terça-feira, 24 de maio de 2011

PROFESSOR DE HISTÓRIA DO LICEU REALIZA AULA DE CAMPO NO CENTRO HISTÓRICO DE QUIXERAMOBIM.





O professor de História Neto Camorim realizou no centro histórico nos dias 24 e 26 de maio aula de campo com as turmas do 2º ano A e B do turmo da manhã do Liceu de Quixeramobim. A referida aula teve como objetivo levar os alunos a conhecerem sua realidade histórica a partir dos conteúdos trabalhados em sala de aula, capitanias hereditárias e governo geral no Brasil Colonial.

Além de conhecerem um pouco mais das origens históricas de Quixeramobim em aspectos mais gerais, o objetivo principal dessa aula, segundo o professor, foi oportunizar os alunos visitarem as márgens do rio Quixeramobim, onde originou-se o povoamento da vila de Santo Antonio de Boqueirão, a partir da doação da sesmaria ao Capitão Antonio Dias Ferreira.

Na referida aula, foi explicado o que era sesmaria e o papel do capitão donatário no processo de ocupação no interior do Ceará, bem como o surgimento da pecuária e a expulsão dos índios que não aceitavam a dominação portuguesa no sertão.

Para melhor fundamentar a aula os alunos visitaram a Casa de Câmara e Cadeia, Casa Paroquial, onde antes era os antigos currais de gado e a Igreja Matriz de Santo Antonio, simbolo maior, que representa a construção da vila e depois cidade de Quixeramobim. Cabe ressaltar que para receber as sesmarias no Brasil Colonial, era necessário atender alguns critérios como: possuir escravos, ter muito gado, ser católico e construir capela, hoje Igreja Matriz. Isso significava ser considerado “homens bons”, segundo definição do Conselho Ultramarino, responsável pela distribuição das sesmarias. Será? Com essa reflexão foi concluída a aula de campo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Huuuuuuuuuum..Muito Interessante !
Liceu é um colégio muito bonito =)
http://jessikacrazynha2.blogspot.com/

Bjs ♥