quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Aula Interdisciplinar







Neste mês de Setembro está sendo realizada aula interdisciplinar de filosofia e matemática, ministrada pelos professores destas disciplinas, os alunos estão aprendendo sobre o filósofo e matemático Pitágoras, onde os mesmos puderam perceber a importância deste estudioso para o cotidiano, de forma lúdica e criativa, com apresentação de slides, vídeos e música. Ao fazerem uma avaliação de supracitada aula os alunos afirmaram que foi prazeirosa e interessante com aprendizado satisfatório.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

3º ENCONTRO DO PACTO ANALISA INDICADORES EDUCACIONAIS DO ENSINO MÉDIO

O 3º encontro de formação do Pacto Pelo Fortalecimento do Ensino Médio com os professores do Liceu de Quixeramobim realizado no dia 27 de agosto, analisou alguns indicadores educacionais do Ensino Médio no Ceará.
Inicialmente, o orientador de estudo Neto Camorim, apresentou um vídeo “The Wall- Pink Floyd”, para motivar as discussões do tema gerador do encontro a partir das seguintes questões após o vídeo: qual a situação dos indicadores educacionais relativos ao ensino médio na minha escola? Em seguida os professores discutiram sobre essa questão relacionado-a com o vídeo apresentado.
Após esse momento introdutório foi apresentado slides sobre os indicadores educacionais no Ceará e avaliação dos mesmos, além do panorama do ensino médio no nosso Estado.
Na segunda parte do encontro, foram feitas algumas análises de alguns indicadores das escolas da própria CREDE 12, porém as mesmas não foram identificadas. Divididos em grupos e com funções especificas, de acordo com o princípio da aprendizagem cooperativa, cada um recebeu um material com um indicador no qual em 10 minutos os professores refletiram o seguinte questionamento: o que eu, na minha prática docente posso fazer para mudar/melhorar esse indicador?
Após essa primeira etapa da atividade, os professores se dirigiram para o “grupo de especialistas”, composto por todos aqueles que receberam o mesmo indicador. A meta desse grupo foi analisar mais profundamente o indicador e responderem juntos ao questionamento: o que a minha escola deve fazer para mudar/melhorar esse indicador? Ao responder tal questionamento os professores foram preliminarmente construindo um plano de ação na perspectiva de cada indicador trabalhado no encontro, que foram: Resultados do ENEM, SPAECE, aprovação, reprovação e abandono nas escolas do ensino médio no Ceará.
Posteriormente, os “especialistas” retornaram para seus grupos de base e cada integrante apresentou o seu plano de ação. Em seguida, o orientador de estudo organizou uma plenária para que cada grupo falasse dos indicadores analisados por eles.
Para finalizar o encontro o orientador de estudo fez suas considerações finais e deixou para atividade para os professores realizarem uma consulta aos indicadores da escola do rendimento 2º período de 2014. Após a consulta a esses resultados fazerem a seguinte reflexão: eu tenho levado em consideração esses indicadores no meu fazer docente? Se não esses, mas quais? Ou eles funcionam apenas como um documento impresso guardado no fundo da minha gaveta ou armário? Essas reflexões deverão ser partilhadas pelo grupo no próximo encontro.
Neto Camorim- Orientador de Estudo do Pacto do Ensino Médio e PCA do Liceu de Quixeramobim.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

PROJETO NOTÍCIA EM FOCO VISITA SISTEMA VERDES





 
O Projeto "Notícia em Foco", desenvolvido pelo Liceu de Quixeramobim e PROEMI/JF, visitou, as instalações do Sistema Verdes Mares de Comunicação, na cidade de Fortaleza.
Os alunos visitantes, vencedores do melhor jornal da escola, acompanhados de gestores, professores e funcionários puderam presenciar a confecção industrial de um jornal, além da gravação de programas da TV Verdes Mares e TV Diário. Além disso, foram recebidos nos estúdios de FM do sistema de comunicação, onde puderam conversar com os jornalistas que estavam apresentando seus programas.
A viagem foi extremamente enriquecedora, pois nela os alunos tiveram vivências educativas das mais variadas!

terça-feira, 2 de setembro de 2014

2º ENCONTRO DO PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO REALIZA A OFICINA HISTÓRIA DE VIDA







Nos dias 19 e 20 de agosto o Liceu de Quixeramobim realizou o 2º encontro do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio com seus professores. Nesse encontro, foi trabalhada a proposta de aprendizagem cooperativa com a realização da oficina “história de vida”.
Na acolhida foi apresentado o vídeo do PRECE, no qual explica a história e a proposta do grupo que surgiu em Pentecoste-CE visando estudar a metodologia da aprendizagem cooperativa, destacando a trajetória de alguns jovens de comunidades rurais do interior do Ceará que através do PRECE chegaram a universidade e fizeram um curso superior. Tendo como metas o desenvolvimento do protagonismo juvenil, da cooperação e da solidariedade.
Em seguida teve apresentação de slides com detalhamento e explicação da oficina “história de vida”. Além da exibição do trecho do filme “os vingadores”; um vídeo, TV Verdes Mares, mostrando a história do Milton Sousa, ex-aluno do PRECE que hoje tem graduação em agronomia pela UFC.
No segundo momento, os professores foram distribuídos em 03 grupos para que realizassem a contação de suas histórias de vida, no momento, foram partilhadas na plenária por todos os participantes contando a história de vida do colega que relatou em 01 minuto. Depois os professores retornaram para seus grupos de base, e fizeram uma avaliação do trabalho realizado, seguindo um roteiro específico entregue aos professores pelo orientador de estudo.
Para concluir o encontro, cada participante recebeu um instrumental com questionamentos para refletir sobre o impacto que esta oficina poderá gerar no processo de ensino aprendizagem. O resultado desses questionamentos será discutido numa roda de conversa sobre a importância de conhecer a história de vida para a aprendizagem.
Neto Camorim- PCA das Ciências Humanas e Orientador do Pacto do Ensino Médio do Liceu de Quixeramobim.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Alunos participam de palestra de Prevenção as Drogas com Cantor Católico Marcelão Di


O Projeto DIRETOR DE TURMA em parceria com a Pastoral da Sobriedade de Quixeramobim, promoveu nesta sexta-feira, dia 22 de Agosto, para as turmas de 1º Ano, uma palestra de PREVENÇÃO AS DROGAS. A convite da Professora Leidinara Freitas, os alunos assistiram o testemunho do Cantor Católico Marcelão DI e puderam conhecer a realidade da dependência química, os perigos e consequências do uso de drogas e também a importância da escola, da família e de Deus nas vidas dos jovens.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

ALUNOS SE PREPARAM PARA O ENEM COM O SITE DESCOMPLICA


Através do cadastro no Portal Rumo à Universidade, os alunos do Liceu de Quixeramobim podem acessar o site Descomplica, que fornece diversos recursos para se preparar para o ENEM. São vídeo aulas, materiais para correção de redação e outros instrumentos valiosos para que nossos estudantes tenham sucesso nessa importante prova, a qual proporciona acesso ao ensino superior. Os alunos estão, na semana de 18 a 22 de Agosto de 2014 realizando seu cadastro nos Laboratórios Escolares de Informática de nossa escola.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Estudar para o ENEM vai ficar mais fácil e divertido.


Em uma ação gratuita para os alunos da Rede Pública do Ceará, os estudantes terão acesso a mais de 6 mil vídeos e aulas ao vivo, duas vezes ao dia. É que pelo segundo ano consecultivo o Governo do Estado, através da Secretaria da Educação do Ceará, firma parceria com o Descomplica, com isso possibilita novas estratégias de estudo e aprendizagem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Através da iniciativa é esperado uma melhor compreensão do conteúdo para os alunos e para os professores um apoio no preparo das aulas. Para participar é necessário acessar: www.rumoauniversidade.seduc.ce.gov.br/

Os interessados devem entrar com seu e-mail e senha de acesso ao portal. Caso não tenha, deverá cadastrar-se gratuitamente utilizando sua matrícula e senha do aluno online SEDUC CE. Se não lembrar da sua matrícula e senha, procure a Diretoria da sua escola. Por fim, clique na área do Descomplica à direita e aprenda se divertindo!
Corre lá e aproveita.

Sobre o Descomplica:

O Descomplica é um site que oferece mais de 3.500 aulas pré-gravadas, aulas ao vivo, monitoria, correção de redações, questionários com gabarito em tempo real e um fórum de perguntas e respostas com mais de 7,5 mil questões respondidas para alunos em fase pré-vestibular.

Mais informações:
Rumo à Universidade
Assessoria do ENEM no Gabinete: 3101.2693
Assessoria de Comunicação da SEDUC
imprensa@seduc.ce.gov.br

LICEU DE QUIXERAMOBIM INICIA FORMAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO


O Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado deu início nos dias 12 e 13 de agosto a formação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio com seus professores e coordenadores escolares.
O Pacto é um instrumento institucional firmado entre o Ministério da Educação e as secretarias estaduais de educação, que estabelece o compromisso com a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio público, nas áreas rurais e urbanas, em consonância com a Lei nº 9.394, de 1996, e comas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, instituída na Resolução CNE/CEB nº 02, de 30 de janeiro de 2012.
O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio tem os seguintes objetivos:
  • Contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores e coordenadores pedagógicos no ensino médio;
  • Promover a valorização pela formação dos professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio;
  • Rediscutir e atualizar as práticas docentes em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM);
  • Consolidar e escola com espaço privilegiado dos processos de formação continuada dos professores.
No Ceará o Pacto, será coordenado pela Universidade Federal do Ceará e pela Secretaria da Educação Básica, com coordenação adjunta da UECE, URCA, UVA, IFCE, UFCA e UNILAB, irá atender mais de 18 mil professores e todas as escolas de ensino médio da rede pública estadual, e articulando a capacitação de aproximadamente 1500 professores orientadores de estudo e de 45 professores formadores regionais.
Nestes primeiros encontros da primeira semana, os Orientadores de Estudos do Liceu, Vanessa Lemos e Neto Camorim, após os ajustes necessários para iniciar a formação, definiram que os encontros presenciais com os professores no chão da escola acontecerão às terças e quartas feiras.
Neste primeiro encontro a pauta foi à apresentação da proposta do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Inicialmente foi realizada acolhida dos professores pelo Orientador de Estudo com a música “Quase Nada” - Zeca Baleiro. Em seguida teve a fala Diretor do Liceu de Quixeramobim, Francisco Roberto de Carvalho. Posteriormente os professores foram motivados a preencher a mandala “A Roda da Vida: Saber cuidar”, conexão consigo mesmo, conexão com o outro e conexão com a totalidade. E, em seguida aconteceu um momento de compartilhamento e conversa coletiva.
No segundo momento foi exibido o vídeo do Ministro da Educação na época, Aloizio Mercadante, na ocasião do lançamento do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio em 25 de novembro de 2013. Depois teve a apresentação de slides sobre a execução do Pacto no Ceará. Em seguida um momento de discussões e esclarecimentos sobre o funcionamento do pacto.
Na terceira parte do encontro foi realizado um estudo em grupo, onde os professores fizeram um levantamento das expectativas da formação do pacto na escola. Depois teve a socialização das expectativas da formação em plenária pelos relatores de cada grupo.
Para finalizar foi exibido o vídeo “O sapinho” para os professores levarem como reflexão desse primeiro encontro, juntamente com a avaliação no qual irão produzir um comentário sobre quais as suas expectativas sobre o pacto ser realizado no chão de escola. Tais reflexões devem ser enviadas para o orientador de estudo até o dia 19 de agosto, para uma breve discussão das mesmas no próximo encontro.
Neto Camorim- PCA de Ciências Humanas e Orientador de Estudo do Pacto Nacional para Fortalecimento do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim.
netocamorim@gmail.com

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Liceu participa de encontro com professores do site DESCOMPLICA


O Liceu de Quixeramobim participou de um encontro na CREDE 12 em Quixadá - CE, nesta última quarta-feira dia 13 de Agosto, com os professores do site DESCOMPLICA Renato Pelizzari, Dyego Feitosa e Rafael Cunha, acompanhados também da Assessora Técnica da SEDUC Aila Mag. 
O evento ocorreu de forma bem descontraída, característica dos professores do Descomplica. Estavam presentes o professor de Redação Rafael Cunha que iniciou a apresentação do site. Em seguida tivemos a fala do professor de História Renato Pelizzari. Para finalizar o professor de Matemática, único cearense da equipe, fez uma excelente palestra motivacional, a qual merecia ter sido gravada para que todos nossos alunos pudessem assitir. O assunto principal era ter um objetivo na vida a ser atingido, planejar o futuro. 
Representando a nossa escola participaram a Coordenadora Pedagógica Patrícia Vasconcelos, a Professora Regente do LEI Alba Marília e a aluna Rebeca Farias. Houve a participação de alunos e educadores de toda a CREDE 12. Na oportunidade, os ilustres convidados motivaram os educandos com orientações no acesso ao portal Rumo a Universidade e ao site do DESCOMPLICA.
O Governo do Estado do Ceará presenteia a todos como acesso gratuito em todo o site, que busca auxiliar alunos e alunas para que estes possam ter êxito no ENEM e Vestibulares. Graças a uma parceria junto a SEDUC-CE, nossos alunos têm acesso livre à aulas pré-gravadas, aulas ao vivo, monitorias online e correção de redação por meio do Portal Rumo à Universidade.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Multimeios em Ação!







Nessa terça-feira, 12 de agosto, dia do estudante, houve um momento importante relacionado com a Área de Linguagens de Códigos e suas Tecnologias. Sob a orientação da professora Mayara, os alunos do 2º F, tarde, tiveram uma aula de Português, estudo de texto, onde predominou a leitura dirigida individual com sua respectiva interpretação.