quinta-feira, 7 de março de 2013

ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS REALIZA ESTUDO SOBRE AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA O ENSINO MÉDIO



Dando sequência aos estudos dos Parâmetros Curriculares do Ensino Médio, a área de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim, realizou no dia 06 de março no encontro coletivo de seus professores, um estudo sobre as competências e habilidades para o ensino médio.

Inicialmente o PCA, Neto Camorim coordenou uma dinâmica com a músicaEu quero ser feliz agora, de Osvaldo Montenegro. Sugestão do professor Ailton Brasil que tem trabalhado a mesma nas aulas de filosofia. Em seguida foi realizada uma reflexão da letra da música na vida do professor. Após a dinâmica foi apresentado um pequeno vídeo sobreCapacidades, Habilidades e Competências, para introduzir a temática do estudo.

Diante da importância do tema para a ação pedagógica do professor em sala de aula, bem como, para a sua formação continuada, a coordenação da área focalizou o estudo nas competências e habilidades consideradas indispensáveis para o ensino médio nas disciplinas das Ciências Humanas, de acordo com a Resolução 03/98, da Câmara de Educação Básica do conselho Nacional de Educação.

Segundo os PCNs- Ensino Médio, a ausência de tais competências implica limites à ação do indivíduo, impedindo-o de prosseguir em seus estudos na área e de se preparar adequadamente para a vida em sociedade. São, portanto, indicações genéricas que devem apoiar as escolas e professores na elaboração de seus currículos e na preparação de atividades, projetos e programas de estudos ou disciplinas, através das quais serão desenvolvidas pelos estudantes.
Visando esses objetivos a coordenação de Ciências Humanas realizou com os professores da área esse estudo, seguido de um importante debate, onde foram discutidas essas principais competências e habilidades para a formação do educando no ensino médio. Que são elas:
  • Compreender os elementos cognitivos, afetivos, sociais e culturais que constituem a identidade própria e dos outros.
  • Compreender a sociedade, sua gênese e transformação, e os múltiplos fatores que nela intervêm como produtos da ação humana; a si mesmo como agente social; e aos processos sociais como orientadores da dinâmica dos diferentes grupos de indivíduos.
  • Compreender o desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação de espaços físicos e as relações da vida humana com a paisagem, em seus desdobramentos político-sociais, culturais, econômicos e humanos.
  • Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes grupos e atores sociais, aos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres da cidadania, à justiça e à distribuição dos benefícios econômicos.
  • Traduzir os conhecimentos sobre a pessoa, a economia, as práticas sociais e culturais em condutas de indagação, análise, problematização e protagonismo diante de situações novas, problemas ou questões da vida pessoal, social, política, econômica e cultural.
  • Entender os princípios das tecnologias associadas ao conhecimento do indivíduo, da sociedade e da cultura, entre as quais as de planejamento, organização, gestão e trabalho de equipe, e associá-los aos problemas que se propõem resolver.
  • Entender o impacto das tecnologias associadas às Ciências Humanas sobre sua vida pessoal, os processos de produção, o desenvolvimento do conhecimento e da vida social.
  • Entender a importância das tecnologias contemporâneas de comunicação e informação para planejamento, gestão, organização e fortalecimento do trabalho de equipe.
  • Aplicar as tecnologias das Ciências Humanas e Sociais na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para a sua vida.
Vale salientar que durante as reflexões dos professores, todos destacaram da importância de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.
 
Segundo Ailton Brasil, professor de história, sempre nos planejamentos se fala em competências e habilidades, mas de maneira superficial. Com momentos específicos para estudar com maior profundidade o tema, essa foi à primeira vez. Portanto, quero ressaltar a importância da luta dos professores para a ampliação do horário de atividade na escola. Esses encontros tem sido enriquecedores para a melhoria de nossa formação e do nosso trabalho em sala de aula. Professor precisa de tempo pra estudar, e agora ele está começando a acontecer. Destacou.

Para finalizar o encontro os professores fizeram uma breve avaliação, onde abordaram os pontos relevantes do estudo, além de apresentarem suas críticas e sugestões para a melhoria do estudo coletivo da área das Ciências Humanas.  

Até o próximo estudo!

Neto CamorimPCA de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim.


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