo. A seguir uma síntese sobre o que
foi estudado.
Inicialmente foi refletido sobre o que é
interdependência social positiva. É uma noção de que estamos
interligados socialmente uns nos outros, independente da nossa vontade
ou escolha. A partir do momento em que reconhecemos essa
interdependência e a percebemos em nossa vida, podemos observar melhor o
modo como lidamos com as pessoas. As nossas relações podem ser:
Individualista (nega a interdependência); Competitiva (interdependência
negativa); Cooperativa (interdependência positiva). A interdependência
positiva é o reconhecimento de que o sucesso de todos depende do sucesso
individual de cada pessoa envolvida.
Foi destacado que existem
tipos de interdependência que podem ser vividas na célula de
aprendizagem. A interdependência de finalidades, de tarefas, de papéis,
de recursos e de celebrações.
No segundo momento foram discutidas
as habilidades sociais. Elas são fundamentais para a realização da
aprendizagem cooperativa com sucesso. As habilidades sociais podem ser
agrupadas em quatro categorias: Formação, funcionamento, formulação e
fermentação.
Em seguida foi comentado sobre como vivenciar
conflitos na célula de aprendizagem cooperativa. Para que serve o
conflito? Quais as conseqüências? Como vice reage ao conflito? Todas
essas questões foram debatidas e se concluiu que quando se faz a opção
de se vivenciar o conflito você pode até ter um momento de desconforto,
mas as conseqüências para os integrantes da célula de aprendizagem serão
produtivas.
Também foram apresentados pelos professores os tipos
de reação ao conflito. São situações que se apresentam numa célula de
aprendizagem cooperativa. São elas: Fugir do conflito, abrir mão,
forçar, competir, resolução de problemas e cooperação.
Para
concluir o estudo foi apresentadas sugestões de como organizar uma
célula cooperativa. Foram sugeridos alguns passos de como fazê-la. 1º-
Divulgação; 2º- Acordos de Convivência; 3º- Plano de Ação; 4º- Divisão
de Responsabilidades; 5º passo- Interação.
Neto Camorim- PCA de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário