sexta-feira, 28 de agosto de 2015

LICEU PREPARA SEUS ALUNOS PARA O ENEM 2015

Em preparação para essa importante etapa na vida de nossos estudantes, nossa escola está oferecendo aulas preparatórias, aos sábados, cujo público alvo são os alunos dos 2ºs e 3ºs anos. Essa é uma importante iniciativa do Liceu, a qual conta com a valiosa contribuição de seus professores. Convidamos os nossos candidatos ao ENEM a não faltarem a essa importante iniciativa para o seu futuro!




JOGOS MATEMÁTICOS MOVIMENTAM A ESCOLA





As atividades fazem parte da parceria entre o Liceu Estadual Alfredo Almeida Machado e o PIBID, na ação CONSTRUINDO E APRENDENDO MATEMÁTICA, a qual integra o Projeto Jovem de Futuro.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Professores LEI




Acompanhamento de turmas por parte dos professores do Laboratório de Informática.

PSE






Aconteceu, nesta quinta-feira, 27 de agosto de 2015, uma parceria da Secretaria de Saúde com a Escola Liceu de Quixeramobim. Programa de Saúde na Escola. Equipe ADS-11. PSE.

Aula interdisciplinar com os professores Mônica e Marcelo Barros






Hoje, 27 de agosto de 2015, pela manhã, aconteceu aula interdisciplinar de filosofia e física, com os professores Mônica e Marcelo Barros, respectivamente, sobre os filósofos pré-socráticos: Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes nas turmas do 1ºD, facilitando o aprendizado dos educandos.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Aula interdisciplinar de Filosofia e Física







Hoje, 26 de agosto de 2015, pela manhã, aconteceu aula interdisciplinar de filosofia e física, com os professores Mônica e Marcelo Barros, respectivamente, sobre os filósofos pré-socráticos: Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes nas turmas do 1º A e 1º B, facilitando o aprendizado dos educandos.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Conversando sobre o ECA no cinema!







Os alunos do Projeto: Conversando sobre o ECA e melhorando as relações na escola assistiram ao filme Quarteto Fantástico no cinema Pinheiro de Quixadá no último dia 21 de agosto. A iniciativa partiu da coordenadora do projeto, professora Mônica Fontenele que viu na ocasião a oportunidade de proporcionar uma nova experiência aos alunos. O cinema, considerado como a sétima arte, era até então desconhecido e inacessível a grande parte dos alunos. Devido ao comprometimento, empenho e dedicação da professora, foi possível a realização deste momento, regado a pipoca e muita diversão. Por esta e demais ações o Núcleo Gestor parabeniza a professora Mônica e coloca-se sempre a disposição para apoiá-la.

Professores do LEI participam de Formação Pedagógica na CREDE12.




Os professores dos Laboratórios de Informática Escolar participaram nesta última semana de uma Formação Pedagógica na CREDE 12 com as Técnicas do  NTE.  De acordo com a professora multiplicadora e articuladora da formação, Profª Joana D'arc, a formação pedagógica é importante para os professores do LEI, pois “é através deste trabalho que orientamos e planejamos as ações educacionais para as escolas, discutimos soluções e capacitamos nossos profissionais para atuar com as tecnologias na educação”, explica a professora.
A formação teve como objetivo de contribuir no processo de formação dos professores e acompanhamento das atividades desenvolvidas no Laboratório de Informática da Escola e intensificar o uso das Tics existentes na escola na perspectiva da construção da aprendizagem junto ao desenvolvimento dos projetos.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Noite Hispanica





Esporte: Aprender e Viver








Ocorreu na escola a terceira etapa da ação Esporte: aprender e viver, integrante do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro. Nesta etapa, voltada para o esporte masculino, campeonato inter-classe.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Encontros do Projeto Conversando Sobre o ECA



Nos encontros dos dias 03/08 de 2015, foram feitas tomada de decisões sobre algumas normas e visita aos espaços da escola para mostrar a preservação do bem público. Dia 10/08estudo do ECA sobre o direito a saúde e o direito à liberdade, uso da liberdade foram estudados os artigos 7,11,13,14,15 e 16 do ECA. No dia 17/08 foram debatidos com os alunos os artigos 16 e 17 do ECA, mostrando o uso da liberdade, ao respeito e a dignidade da criança e do adolescente.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

POESIA EM HOMENAGEM AO ESTUDANTE

A PAREDE AZUL DO QUARTO ESCURO

Quando somos criança
Temos a esperança
De que no futuro
Não exista muro
Para impedir nosso caminho

Recebemos todo carinho
De nossos pais e professores
Sonhamos em ser aviadores
Advogados ou doutores
Para ajudar nossa comunidade
E mudar essa realidade

Mas quando viramos jovens
Passamos a duvidar
De nossa convicção
Não sabemos lidar
Com o próprio coração

Passamos a acreditar
Que ser jovem é estar sem sonho
E sem direção

Mas, meu amigo, escute o que digo
Nós temos que resgatar
Nossos sonhos sonhos de infância
E não deixar nos atar
Pela própria ignorância

Oh, meu caro estudante,
Seja muito confiante
Que você vai conseguir
Depois do Ensino Médio
Retire um pouco esse tédio
E sonhe com uma universidade
 Restaure sua dignidade
De ser um jovem inteligente

O futuro de nossa gente
Está nas mãos de um jovem consciente
Somente pela educação
Mostraremos a essa nação
Que não basta ser o país do carnaval
Pois nada disso é especial

Quando se têm milhões de analfabetos
Todos são tratados como insetos
E o único meio de quebrar o muro da exclusão
É através da educação.

Ruth dos Santos Cirino
3º Ano B



LICEU COMEMORA DIA DO ESTUDANTE

Em homenagem ao Dia do Estudante, nossa escola desenvolveu, nos três períodos escolares, várias atividades para festejar essa importante data. Na ocasião, ocorreu a posse do Grêmio Escolar e da nova diretoria do Conselho Escolar. Também foram apresentados os novos Agentes Jovens. Além disso, houve um divertido bingo, com entrega de brindes. Na parte artística, tivemos recitação de poesias e a apresentação da banda musical formada por alunos dos 3ºs A e B. Aproveitando a data, comemoramos o aniversário do Diretor Betinho. Abaixo, podemos conferir algumas imagens do evento: