A politica apresenta-se hoje
como arte de governar
de atuar na vida pública
sem medo de errar
precisam supri nossas necessidades
e a gente não enganar
Se no poder de nosso país
não existisse tanta corrupção
o indício da pobreza
não seria uma decepção,
parte dessa culpa é o mau
investimento na educação
Precisamos nos aproximar
e acabar com a desigualdade
a politica desse pais é a nossa realidade
ela não é bem melhor porque escondemos a verdade.
A politica é agente que faz
e ela precisa de muita atenção
se não conseguimos compreender isso
não acabamos com a corrupção
precisamos de ajuda
mas de nossa parte não há reação.
Daniela Paiva dos Anjos 2 ano “D” Tarde
Professor Neto Camorim.
A Politica e Suas Questões
No mundo em que vivemos ainda existem pessoas ignorantes em relação a politica tendo-a apenas uma ação do estado, ou a ação dos políticos. Dessa forma, esquecem seu verdadeiro significado.
Na realidade, ao contrario do que as pessoas pensam ou pode parecer, o termo politica tem um sentido mas além, pois não diz o respeito somente aos políticos, mas a todos os cidadãos, e por incrível que pareça ela faz parte da nossa vida estando assim presente no trabalho, na escola nas ruas etc.
Infelizmente as pessoas estão vivendo muito acomodados com o pouco, já não se preocupam com o seu futuro entregando-o nas mãos dos políticos. Acreditam que tudo vai bem esquecendo assim de se portar como verdadeiro cidadão diante da sociedade, não valorizando sua capacidade de decisão e usando-a na maioria das vezes de maneira inadequada, fútil e leviana.
Vivemos num mundo onde a indiferença, a insegurança e o medo refletem constantemente nos olhos daqueles que são vitimas da desigualdade social, do abandono do desprezo. Essa ainda é a nossa realidade, quantos são esquecidos pelas autoridades, e por aqueles que exerce maior poder ?Essa causa deve ser a nossa bandeira, devemos sair desse comodismo , erguer nossas olhos diante de tudo que está acontecendo e não nos ver como impotentes mas sim como pessoas que são capazes e podem mudar o rumo da historia, cumprindo com os seus deveres e exigindo os seus direitos. Está na hora de lutarmos por uma sociedade mais justa, sociedade essa em que os pobres também tenham direito.
Bem sei eu que uma pessoa só , não pode mudar esta realidade ,mas se todos se conscientizarem iremos viver num mundo melhor. Cabe a cada um de nós enquanto cidadãos nos envolver mais na política , fazer, reivindicar, criticar quando necessário ,o que não podemos fazer é ficar calado diante de tudo o que tem acontecido.
Ana Mara Saldanha de Souza
2 Ano ''D''tarde
Professor Neto Camorim.
Política e Cidadania
O exercício da política em nosso país está cada vez mais difícil, isso por que a população não faz valer os seus direitos. Muitas pessoas dizem que detesta política e que não quer saber de da mesma, essas pessoas são as que podemos chamar de analfabeto político pelo fato delas acharem que os atos políticos não interferem nas suas vidas, como sabemos esses atos interferem diretamente na vida de toda a população.
Hoje é cada vez mais difícil achar um político honesto e que cumpra as promessas que fez quando era apenas um candidato. O problema desses políticos é quem os colocou lá.
Para mudar um pouco a política não só em nosso país , mas também no mundo , é preciso que a população também participe nas decisões políticas , pra fazer isso não é obrigado as pessoas gostarem de política basta elas gostarem de ter direitos dentro da sociedade.
Francisca Edna Oliveira da Silva – 2º B Tarde
Professor- Neto Camorim.