segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Aluno é destaque e fica em 2º Lugar na Copa de Xadrez da AABB



LICEU DE QUIXERAMOBIM REALIZA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.




Com uma programação constituída de exibições de filme e documentários em sala de aula, produções textuais e apresentações culturais envolvendo alunos e convidados, o Liceu de Quixeramobim realizou de 16 a 20 de novembro a Semana da Consciência Negra. Atividade do calendário escolar dentro das ações do projeto “Gente não tem cor”.
No dia 20 de novembro foi realizado nos turnos manhã/tarde e noite, durante o horário dos intervalos, apresentações culturais retratando a cultura e beleza negra. Atividade coordenada pelo professor Ailton Brasil e com a participação dos alunos e artistas convidados como Cláudio Geléia que durante uma semana realizou ensaios com os alunos da escola e o músico e produtor cultural Ari que no período da manhã fez uma bela apresentação tocando blue e jazz, intercalando com outros ritmos regionais.
Segundo o coordenador escolar Francisco Antonio Albuquerque é atividade como essas que de fato pode integrar mais os alunos a escola. Além de ao mesmo tempo, está integrando o currículo, como propõe as diretrizes nacionais do Ensino Médio.
Para o professor de história Neto Camorim, a cultura afro-brasileira precisa ter mais visibilidade no currículo escolar. Sabemos da dificuldade de trabalhar esse tema, numa sociedade que ainda persiste não debater seriamente o racismo e o preconceito continuando escondido em nossas ações preconceituosas e que permanecem veladas. Tal prática se reproduz na maioria das vezes na própria escola, local que deveria ter outra visão. Mas aos poucos tenho percebido que é possível mudas. Principalmente depois da Lei 10.639/2003, que mesmo de maneira lenta diante da urgência que o tema necessita, tem contribuído para ampliar esse debate nas escolas. E com o empenho e compromisso daqueles que querem uma sociedade menos racista e mais democrática, construiremos uma escola melhor, e que valorize a cultura negra e seus saberes diversos.
A opressão histórica do povo negro com as marcas da escravidão deve ser superada pelos seus exemplos de resistência nos mais variados espaços onde ele atuou e ainda atua na sociedade, muitas vezes no anonimato e na exclusão. Os exemplos dos nossos heróis negros precisam ser conhecidos pelos nossos jovens, para se construir uma nova história com mais igualdade racial e justiça social. Viva Zumbi dos Palmares! Destacou Neto Camorim
A todos os professores e apoiadores que colaboraram com a realização do evento o nosso muito obrigado. É assim que iremos construir uma sociedade que valorize suas matrizes culturais. E a afro-brasileira precisa ser estudada para que de fato possamos valorizar a nossa mistura africana uma das mais importantes contribuições de nossa identidade cultural, ainda tão discriminada.
Muito Axé a todos (as)!

Neto Camorim – Professor de história do Liceu e integrante do setorial negros e negras de Quixeramobim.

Produção de Textos de alunos



O LEGADO DA ESCRAVIDÃO E O PRECONCEITO CONTRA NEGROS NO BRASIL
No Brasil o preconceito contra os negros ainda é bastante comum. Uma parcela da sociedade insiste em manter certa indiferença com os negros fazendo com que eles sejam submissos aos brancos, numa nação de miscigenados.
Há muitos anos o negro vem lutando pela igualdade, para acabar as marcas da escravidão e serem efetivamente libertos. Isso não tem sido tarefa fácil, num país como o nosso, que mantém as práticas da escravidão e da exclusão social, mesmo depois de quase 130 anos de abolida a escravidão.
A abolição aconteceu, mas as pessoas continuam tratando o negro como escravo, ou algo parecido, obrigando-os a trabalhar ganhando pouco e trabalhando muito; as mulheres negras em muitos casos ocupam apenas trabalho de domésticas, são humilhadas e até abusadas sexualmente pelos seus patrões, além das agressões sofridas e não denunciadas por medo de repressão.
Ainda existe um grande índice de preconceito contra os negros. Todos os dias são registrados vários casos de agressão, não só fisicamente, mas também moralmente e em alguns casos espancados, e até mortos. São ofendidos com palavras, tratados como um objeto. Portanto, não se tem respeito. Muitos acham que o negro não pode ter um bom emprego, ocupar um cargo de destaque. Dizem até, muitas vezes em forma de “brincadeiras”, não assumindo seu preconceito velado, que emprego para negro é só limpando chão, serviços domésticos ou outras funções de baixa remuneração que acabam perpetuando as desigualdades sociais.
Nos dias de hoje não deveria mais existir distinção de raça, cor ou religião. Todos deveriam ser tratados com igualdade e respeito, pois todos são iguais, apesar de que alguns ainda insistem para que a desigualdade continue. Precisamos mudar isso!
Iara Pinheiro Maciel Barbosa – Aluna do 3º ano D


A perpetuação do preconceito racial no Brasil
Os antropólogos jamais imaginaram que o século XXI traria tantas contradições para a população negra brasileira. Justamente estes, que sempre foram os marginalizados e ainda vivem o drama da cor da pele tida como inferior.
Não seria exagero afirmar que o Brasil tem uma dívida histórica com sua população e essa inadimplência desumana é a causa das desgraças de milhares de pessoas que aqui habitam. Digo habitam, porque se sentem estrangeiros dentro da própria pátria.
Que loucura! Como pode um país tão miscigenado e cheio de diferenças culturais como o nosso, existir preconceito de cor? Creio que esse absurdo seja uma herança europeia absurda, que o nosso complexo de estrangeirismo insiste em copiar.
Justificar a perpetuação do preconceito só através da cor da pele é uma da ideia falsa. Sabemos que o problema está na concentração das riquezas nacionais nas mãos de pequenos grupos de pessoas que historicamente sempre exerceram o controle do estado brasileiro. A marginalização do negro na sociedade só existe porque estes estão excluídos das pautas das políticas de distribuição de renda e empobrecidos no meio de tantas riquezas por ele produzidas e não usufruídas.
Então, quando afirmamos que o preconceito é de cor, não estamos levando em consideração a negação dos direitos sociais e civis fundamentais. A cor é usada apenas para justificar o injustificável.
A antropologia social se esquece de ver a pobreza dos negros como “produto” da ganância e da exploração dos senhores de engenho. Entretanto, resolveram justificar através da cor, e assim a ideia dissemina-se, fazendo parecer que “fulano” só é marginalizado porque é negro. E sabemos que não é bem assim. Há vários outros fatores.
Lamentavelmente esse discurso ideológico insiste em se propagar. Nélson Mandela disse que “ninguém nasce racista, torna-se racista”. Ou seja, o preconceito será passado oralmente pelos paupérrimos seres que se dizem superior.
Agora imaginemos. Se fosse comum um negro ser detentor do grande capital ele seria subjugado? Claro que não. O problema surge porque estes foram sugados desde sua gênese, envenenados com o imperialismo selvagem, reféns dos navios negreiros. Em suma, uma moeda descartável.
Portanto, como dizer que são racionais aqueles que ainda tratam os seres humanos como insetos? Julgam-se superiores na própria fraqueza de tanto quererem ser os melhores. Sinceramente, tenho muitas incertezas neste século dito pós-moderno. No entanto, permanecem com a mesma mentalidade do período escravocrata. Com uma visão de mundo até pior do que no período paleolítico. Pois, não se tem nenhum relato que o homem da caverna fosse racista. Se é que tivessem noção de cor da pele, isso só surgiu como justificativa racista depois do chamado “mundo civilizado” pelo homem europeu para dominar os povos no mundo africano e em suas colônias.
Ruth dos Santos – Aluna do 3º Ano B


Poema - Consciência Negra!
Eles querem que alguém que vem
De onde viemos
Seja mais humilde
Nunca se revide
Finja que esqueceu
A coisa toda- Emicida
Olhares, desconfiança
De quem nunca viu
São ares, de violência
Da dor que nunca sentiu
Somos da África, continente
Da pele negra, e o sorriso contente
Como nunca se viu
Da música que você dança
Do batuque, da cultura, do Mandela
Que a base conhecimento
Porque ninguém nasce racista
Somos nós que educamos nossas crianças
Crescemos aprendendo isso
Com estereótipos, que a cor negra é ruim
Lutamos numa guerra, que morreremos
E não veremos o fim
E não confunda luta com briga
Porque, a briga sempre acaba ali
E a luta é pra vida toda
Somos a magia negra e não é nada de obscuro
Somos a inteligência de Martin
E a resistência de Malcom X
De seu Jorge a Racionais
2pac a sabotatage
Zumbi a Afrika Bambaataa
Bezerra da Silva, Gilberto Gil
E milhares a mais
Que a maioria morreram
E nos deixaram esperança e um tanto de paz
E não se assuste com a cor da minha pela branca
Pois a magia negra entrou no meu coração
E quem não tem sangue de negro nas veias
Consequentemente, terá nas mãos.

Gerson Saldanha – Aluno do 3º Ano B


quinta-feira, 19 de novembro de 2015

CONCLUSÃO DO PROJETO ESPORTE: APRENDER E VIVER 2015







No dia 14 de Novembro de 2015, ocorreu o encerramento do Projeto Esporte: Aprender e Viver, com o campeonato de atletismo e a final do futebol de salão masculino. O projeto é uma iniciativa dos gestores da escola e dos professores de Educação Física e envolve todos os alunos.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Parceria na educação: Liceu e EEF Virgílio Távora





Na manhã desta quarta, 11 de novembro, tivemos a presença da EEF Virgílio Távora, pertencente à rede municipal com suas turmas de 9º's anos. Os alunos tiveram aulas de preparação e alinhamento na busca de melhores resultados em suas atividades estudantis e avaliativas. O evento é uma parceria em prol de uma educação melhor de nossos estudantes. Professores e estudantes foram recepcionados pelo núcleo gestor do Liceu Alfredo Almeida Machado, o qual mostrou aos alunos os recursos de nossa escola, já que muitos serão nossos futuros estudantes. Estiveram  os professores, Lenildo, João Paulo e a diretora daquela escola, Professora Valdirene.

Feira de Ciências e Arte - FELICIARTE NENELÂNDIA













No dia 05 de Novembro de 2015, ocorreu a Feira de Ciências e Arte de Nenelândia, extensão rural ligada ao Liceu de Quixeramobim. O núcleo gestor da escola, composto pelo diretor Betinho e os coordenadores Ivonildo, Maninha, Patrícia e Francisco Antônio prestigiaram o evento, o qual apresentou várias mostras nas áreas de ciências e artes. Parabenizamos a todos os envolvidos na pessoa da coordenadora da extensão, professora Idalina.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Liceu de Quixeramobim é campeão da Copa UNOPAR 2015


O time de futsal do Liceu de Quixeramobim, sagrou-se campeão na última sexta-feira, 10 de novembro, no Ginásio da AABB, da Copa UNOPAR 2015, organizada pelos professores e alunos da Faculdade UNOPAR do Polo de Quixeramobim. O time foi campeão com uma vitória de 5 x 1 sobre o time da Escola Dr. Joaquim Fernandes. A equipe foi brilhantemente dirigida pelos professores Matheus Albuquerque e José Bernardo de ALmeida, o Neném.