terça-feira, 17 de dezembro de 2013

CONSELHO ESCOLAR ENCERRA ATIVIDADES DE 2013



         
  No dia 02 do mês de dezembro do ano em curso, o Conselho Escolar do Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado reuniu-se para sua confraternização de final de ano letivo com intenção de avaliar as ações realizadas durante todo ano. O presidente do Conselho, Glauber Cristie Almeida Freire, iniciou a reunião agradecendo aos membros do Colegiado pelo empenho, assiduidade, pontualidade em participar ativamente na tomada de decisões e principalmente a sintonia e diálogo  entre  os membros e Gestão da Escola.
           Sugeriram  a presença de uma maior representação de alunos , pais, funcionários e professores no Conselho para  que venham fortalecer com ideias e experiências.
           Ao final, foi entregue aos membros uma ficha de avaliação, com as expressões: Eu curti; Not like e Compartilho. Cada um avaliou as ações realizadas comprometendo-se a estarem mais presentes e serem coparticipantes  do   processo educacional primando pela aprendizagem significativa dos nossos educandos.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Edital "Agentes de Leitura do Ceará - 2014" vai selecionar 280 jovens e adultos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), lançou na terça-feira (03) o edital de seleção pública para o projeto "Agentes de Leitura do Ceará - 2014". O edital no valor de R$ 1.270.000,00, oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), vai selecionar 280 jovens e adultos com habilidades mediadores da leitura, que atuarão no âmbito de suas comunidades junto a cerca de 7 mil famílias participantes do Programa Bolsa Família.

Os selecionados receberão uma bolsa de complementação de renda com valores que variam de R$ 400,00/mês a 1.800,00/mês, além de um kit de bicicleta, bolsa e acervo bibliográfico. As inscrições estão abertas de 04 a 9 de dezembro, para pessoas físicas, com ensino médio concluído, na faixa etária de 18 a 29 anos, residentes em um dos municípios contemplados pelo projeto Agente de Leitura do Ceará.

O secretário da Cultura, Paulo Mamede, destaca que está é uma política do Governo do Estado, por meio da Secult, de democratização do acesso ao livro, como uma ação de inclusão social e desenvolvimento humano. "O Estado tem o compromisso de diminuir as distâncias e, no caso do livro, isso se dá pela formação de um público leitor".

O processo de seleção do Edital consiste em três fases. Na primeira, será feita a análise da documentação; na segunda, a avaliação de conhecimento; e, por fim, a análise de currículo e entrevistas para averiguar a experiência e qualificação do candidato.

Municípios

De acordo com a coordenadora de Política do Livro e da Leitura, Concy Beserra, em 2014 serão contemplados 52 municípios selecionados pelo próprio Fecop. com base nos critérios técnicos (IFAL - Índice de Focalização dos Agentes de Leitura) definidos pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica (Ipece). Estão selecionados para esta edição os municípios de: Cariri/Centro Sul: Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Assaré, Caririaçu, Farias Brito, Mauriti, Potengi, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas e Porteiras; Centro Sul e Vale do Salgado: Acopiara, Cariús e Quixelô; Sertão Central: Boa Viagem, Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Choró, Ibicuitinga, Ibaretama, Itatira e Pedra Branca; Litoral Oeste: Chaval, Granja, Martinópole, Miraíma, Morrinhos, Uruoca; Inhamuns: Catunda, Parambu, Ararendá, Independência, Ipaporanga, Aiuaba, Poranga, Novo Oriente, Quiterianópolis, Tamboril; Vale do Jaguaribe/Litoral Leste: Jaguaretama, Potiretama; Sobral/Ibiapaba: Cariré, Croatá, Senador Sá, Mucambo, Viçosa do Ceará, Reriutaba, Santana do Acaraú; Região Baturité: Itapiúna; Região Metropolitana Caucaia e São Gonçalo do Amarante.

Bolsas

Bolsa Agentes de Leitura - 280(duzentas e oitenta) bolsas destinadas aos Agentes de Leitura selecionados que atuarão como mediadores de leitura, junto a 25 (vinte e cinco) famílias, para cada bolsista, de sua comunidade e devidamente inscritas no Cadastro Único do Governo Federal.

b) Bolsa Agentes de Leitura Articuladores - 10 (dez) bolsas destinadas aos Agentes de Leitura Articuladores selecionados, que atuarão como co-coordenadores das atividades dos Agentes de Leitura supracitados, assim como também apoiar os representantes municipais do Projeto, nos termos deste Edital, sendo-lhe atribuída a atuação junto às 7.000 (sete mil) famílias e 280 agentes.

c) Bolsa Agente de Leitura Formador - 01 (uma) bolsa destinada ao Agente de Leitura Formador para planejamento e acompanhamento das atividades e dos indicadores de resultados do projeto Agente de Leitura.

d) Bolsa Agentes de Leitura Coordenador - 01 (uma) bolsa destinada ao agente de Leitura Coordenador para o exercício da coordenação técnica do Projeto Agentes de Leitura.

Projeto

O Projeto Agentes de Leitura do Ceará, pioneiro no Brasil, é, originalmente, uma ação da Secretaria de Cultura do Estado/Secult, junto ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza/Fecop, que, desde 2006, vem promovendo a democratização do acesso ao livro e à leitura por meio de atividades mediadoras ancoradas em acervos bibliográficos que, posteriormente, são integrados ao acervo das bibliotecas públicas municipais e/ou comunitárias.

De acordo com aferição, coordenada pela Secult, por meio de aplicação de testes de proficiência leitora, foi registrado um aumento de 44% da compreensibilidade do material lido em relação ao início do projeto, que tem duração média de 10 meses. O Projeto Agentes de Leitura já atua em 43 municípios cearenses, e beneficiou 927 comunidades, realizando o empréstimo de 43.892 livros.

Acesse: www.secult.ce.gov.br

04.12.2013
Assessoria de Comunicação Secult
Dalwton Moura / Sonara Capaverde ( imprensa@secult.ce.gov.br / 85 3101.6761)

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

ALUNOS DO LICEU SÃO APROVADOS NA FATEC E UECE 1ª FASE

CONGRATULAMO-NOS COM OS ALUNOS ABAIXO LISTADOS QUE CONSEGUIRAM SUA APROVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR:



FATEC
TAYNARA LOPES MACEDO ANDRÉ - TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
MARIA VITÓRIA FRUTUOSO MACEDO - TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO
VILKA SALDANHA FACUNDES - TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO
NATAN SALDANHA - TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO
FRANCISCO VICTOR VIEIRA DIAS - TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO
SARAH MARQUES DA SILVA OLIVEIRA - TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
JOZIRENE DE SOUSA MOTA - TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
FRANCISCA KARLA PEREIRA LUIZ - TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
JOSÉ WARLEY DA SILVA FEITOSA - TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
FRANCISCO SÁVIO ANDRÉ - TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
FRANCISCO KELLETON FERREIRA MACEDO - TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
JUSCELINO ALVES DA SILVA - TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
ADNA KÉSYA DA SILVA MARTINS - TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
PAULO HENRIQUE CAVALCANTE ROSEIRA - TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO
TAILINE DANTAS DA SILVA PINHEIRO - TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
FERNANDA CRISTINA ALVES - TECNOLOGIA EM ALIMENTOS



UECE - 1ª FASE
DANRLEY SILVA ALENCAR - LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
FRANCISCO KELLETON FERREIRA MACEDO - LICENCIATURA EM LETRAS
ANA FLÁVIA AMARO - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
CLAUDIANA OLIVEIRA DE SOUSA - LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
TAILINE DE AQUINO FERREIRA - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Noite de Lançamentos! Livros Casos e Causos e A poesia invadiu a biblioteca

O Liceu de Quixeramobim realizou na noite de ontem dia 03 de Dezembro, um grande evento para o lançamento dos livros "Casos e Causos" - Um encontro da cultura popular - 3ª Edição e do Livro de poesias "A poesia invadiu a biblioteca", obras dos alunos autores e professores colaboradores desses projetos.
No evento houve a leitura de uma das histórias do livro "Casos e Causos", a obra é composta por 25 contos dos alunos do Liceu, baseados em entrevistas feitas com pessoas da comunidade de Quixeramobim e resgata histórias do folclore do nosso povo. Vale salientar que este ano houve a participação dos alunos e professores dos Pólos de Belém, Nenelândia e Berilândia, os alunos também participaram das ilustrações que compõem o livro. O projeto do Livro "Casos e Causos" é coordenado pelos Professores do Lei, com a colaboração dos professores de Língua Portuguesa. Também houve a leitura de uma das poesias do livro "A poesia invadiu a biblioteca", este projeto foi o vencedor da VII Feira de Ciência e Cultura do Liceu de Quixeramobim e participou da Feira Regional da 12ª Crede e é coordenado pelos professores do Centro de Multimeios.
Tivemos também apresentação do Projeto "Teatro em Con-Texto", que encenaram uma peça teatral com o tema sobre Drogas, os atores são alunos do Liceu e coordenados pelo Professor João Paulo Barbosa. Logo após houve uma emocionante apresentação musical dos Professores Sergiane e Monalisa, com a participação da aluna Bruna Felipe que cantaram a música "Eu sei que vou te amar" de Vinícius de Moraes e Tom Jobim e para finalizar a noite a apresentação do projeto "Vozes do Sertão", coral composto também por alunos e professores e coordenado pelo Professor Sergiane e pelo Maestro da banda do município de Quixeramobim, Sr. Fernando Aires. Todos esses projetos são iniciativas do Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado, em parceria com o Programa Ensino Médio Inovador e Jovem de Futuro, do MEC e SEDUC/CE.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

COLETIVO DAS CIÊNCIAS HUMANAS ENCERRA ATIVIDADES COM AVALIAÇÃO DOS ESTUDOS DE FORMAÇÃO





No dia 27 de novembro aconteceu o encontro de avaliação do coletivo das Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim.
Segundo o PCA da área, Neto Camorim, o objetivo desse encontro foi avaliar os estudos desenvolvidos no coletivo, no decorrer do ano letivo de 2013. Essa foi à primeira vez no Estado do Ceará, que os professores das escolas públicas tiveram oportunidades de estudarem coletivamente, depois da ampliação para 1/3 das horas atividades para planejamento. Essa conquista foi um ganho significativo para nos professores. Passamos há ter mais tempo para se dedicar aos estudos e preparar aulas. É um momento importante para socializar idéias e projeto. Destacou o coordenador.
Acompanhe a seguir uma síntese da avaliação dos professores em relação aos estudos de formação.
Aspectos Positivos.
  • Estudo de formação sobre PCNEM, LDB, Gestão em Sala de Aula, avaliação da Aprendizagem, Diretrizes Curriculares do Ensino Médio e Matriz de Referência do ENEM;
  • Convivência com os colegas professores;
  • Discussões sobre o cotidiano da sala de aula;
  • Estudo sobre indisciplina;
  • Oficinas de LIBRAS;
  • Planejamentos Bimestrais realizados no encontro coletivo;
  • Orientações do SIGE;
  • Socialização e trocas de experiências e metodologias entre os professores;
  • Aprofundamentos dos estudos dos temas abordados.
Aspectos Negativos.
  • Ausência de alguns professores nos encontros coletivos semanais;
  • Atrasos freqüentes de alguns professores;
  • Resistências de alguns professores para estudarem os temas apresentados nos encontros;
  • Ausência da coordenação pedagógica nos encontros coletivos da área;
  • Tratamento desigual (pela coordenação pedagógica) em relação a alguns professores que faltam no coletivo por motivos particulares;
  • Não realização de acolhidas motivacionais e reflexivas em todos os encontros;
  • Não pontualidade e assiduidade de alguns professores;
  • Encontros do coletivo durante o período das avaliações bimestrais;
  • A forma como foi decidido à realização do planejamento coletivo.


Compartilhamentos e Sugestões.


  • Realizar estudos sobre metodologias de trabalho em sala de aula;
  • Discutir a forma do planejamento. Sugestão: Na semana de avaliações e intervenções dedicar-se exclusivamente a essas atividades para entregar tudo no tempo previsto;
  • Debate sobre práticas educativas;
  • Continuidade dos estudos coletivos;
  • Presença da coordenação escolar da área no encontro coletivo uma vez por mês, para enriquecer o estudo e ficar integrado as discussões do grupo;
  • Que as acolhidas sejam feitas todos os encontros e casa professor fique responsável a cada encontro para realizar;
  • Socialização das idéias e sugestões de metodologias com o grupo;
  • Realização de mais oficinas de formação na matriz de referência do ENEM;
  • Continuidade dos planejamentos bimestrais durante o encontro coletivo;
  • Estabelecer critérios e que sejam cumpridos, ao remanejarem alunos para outras salas e turnos. Isso atrapalha muito o trabalho em sala de aula e o rendimento escolar, pois ficam salas bem numerosas em alguns turnos;
  • Tratamento igualitário aos professores em relação aos horários do coletivo;
  • Continuação das oficinas de Libras;
  • Estudo do Regimento da Escola e Leis da Educação;
  • Colocar o projeto das oficinas de Libras nos recursos disponíveis do “Projeto Jovem de Futuro” para remunerar os professores que irão realizar a formação.


É importante destacar que o coletivo das ciências humanas tomou a decisão de encerrar os estudos de formação no final de novembro, para que os professores tenha mais tempo disponível para atualizarem diários, fazerem correções de provas e registros de notas e entrega na secretaria dos resultados em tempo hábil para evitar atrasos nesta reta final do ano letivo.
Para finalizar o encontro de foi realizado uma breve confraternização com músicas, salgados e refrigerantes.


Neto Camorim- PCA das Ciências Humanas
netocamorim@gmail.com

LICEU DE QUIXERAMOBIM REALIZA TORNEIO DE XADREZ NA EXTENSÃO DO BELÉM



        Nesta quarta feira27 de novembro de 2013, aconteceu, na Extensão do Belém, o primeiro torneio de xadrez 2013, envolvendo alunos do LICEU e daquele ambiente escolar.

            Participaram do evento  9 alunos, entre eles 2 da nossa sede e 7 da referida extensão. O jogo de xadrez é uma atividade muito praticada pelos estudantes da nossa escola e isso é importante,  pois observamos que os educandos que jogam  xadrez estão sempre mostrando melhores resultados nas aulas  e até mesmo no seu comportamento.
  A prática do jogo de xadrez começou  no mês de março desse ano em todas as extensões do Liceu e já temos bons resultados. Queremos fazer no próximo ano um torneio mais amplo onde possamos envolver a sede da escola e as três Extensões, assim nossos discentes poderão mostrar mais suas habilidades e estratégias.
No Belém, a responsável por todo esse sucesso é a professora de Matemática Hyalayanna. 
Na primeira colocação,  ficou Francisco Marcelo de Oliveira Filho  aluno, do 2º ano A(Liceu); no segundo lugar, tivemos Natália Maciel do 2º ano G; terceiro colocado, Iago Rodrigues dos Santos, do 1º ano H; quarta posição foi Denilson da Silva Lima, do 3º ano F; na quinta colocação, Francisco Erisvaldo B. Vieira, do 1º ano H; 6º colocado, Fco Vanderley M. da Silva, do 1º ano H; 7ª posição, Antonio Wellington Ferreira da Silva do 1º ano I e, no oitavo luga,r tivemos Iranildo Oliveira da Silva Júnior.
                           Parabéns aos alunos da Extensão do Belém e da Escola Fco Lôbo!

                                            





Colaboração: Coordenador Escolar Francisco Antonio Albuquerque