quarta-feira, 30 de setembro de 2015

SuperAção 2015 - Palestra educativa e apresentação cultural




No SuperAção de 2015, no dia 30 de Setembro, tivemos uma importante palestra sobre o uso racional da água e a apresentação de uma peça teatral sobre o mesmo tema, ação do Projeto "Água: direito de ter; dever de cuidar".

Superação 2015








 
 Ocorreu nesta manhã em nossa escola o SuperAção 2015. Esta ação faz parte do Projeto Jovem de Futuro, desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação, Secretaria de Educação do Estado do Ceará e Instituto Unibanco.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

I Semana da Matemática









Continua, na tarde desta segunda-feira, 28 de setembro de 2015, eventos educativos referentes à I Semana da Matemática em nossa escola. Os alunos tiveram contato com a matemática através de diversos jogos, inclusive o de xadrez. Nossa escola recebeu a participação intensa de outros alunos de outras escolas: Escola Agrícola de Ensino Fundamental Deputado Leorne Belém e Escola de Ensino Fundamental Maria Pimenta.

I Semana da Matemática









sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Liceu comemora a Semana do Surdo


Hoje foi comemorado em nossa escola: A Semana do Surdo, de 21 a 26 de setembro. Com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre a deficiência auditiva, com a propagação de mais informações sobre a surdez. 
Na ocasião foi exibido um vídeo com uma mensagem da Sra. Aldenora Machado - Presidente da SOBAM - Sociedade Beneficente Ana Almeida Machado, que presta relevantes serviços aos quixeramobinenses e destaca-se por ser a única instituição a ofertar de graça a inclusão da comunidade na Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Proporcionando assim a inclusão social em nosso município. 
A Professora Monica Fontenele também prestou sua homenagem aos ex-alunos e alunos surdos de nossa escola. Logo após, houve a apresentação da Música- Paz, usando a Lingua Brasileira de Sinais, por alunos e professores e depois a distribuição de presentes, aos alunos surdos de nossa instituição de ensino.
O Setembro Azul é uma campanha de valorização do Povo Surdo. A liderança Surda no Brasil tem feito anualmente uma mobilização nacional em defesa das escolas bilíngües para surdos.
No Brasil comemora, em 26 de setembro, o Dia Nacional dos Surdos. A data foi criada pela Lei nº 11.796/2008, como forma de reflexão sobre a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade brasileira e questionar se elas estão tendo seus direitos respeitados.
Uma das melhores formas de incluir os surdos na sociedade é tornando possível a comunicação deles com as demais pessoas. Para isso, existe a Língua Brasileira de Sinais (Libras). É principalmente por meio dela e também da leitura labial que os surdos podem entender o que é dito ao seu redor.
O Decreto 5.626/2005 torna obrigatórios o ensino da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de formação de professores e a educação bilíngue nas escolas onde estejam matriculados alunos com deficiência auditiva. Ele também obriga os órgãos públicos a terem intérpretes de Libras para facilitar o atendimento aos cidadãos surdos.