quarta-feira, 27 de março de 2013

CIÊNCIAS HUMANAS CONTINUAM COM O ESTUDO SOBRE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ENFOCANDO O CONHECIMENTO POR DISCIPLINAS




Foi realizado no dia 20 de março, na sala de multimeios do Liceu de Quixeramobim, mais um encontro para estudo coletivo da área das Ciências Humanas e suas Tecnologias, seguindo as diretrizes dos PNCs para o Ensino Médio.
Inicialmente, o coordenador da área, Prof. Neto Camorim, realizou uma acolhida, onde distribuiu aos professores um pequeno texto:Os dez mandamentos do professor-líder. Em seguida, cada um escolheu um mandamento e comentou no grupo.
Após esse momento introdutório, foi dado início o encontro da semana, tendo continuidade o estudo sobre as habilidades e competências, mas desta vez, direcionando os conhecimentos para as disciplinas da área.
Neste momento, de maneira individual realizou-se o estudo do texto por disciplina enfocando o seguinte questionamento: Por que ensinar História, Geografia, Ciências sociais e Filosofia? Ao final da leitura cada professor produziu uma síntese do material estudado, para em seguida realizar sua apresentação no grupo, socializando suas idéias no coletivo.
Para finalizar, o coordenador pediu aos professores que realizassem uma avaliação do encontro, destacando os aspectos relevantes, crítica e sugestões. Para o professor de geografia, Ciro Barbosa da Silva, a importância de aprofundar o conhecimento por disciplina e depois contextualizar para todo o grupo é fundamental, pois assim temos mais oportunidade de compreender a relação interdisciplinar, casa vez mais necessária para a formação do professor e do educando, diante dos desafios educacionais do século XXI. Destacou.
Até o próximo encontro, onde será estudado,o que e o como ensinar história, geografia, sociologia e filosofia? Ainda enfatizando as competências e habilidades para o ensino médio.


Neto Camorim PCA Ciências Humanas- Liceu de Quixeramobim
netocamorim@gmail.com

sexta-feira, 22 de março de 2013

ENCONTRO COLETIVO DOS PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA 14-03-2013



Aprendizagem Cooperativa
# O que é ?
#Como trabalhar esse assunto?
#Estabelecemos uma meta para o estudo - conhecer boa parte do assunto relacionado à Aprendizagem cooperativa.
#Usamos o laboratório de Informática para pesquisa relacionada ao tema em estudo.
#Realizamos um estudo detalhado do assunto: diferenciar um grupo de estudo de uma célula estudantil de aprendizagem cooperativa; conceituar habilidades sociais e exemplificá-las no cotidiano; os benefícios da aprendizagem cooperativa e caracterizar uma célula cooperativa
#Destacamos as vantagens e barreiras e o que podemos aplicar nessa metodologia
# Fizemos uma ligação da nossa prática com essa nova forma de aprender
#Aplicamos a metodologia na apresentação do grupo: professor número 1 ficou responsável pelo silêncio da sala, o número 2 faria uma síntese do encontro, 3 seria controlador de horário, 4 fazer uma avaliação do encontro, o 5 indicaria fontes para posteriores estudos dos colegas e o 6 seria o cobrador dos conhecimentos absorvidos pelo grupo já o 7 seria o relator do encontro.
#Cada professor participante resolveu uma atividade relacionada ao tema em estudo.
# Opinião dos professores presentes no encontro: a divisão das equipes precisa ser bem analisada pelo professor.
#Como avaliar os alunos nessa metodologia?
#É necessário disciplinar os educandos para depois trabalharmos essa metodologia.

ENCONTRO COLETIVO DOS PROFESSORES ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA
21-03-2013


Aprendizagem Cooperativa(Continuação) 

# No início tivemos os informes para o grupo: mobilização dos alunos para OBMEP-2013, simulado on line para os alunos do 3º ano nos dias 02 e 03 de abril isso como meta dos PCA´s.
#Apresentação da tabulação do diagnóstico do PROMI referente aos alunos do 1º ano do ano passado e a respectiva atividade de intervenção para habilidade com maior número de erros.
# Discutimos a lotação das salas onde estão os alunos com necessidades especiais.
# Depois, no horário seguinte retornamos ao assunto Aprendizagem Cooperativa, onde cada grupo ficou responsável por alguns subtemas na Apostila do Estudantil Cooperativo. O primeiro grupo estudou os seguintes sbtemas: introdução; história de vida; e interdependência social. O segundo grupo ficou com os subtemas: Habilidades sociais; vivenciando o conflito e como organizar uma célula.
# No final cada grupo faria suas colocações e apresentaria uma aplicação da metodologia para sala de aula.
# O primeiro grupo finalizou sugerindo que fosse desenvolvida essa metodologia com os alunos do 3º ano e que seria uma cooperativa dos alunos relacionada ao Estudo para o ENEM-2013. E que deveria ser aplicada a partir do mês abril como uma experiência piloto.

PCA: Fco Antonio

REUNIÃO DO CONSELHO ESCOLAR DO LICEU ALFREDO ALMEIDA MACHADO / 20-03-2013

Assuntos debatidos:

- Sensibilização dos alunos para a OBMEP-2013 através dos próprios alunos e professores do Conselho Escolar e demais segmentos.

-Simulado online para o ENEM-2013 que acontecerá nos dias 2 e 3 de abril como sendo uma ação conjunta do PCA´s da Escola.

-Apresentação da tabulação referente ao diagnóstico do PROEMI relacionando os alunos dos primeiros anos do ano passado e sua respectiva atividade intervenção,correlacionada com a habilidade que teve menos acertos.

- Sala de aula com alunos que tem necessidades especiais lotadas. Decisão:  o segmento de professores ficou responsável em articular com a coordenação esse assunto.

-Os membros Conselho Escolar voltarão ao estudo das apostilas do Conselho, dessa vez, o grupo irá estudar a apostila de número quatro. Apresentação da síntese desse estudo será na próxima reunião a qual acontecerá no dia 3 de abril, uma quarta feira às 17: 45h.

Grato !
Conselho Escolar do Liceu de Quixeramobim

quinta-feira, 21 de março de 2013

Professores do Liceu recebem tablet educacional.

O Governo do Estado, através da Secretaria da Educação, distribuiu 16.302 tablets educacionais de 7' e 10' para as escolas da rede estadual, com o objetivo de colaborar para a melhoria da prática educativa dos docentes, oferecendo-lhes instrumentos e formação nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) visando o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem.






“A escola precisa se reinventar para atrair e dialogar com essa juventude”
Aloizio Mercadante- Ministro da Educação.

segunda-feira, 11 de março de 2013

ASSUNTOS QUE FORAM DEBATIDOS NO PLANEJAMENTO COLETIVO 21-02-2013 - Ciências de Natureza.



ASSUNTOS QUE FORAM DEBATIDOS NO PLANEJAMENTO COLETIVO 21-02-2013
PCA: FCO ANTONIO ALBUQUERQUE
HORÁRIO: MANHÃ E TARDE
• Orientações relacionadas ao diário de classe-como utilizá-lo
•O que é hora atividade e planejamento coletivo
•As atribuições e atividades do PCA
•Coletivo é um grupo  de estudo
• Relação dos alunos com alguma deficiência
•Metodologias do livro didático para o primeiro período
•Definição do horário para os planejamentos coletivos
•Sugestão- o professor dos laboratórios de Física, Química e Biologia auxiliarão o PCA no acompanhamento dos diários
•Professores Coordenadores de Extensão  verificarão os diários de suas respectivas Extensões
•Não teremos mais  as metodologias coladas no diário pelo PCA, agora o próprio professor fará suas anotações. Caso tenha turmas iguais ele tinha Xerox e colo nos demais diários.
•Vídeo- Estratégias de Ensino
•Realizamos o planejamento do 1º período de cada disciplina
PCA: Fco Antonio Albuquerque

sexta-feira, 8 de março de 2013

Pauta do Estudo Coletivo - Matemática



TEMA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Assuntos  trabalhados no coletivo da semana:


-Educação Especial-LDB- artigos 58; 59 e 60.
-Vídeo- recorte do filme -Como estrelas na terra.
-Reportagem do Fantástico- compreendendo a dislexia.
-Professor de Libra Glauber- trabalhou o alfabeto e os números. Também algumas palavras como bom dia, boa noite e outras.....
-Trabalho de leitura com livros paradidáticos relacionados ao tema -EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Inclusão escolar; Acredito em ti; Reflexões sobre a diferença e Reportagem especial da revista Nova Escola -agosto de 2011-(INCLUSÃO)
-Obsevação! Todos os temas foram debatidos pelos presentes


PCA: FCO ANTONIO ALBUQUERQUE
 

Feliz dia da Mulher!






quinta-feira, 7 de março de 2013

ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS REALIZA ESTUDO SOBRE AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA O ENSINO MÉDIO



Dando sequência aos estudos dos Parâmetros Curriculares do Ensino Médio, a área de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim, realizou no dia 06 de março no encontro coletivo de seus professores, um estudo sobre as competências e habilidades para o ensino médio.

Inicialmente o PCA, Neto Camorim coordenou uma dinâmica com a músicaEu quero ser feliz agora, de Osvaldo Montenegro. Sugestão do professor Ailton Brasil que tem trabalhado a mesma nas aulas de filosofia. Em seguida foi realizada uma reflexão da letra da música na vida do professor. Após a dinâmica foi apresentado um pequeno vídeo sobreCapacidades, Habilidades e Competências, para introduzir a temática do estudo.

Diante da importância do tema para a ação pedagógica do professor em sala de aula, bem como, para a sua formação continuada, a coordenação da área focalizou o estudo nas competências e habilidades consideradas indispensáveis para o ensino médio nas disciplinas das Ciências Humanas, de acordo com a Resolução 03/98, da Câmara de Educação Básica do conselho Nacional de Educação.

Segundo os PCNs- Ensino Médio, a ausência de tais competências implica limites à ação do indivíduo, impedindo-o de prosseguir em seus estudos na área e de se preparar adequadamente para a vida em sociedade. São, portanto, indicações genéricas que devem apoiar as escolas e professores na elaboração de seus currículos e na preparação de atividades, projetos e programas de estudos ou disciplinas, através das quais serão desenvolvidas pelos estudantes.
Visando esses objetivos a coordenação de Ciências Humanas realizou com os professores da área esse estudo, seguido de um importante debate, onde foram discutidas essas principais competências e habilidades para a formação do educando no ensino médio. Que são elas:
  • Compreender os elementos cognitivos, afetivos, sociais e culturais que constituem a identidade própria e dos outros.
  • Compreender a sociedade, sua gênese e transformação, e os múltiplos fatores que nela intervêm como produtos da ação humana; a si mesmo como agente social; e aos processos sociais como orientadores da dinâmica dos diferentes grupos de indivíduos.
  • Compreender o desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação de espaços físicos e as relações da vida humana com a paisagem, em seus desdobramentos político-sociais, culturais, econômicos e humanos.
  • Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes grupos e atores sociais, aos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres da cidadania, à justiça e à distribuição dos benefícios econômicos.
  • Traduzir os conhecimentos sobre a pessoa, a economia, as práticas sociais e culturais em condutas de indagação, análise, problematização e protagonismo diante de situações novas, problemas ou questões da vida pessoal, social, política, econômica e cultural.
  • Entender os princípios das tecnologias associadas ao conhecimento do indivíduo, da sociedade e da cultura, entre as quais as de planejamento, organização, gestão e trabalho de equipe, e associá-los aos problemas que se propõem resolver.
  • Entender o impacto das tecnologias associadas às Ciências Humanas sobre sua vida pessoal, os processos de produção, o desenvolvimento do conhecimento e da vida social.
  • Entender a importância das tecnologias contemporâneas de comunicação e informação para planejamento, gestão, organização e fortalecimento do trabalho de equipe.
  • Aplicar as tecnologias das Ciências Humanas e Sociais na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para a sua vida.
Vale salientar que durante as reflexões dos professores, todos destacaram da importância de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.
 
Segundo Ailton Brasil, professor de história, sempre nos planejamentos se fala em competências e habilidades, mas de maneira superficial. Com momentos específicos para estudar com maior profundidade o tema, essa foi à primeira vez. Portanto, quero ressaltar a importância da luta dos professores para a ampliação do horário de atividade na escola. Esses encontros tem sido enriquecedores para a melhoria de nossa formação e do nosso trabalho em sala de aula. Professor precisa de tempo pra estudar, e agora ele está começando a acontecer. Destacou.

Para finalizar o encontro os professores fizeram uma breve avaliação, onde abordaram os pontos relevantes do estudo, além de apresentarem suas críticas e sugestões para a melhoria do estudo coletivo da área das Ciências Humanas.  

Até o próximo estudo!

Neto CamorimPCA de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim.


Oficina Educacional- Drogas: entre a vida e a morte!



segunda-feira, 4 de março de 2013

OFICINA: TIPOS E EFEITOS DAS DROGAS NO SISTEMA NERVOSO


CIÊNCIAS HUMANAS COMEÇAM OS ESTUDOS DOS PCNs ENSINO MÉDIO



A área das Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim começou no dia 27 de fevereiro, durante o encontro coletivo das horas atividades, o estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do ensino médio. Nesse primeiro encontro foi estudado, o sentido da aprendizagem por área, onde os professores refletiram o contexto histórico de formação das ciências humanas na educação brasileira e suas implicações na construção de suas respectivas disciplinas e como foram implantadas nas escolas. Seus avanços e retrocessos durante a história da educação, bem como sua importância na formação do cidadão no mundo contemporâneo.
Na segunda parte do estudo, os professores, orientados pelo PCA, Neto Camorim, foram conhecer o acervo da Biblioteca da escola, onde os mesmos puderam observar a quantidade e qualidade dos livros de suas respectivas disciplinas, para usarem como suporte pedagógico na sua formação. Além de contribuir na preparação de pesquisas e projetos da área e ou disciplina.
Ao final do encontro, foi realizada a avaliação, onde os professores colocaram suas opiniões desse momento coletivo de estudo. Segundo o professor Felipe Gerônimo, a importância desses estudos de grupo é que eles possibilitam o professor ampliar seu olhar pedagógico, pensando em atividades plurais e interdisciplinares, não se limitando ao livro didático. Destacou.
Até o próximo encontro, onde continuaremos os estudos dos PCN do ensino médio, enfocando outros aspectos relevantes a formação dos professores.
Neto CamorimPCA de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim
netocamorim@gmail.com