terça-feira, 31 de maio de 2011
ficinas SPE - Turno da tarde.
terça-feira, 24 de maio de 2011
PROFESSOR DE HISTÓRIA DO LICEU REALIZA AULA DE CAMPO NO CENTRO HISTÓRICO DE QUIXERAMOBIM.
O professor de História Neto Camorim realizou no centro histórico nos dias 24 e 26 de maio aula de campo com as turmas do 2º ano A e B do turmo da manhã do Liceu de Quixeramobim. A referida aula teve como objetivo levar os alunos a conhecerem sua realidade histórica a partir dos conteúdos trabalhados em sala de aula, capitanias hereditárias e governo geral no Brasil Colonial.
Além de conhecerem um pouco mais das origens históricas de Quixeramobim em aspectos mais gerais, o objetivo principal dessa aula, segundo o professor, foi oportunizar os alunos visitarem as márgens do rio Quixeramobim, onde originou-se o povoamento da vila de Santo Antonio de Boqueirão, a partir da doação da sesmaria ao Capitão Antonio Dias Ferreira.
Na referida aula, foi explicado o que era sesmaria e o papel do capitão donatário no processo de ocupação no interior do Ceará, bem como o surgimento da pecuária e a expulsão dos índios que não aceitavam a dominação portuguesa no sertão.
Para melhor fundamentar a aula os alunos visitaram a Casa de Câmara e Cadeia, Casa Paroquial, onde antes era os antigos currais de gado e a Igreja Matriz de Santo Antonio, simbolo maior, que representa a construção da vila e depois cidade de Quixeramobim. Cabe ressaltar que para receber as sesmarias no Brasil Colonial, era necessário atender alguns critérios como: possuir escravos, ter muito gado, ser católico e construir capela, hoje Igreja Matriz. Isso significava ser considerado “homens bons”, segundo definição do Conselho Ultramarino, responsável pela distribuição das sesmarias. Será? Com essa reflexão foi concluída a aula de campo.
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Ação do LEI - ENEM 2011
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Aluno Integrado - Curso: Qualificação em Tecnologia Digital
Este curso é gratuito e será ofertado na modalidade a distância, pela internet, com carga horária de 180 horas e certificado pela Universidade Federal de Goiás. O ambiente virtual de aprendizagem utilizado para este curso será o e-Proinfo.
O curso permitirá que os alunos aprovados tenham condições de apoiar os professores na utilização dos laboratórios de informática em suas escolas, além de preparar os alunos para o mercado de trabalho. Com o curso esses alunos podem candidatar-se a vagas em empresas de tecnologias ou trabalhar de forma autônoma com configuração e montagem de computadores.
O curso Qualificação em Tecnologia Digital está organizado em quatro módulos: Introdutório, Hardware, Sistemas Operacionais e Manutenção de Computadores, totalizando uma carga horária de 180 horas.
Módulo 2 - Hardware (60 horas): Aborda os conceitos e fundamentos relacionados a alguns modelos de computadores modernos e seus principais componentes e processos. Este módulo é composto pelas unidades: Introdução ao Hardware, Processador, Memória RAM, Componentes Gráficos e Barramentos.
Módulo 4 - Manutenção de computadores (40 horas): Oferece uma discussão a respeito dos procedimentos e posturas preventivas como uma das estratégias para manutenção de computadores. As unidades deste módulo são: Adote uma postura preventiva, Upgrade de componentes, Resolução de problemas de hardware e Erros típicos de montagem.
Cronograma do Curso
- 03/05/2011 a 20/05/2011 - Pré-inscrição dos alunos interessados em realizar o curso.
- 05/06/2011 - Resultado dos alunos selecionados para fazer o curso.
- 05/06/2011 a 05/07/2011 - Matrícula dos alunos selecionados no ambiente do curso.
- 01/08/2011 a 30/11/2011 - Período do curso.
Curso Elaboração de Projetos E-Proinfo
Todos estão empenhados na realização desta formação que tem como foco desenvolver atividades que integrem as dimensões teóricas, metodológicas e práticas para que os professores possam:
- Identificar as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos de sala de aula;
- Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico (conceito histórico, projetos em educação e integração de tecnologias ao desenvolvimento de projetos);
- Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC;
- Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC).
O término do curso está previsto para o mês de Junho.