No dia 06 de agosto os professores
da área das Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim, realizaram
durante seu horário de estudo coletivo uma oficina sobre as
competências do diretor escolar, coordenada pelo diretor da escola,
Francisco Roberto de Carvalho. A referida formação faz parte das
atividades para a construção do Pacto
do Diretor com as
instâncias envolvidas na gestão da escola.
Com esse objetivo a Secretaria da
Educação Básica do Ceará (SEDUC) iniciou no final do mês de
julho e início de agosto, um encontro de introdução ao novo
período de Gestão das Escolas Estaduais. Na ocasião foi
apresentada uma proposta de formação dos diretores, que logo na
introdução, destaca o tripé que servirá de base para a
estruturação do plano de trabalho dos diretores no atual período
de gestão das escolas.
O objetivo dessa formação é a
construção de um Pacto,
no qual deverá enfatizar três aspectos para a sua composição: 01.
Expectativas dos agentes e instâncias envolvidas na gestão da
escola e da educação pública na rede estadual do Ceará – o que
esperam uns dos outros; 02. Matriz de competências do diretor
escolar; e, 03. Matriz de matas e resultados da escola.
Tendo como referência o tripé
proposto para a estruturação do plano de trabalho e os princípios
norteadores das ações acima referidas, nas atividades realizadas
nesse encontro, está o levantamento das “Expectativas
dos agentes e instâncias envolvidos na gestão da escola e da
educação pública na rede estadual do Ceará”.
Para levantar a perspectiva dos
diretores, o trabalho foi orientado a partir das seguintes perguntas:
O que esperamos de nós mesmos e de nossas equipes? O que esperamos
da Crede/Sefor? O que esperamos da Seduc-sede? Trabalho similar já
havia sido feito para levantar a perspectiva dos dirigentes e
coordenadorias da Seduc/Crede/Sefor. Todas essas informações foram
inicialmente repassadas aos professores na primeira parte da oficina.
Na sequência das atividades de construção do Pacto, a oficina foi
destinada para o processo de identificação das Competências do
Diretor Escolar.
Toda a metodologia utilizada na
oficina e o material didático trabalhado, como, cartolinas,
tarjetas, papel A4 e canetas, foi orientado pelo diretor para que os
professores dirigissem seus olhares para o mundo real da escola,
focando para as forças e fraquezas, para as oportunidades e ameaças.
Sem esquecer dois dos princípios norteadores: definições
compartilhadas e autonomia e empoderamento da escola. Todas as ações
desenvolvidas foram apresentadas e socializadas nos grupos e
plenária.
Segundo o professor de história
Neto Camorim, a forma no qual foi organizada essa oficina, permite a
colaboração de todos numa perspectiva de comunidade de
aprendizagem, no qual esse pacto deve ter como princípio norteador
de suas ações, na construção de uma gestão escolar de
compromisso com a educação pública de qualidade e não com
resultados maquiados, muitas vezes mascarando o verdadeiro nível de
aprendizagem dos alunos.
É importante ressaltar que essa
oficina foi realizada com todos os professores durante os dias 05 e
07 de agosto nas suas respectivas áreas do conhecimento durante o
encontro semanal coletivo
Neto
Camorim- PCA de Ciências
Humanas do Liceu de Quixeramobim
netocamorim@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário