No dia 04 de março os professores de Ciências Humanas durante o coletivo da área, concluíram o estudo que vinha sendo realizando desde a semana pedagógica, sobre a reformulação do referencial teórico do PPP do Liceu de Quixeramobim. No encontro da semana passada os professores realizaram em grupo um estudo e fizeram produção de textos, contribuindo para a referida reformulação. Neste encontro, a partir da contribuição de cada grupo, foi apresentado um texto, sintetizando as ideias trabalhadas nos grupos. Após a leitura, realizada pela professora Avilar Henrique, casa professor analisou o que deveria ser ainda acrescentado no texto, para em seguida ser enviado à coordenação pedagógica, após os ajustes necessários, como colaboração da área das ciências humanas nesse processo de reformulação do PPP.
Segundo os professores envolvidos o
que saiu como resultado desse estudo para reformular o PPP, foi uma
proposta de referencial teórico mais próxima da realidade da
escola, bem diferente do que temos hoje, tendo em vista que o que
tínhamos era um referencial que não dizia muito sobre os desafios
de nossa escola no contexto atual. Sinceramente, espero que possamos
construir um documento para ser vivenciado na escola e não apenas um
documento formal. Frisou a professora Mônica Fontenele.
Após esse momento, foi exibido um
documentário sobre educação brasileira e seus desafios na
atualidade, que tem como título “levante o braço”, que faz
parte de uma série sobre as experiências de educação que vem
dando resultados significativos, principalmente na região nordeste.
Depois do vídeo, teve um debate onde os professores refletiram no
chão da escola, o que fazer para construir resultados melhores e de
qualidade, na aprendizagem de nossos alunos.
Para finalizar o PCA, Neto Camorim
relembrou a todos para se empenharem na execução dos projetos da
área, que a partir do dia 09 de março já começa a fase de
divulgação do projeto “Gente não Tem Cor”, nas turmas de 1º
anos.
Neto
Camorim- PCA da Área das
Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim.
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