Dando
sequência aos estudos dos Parâmetros Curriculares do Ensino Médio,
a área de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim, realizou no
dia 06 de março no encontro coletivo de seus professores, um estudo
sobre as competências e habilidades para o ensino médio.
Inicialmente
o PCA,
Neto Camorim
coordenou uma
dinâmica com
a música
“Eu quero
ser feliz
agora”,
de Osvaldo
Montenegro. Sugestão
do professor
Ailton Brasil
que tem
trabalhado a
mesma nas
aulas de
filosofia. Em
seguida foi
realizada uma
reflexão da
letra da
música na
vida do
professor. Após
a dinâmica
foi apresentado
um pequeno
vídeo sobre
“Capacidades, Habilidades
e Competências”,
para introduzir
a temática
do estudo.
Diante
da importância
do tema
para a
ação pedagógica
do professor
em sala
de aula,
bem como,
para a
sua formação
continuada, a
coordenação da
área focalizou
o estudo
nas competências
e habilidades
consideradas indispensáveis
para o
ensino médio
nas disciplinas
das Ciências
Humanas, de
acordo com
a Resolução
nº 03/98,
da Câmara
de Educação
Básica do
conselho Nacional
de Educação.
Segundo
os PCNs-
Ensino Médio,
“a
ausência de
tais
competências
implica limites
à ação
do indivíduo,
impedindo-o de
prosseguir em
seus estudos
na área
e de
se preparar
adequadamente
para a
vida em
sociedade. São,
portanto,
indicações
genéricas que
devem apoiar
as escolas
e professores
na elaboração
de seus
currículos e
na preparação
de atividades,
projetos e
programas de
estudos ou
disciplinas,
através das
quais serão
desenvolvidas
pelos
estudantes”.
Visando
esses objetivos
a coordenação
de Ciências
Humanas realizou
com os
professores da
área esse
estudo, seguido
de um
importante debate,
onde foram
discutidas essas
principais competências
e habilidades
para a
formação do
educando no
ensino médio.
Que são
elas:
- Compreender os elementos cognitivos, afetivos, sociais e culturais que constituem a identidade própria e dos outros.
- Compreender a sociedade, sua gênese e transformação, e os múltiplos fatores que nela intervêm como produtos da ação humana; a si mesmo como agente social; e aos processos sociais como orientadores da dinâmica dos diferentes grupos de indivíduos.
- Compreender o desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação de espaços físicos e as relações da vida humana com a paisagem, em seus desdobramentos político-sociais, culturais, econômicos e humanos.
- Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes grupos e atores sociais, aos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres da cidadania, à justiça e à distribuição dos benefícios econômicos.
- Traduzir os conhecimentos sobre a pessoa, a economia, as práticas sociais e culturais em condutas de indagação, análise, problematização e protagonismo diante de situações novas, problemas ou questões da vida pessoal, social, política, econômica e cultural.
- Entender os princípios das tecnologias associadas ao conhecimento do indivíduo, da sociedade e da cultura, entre as quais as de planejamento, organização, gestão e trabalho de equipe, e associá-los aos problemas que se propõem resolver.
- Entender o impacto das tecnologias associadas às Ciências Humanas sobre sua vida pessoal, os processos de produção, o desenvolvimento do conhecimento e da vida social.
- Entender a importância das tecnologias contemporâneas de comunicação e informação para planejamento, gestão, organização e fortalecimento do trabalho de equipe.
- Aplicar as tecnologias das Ciências Humanas e Sociais na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para a sua vida.
Vale salientar
que durante
as reflexões
dos professores,
todos destacaram
da importância
de aprofundar
seus conhecimentos
sobre o
tema.
Segundo Ailton
Brasil, professor
de história,
“sempre
nos
planejamentos
se fala
em competências
e habilidades,
mas de
maneira
superficial.
Com momentos
específicos
para estudar
com maior
profundidade o
tema, essa
foi à
primeira vez.
Portanto, quero
ressaltar a
importância da
luta dos
professores
para a
ampliação do
horário de
atividade na
escola. Esses
encontros tem
sido
enriquecedores
para a
melhoria de
nossa formação
e do
nosso trabalho
em sala
de aula.
Professor
precisa de
tempo pra
estudar, e
agora ele
está começando
a acontecer”.
Destacou.
Para finalizar
o encontro
os professores
fizeram uma
breve avaliação,
onde abordaram
os pontos
relevantes do
estudo, além
de apresentarem
suas críticas
e sugestões
para a
melhoria do
estudo coletivo
da área
das Ciências
Humanas.
Até
o próximo
estudo!
Neto Camorim
– PCA de
Ciências Humanas
do Liceu
de Quixeramobim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário