No dia 27 de novembro aconteceu o encontro de avaliação
do coletivo das Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim.
Segundo o PCA da área, Neto Camorim, o objetivo desse
encontro foi avaliar os estudos desenvolvidos no coletivo, no
decorrer do ano letivo de 2013. Essa foi à primeira vez no Estado do
Ceará, que os professores das escolas públicas tiveram
oportunidades de estudarem coletivamente, depois da ampliação para
1/3 das horas atividades para planejamento. Essa conquista foi um
ganho significativo para nos professores. Passamos há ter mais tempo
para se dedicar aos estudos e preparar aulas. É um momento
importante para socializar idéias e projeto. Destacou o coordenador.
Acompanhe a seguir uma síntese da avaliação dos
professores em relação aos estudos de formação.
Aspectos
Positivos.
- Estudo de formação sobre PCNEM, LDB, Gestão em Sala de Aula, avaliação da Aprendizagem, Diretrizes Curriculares do Ensino Médio e Matriz de Referência do ENEM;
- Convivência com os colegas professores;
- Discussões sobre o cotidiano da sala de aula;
- Estudo sobre indisciplina;
- Oficinas de LIBRAS;
- Planejamentos Bimestrais realizados no encontro coletivo;
- Orientações do SIGE;
- Socialização e trocas de experiências e metodologias entre os professores;
- Aprofundamentos dos estudos dos temas abordados.
Aspectos
Negativos.
- Ausência de alguns professores nos encontros coletivos semanais;
- Atrasos freqüentes de alguns professores;
- Resistências de alguns professores para estudarem os temas apresentados nos encontros;
- Ausência da coordenação pedagógica nos encontros coletivos da área;
- Tratamento desigual (pela coordenação pedagógica) em relação a alguns professores que faltam no coletivo por motivos particulares;
- Não realização de acolhidas motivacionais e reflexivas em todos os encontros;
- Não pontualidade e assiduidade de alguns professores;
- Encontros do coletivo durante o período das avaliações bimestrais;
- A forma como foi decidido à realização do planejamento coletivo.
Compartilhamentos
e Sugestões.
- Realizar estudos sobre metodologias de trabalho em sala de aula;
- Discutir a forma do planejamento. Sugestão: Na semana de avaliações e intervenções dedicar-se exclusivamente a essas atividades para entregar tudo no tempo previsto;
- Debate sobre práticas educativas;
- Continuidade dos estudos coletivos;
- Presença da coordenação escolar da área no encontro coletivo uma vez por mês, para enriquecer o estudo e ficar integrado as discussões do grupo;
- Que as acolhidas sejam feitas todos os encontros e casa professor fique responsável a cada encontro para realizar;
- Socialização das idéias e sugestões de metodologias com o grupo;
- Realização de mais oficinas de formação na matriz de referência do ENEM;
- Continuidade dos planejamentos bimestrais durante o encontro coletivo;
- Estabelecer critérios e que sejam cumpridos, ao remanejarem alunos para outras salas e turnos. Isso atrapalha muito o trabalho em sala de aula e o rendimento escolar, pois ficam salas bem numerosas em alguns turnos;
- Tratamento igualitário aos professores em relação aos horários do coletivo;
- Continuação das oficinas de Libras;
- Estudo do Regimento da Escola e Leis da Educação;
- Colocar o projeto das oficinas de Libras nos recursos disponíveis do “Projeto Jovem de Futuro” para remunerar os professores que irão realizar a formação.
É
importante destacar que o coletivo das ciências humanas tomou a
decisão de encerrar os estudos de formação no final de novembro,
para que os professores tenha mais tempo disponível para atualizarem
diários, fazerem correções de provas e registros de notas e
entrega na secretaria dos resultados em tempo hábil para evitar
atrasos nesta reta final do ano letivo.
Para
finalizar o encontro de foi realizado uma breve confraternização
com músicas, salgados e refrigerantes.
Neto
Camorim- PCA das Ciências Humanas
netocamorim@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário