Aprendizagem
Cooperativa
# O que é ?
#Como trabalhar esse assunto?
#Estabelecemos uma meta para o
estudo - conhecer boa parte do assunto relacionado à Aprendizagem
cooperativa.
#Usamos o laboratório de
Informática para pesquisa relacionada ao tema em estudo.
#Realizamos um estudo detalhado do
assunto: diferenciar um grupo de estudo de uma célula estudantil de
aprendizagem cooperativa; conceituar habilidades sociais e
exemplificá-las no cotidiano; os benefícios da aprendizagem
cooperativa e caracterizar uma célula cooperativa
#Destacamos as vantagens e barreiras
e o que podemos aplicar nessa metodologia
# Fizemos uma ligação da nossa
prática com essa nova forma de aprender
#Aplicamos a metodologia na
apresentação do grupo: professor número 1 ficou responsável pelo
silêncio da sala, o número 2 faria uma síntese do encontro, 3
seria controlador de horário, 4 fazer uma avaliação do encontro, o
5 indicaria fontes para posteriores estudos dos colegas e o 6 seria o
cobrador dos conhecimentos absorvidos pelo grupo já o 7 seria o
relator do encontro.
#Cada professor participante
resolveu uma atividade relacionada ao tema em estudo.
# Opinião dos professores presentes
no encontro: a divisão das equipes precisa ser bem analisada pelo
professor.
#Como avaliar os alunos nessa
metodologia?
#É necessário disciplinar os
educandos para depois trabalharmos essa metodologia.
Aprendizagem Cooperativa(Continuação)
# No início tivemos os informes para o grupo: mobilização dos alunos para OBMEP-2013, simulado on line para os alunos do 3º ano nos dias 02 e 03 de abril isso como meta dos PCA´s.
#Apresentação da tabulação do diagnóstico do PROMI referente aos alunos do 1º ano do ano passado e a respectiva atividade de intervenção para habilidade com maior número de erros.
# Discutimos a lotação das salas onde estão os alunos com necessidades especiais.
# Depois, no horário seguinte retornamos ao assunto Aprendizagem Cooperativa, onde cada grupo ficou responsável por alguns subtemas na Apostila do Estudantil Cooperativo. O primeiro grupo estudou os seguintes sbtemas: introdução; história de vida; e interdependência social. O segundo grupo ficou com os subtemas: Habilidades sociais; vivenciando o conflito e como organizar uma célula.
# No final cada grupo faria suas colocações e apresentaria uma aplicação da metodologia para sala de aula.
# O primeiro grupo finalizou sugerindo que fosse desenvolvida essa metodologia com os alunos do 3º ano e que seria uma cooperativa dos alunos relacionada ao Estudo para o ENEM-2013. E que deveria ser aplicada a partir do mês abril como uma experiência piloto.
ENCONTRO COLETIVO DOS PROFESSORES ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA
21-03-2013
Aprendizagem Cooperativa(Continuação)
# No início tivemos os informes para o grupo: mobilização dos alunos para OBMEP-2013, simulado on line para os alunos do 3º ano nos dias 02 e 03 de abril isso como meta dos PCA´s.
#Apresentação da tabulação do diagnóstico do PROMI referente aos alunos do 1º ano do ano passado e a respectiva atividade de intervenção para habilidade com maior número de erros.
# Discutimos a lotação das salas onde estão os alunos com necessidades especiais.
# Depois, no horário seguinte retornamos ao assunto Aprendizagem Cooperativa, onde cada grupo ficou responsável por alguns subtemas na Apostila do Estudantil Cooperativo. O primeiro grupo estudou os seguintes sbtemas: introdução; história de vida; e interdependência social. O segundo grupo ficou com os subtemas: Habilidades sociais; vivenciando o conflito e como organizar uma célula.
# No final cada grupo faria suas colocações e apresentaria uma aplicação da metodologia para sala de aula.
# O primeiro grupo finalizou sugerindo que fosse desenvolvida essa metodologia com os alunos do 3º ano e que seria uma cooperativa dos alunos relacionada ao Estudo para o ENEM-2013. E que deveria ser aplicada a partir do mês abril como uma experiência piloto.
PCA: Fco Antonio
Nenhum comentário:
Postar um comentário