sábado, 30 de maio de 2015

Aulão ENEM 2015





Neste sábado, 30 de maio de 2015, no auditório do Liceu de Quixeramobim, foram ministradas aulas pelos professores Sergiane, Ciências da Natureza, e pela professora Mônica, Ciências Humanas. 
A presença dos aluno interessados abrilhantaram esse importante evento pedagógico que foi feito para eles com o objetivo de  reforçar e aprimorar seus conhecimentos rumo ao ENEM 2015.
Estiveram também presentes os professores coordenadores de área Samuel, Ciências da Natureza, e Neto Camurim, Ciências Humanas (duas autarquias, caminhões carregados de opalas - pedras preciosa muito caras), dando apoio ao evento.
 

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Liceu de Quixeramobim realiza I Noite cultural “Encontro dos Saberes”














O Evento reuniu alunos que apresentaram habilidades que transcenderam o conhecimento das salas de aula.
O Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado realizou nesta noite de quinta, 28 de maio sua primeira Noite Cultural. Na perspectiva de uma formação integral e que enxerga o educando como um agente ativo, os alunos apresentaram através de textos, poesias, teatro, cinema e música um pouco de sua identidade cultural. Além dessas apresentações o evento recebeu a participação de ex alunos e amigos da escola que com sua arte contribuíram para o engrandecimento deste momento.
Segundo o Diretor do Liceu, Francisco Roberto Carvalho, “Temos diferentes talentos em nossa escola, jovens que se sentem acolhidos e felizes quando podem compartilhar com os demais os seus gostos e talentos. Promover momentos como este, onde eles são os protagonistas, nos faz acreditar o quanto a escola pode contribuir na construção de uma sociedade mais humana e justa”. Assim, se expressou nas suas palavras de agradecimento.
Esta primeira edição, que foi exclusiva para os alunos da escola, integra uma das ações que o Liceu de Quixeramobim vem realizando na busca de uma escola mais atuante e participativa na vida de seus estudantes, numa perspectiva da construção de um currículo interdisciplinar e integrado na realidade dos jovens do ensino médio.
De acordo com o público presente, o evento superou as expectativas e despertou para a possibilidade da realização da II Noite Cultural no segundo semestre de 2015.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Ação Cidadã







Dia do Desafio




Na manhã desta quarta, o momento Dia do Desafio foi conduzido brilhantemente pelo professor Matheus, Educação Física, que envolveu a todos com sua dinâmica atuação. Seus movimentos aeróbicos incentivaram à prática de exercícios físicos para uma conscientização, quanto a educação física e, consequentemente, a saúde do corpo e da mente. 


segunda-feira, 25 de maio de 2015

ENCONTRO 10 DO PACTO ENSINO MÉDIO INICIA O ESTUDO DA ÁREA DE LINGUAGENS





No dia 20 de maio os professores do Liceu de Quixeramobim, turma do Orientador de Estudo, Neto Camorim, iniciaram o estudo da área de Linguagens no Pacto Nacional Pelo fortalecimento do Ensino Médio. Neste encontro 10 do ciclo V, foi estudado durante a formação, “A área de Linguagens e sua contribuição para a formação do estudante do Ensino Médio”.
Na acolhida foi apresentado o vídeo: Improvável – Linguagem dos sinais, onde foi refletido sobre as diferentes formas de linguagem. Em seguida aconteceu a dinâmica de linguagem gestual coordenada pela professora Alzira Severo de educação física.
Após esse momento de acolhida foi realizada a atividade de estudo coletivo, que compreendeu da exibição do vídeo “Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio – Área de Linguagens”. Em seguida os professores discutiram no grupo os questionamentos apresentados no vídeo, refletindo como tais questões podem está presente na sua prática pedagógica.
Dando continuidade ao estudo o orientador de estudo realizou uma apresentação de slides dialogando com os professores as reflexões sugeridas no capítulo I do caderno IV. Após esse momento foi realizado um estudo em grupo, onde os professores receberam separadamente os seis conhecimentos de linguagens que, ao serem mobilizados na atividade educa­tiva, podem favorecer o alcance de direitos de aprendizagem e desenvolvimento no Ensino Médio.
  1. O conhecimento sobre a organização e o uso crítico das diferentes linguagens.
  2. O conhecimento sobre a cultura patrimonializada local, nacional e internacional.
  3. O conhecimento sobre a diversidade das linguagens.
  4. O conhecimento sobre a naturalização/desnaturalização das linguagens nas práticas so­ciais.
  5. O conhecimento sobre autoria e posicionamento na realização da própria prática.
  6. O conhecimento sobre o mundo globalizado, transcultural e digital e as práticas de lin­guagem.
Em seguida cada grupo apresentou suas conclusões destacando para todos o que significa o seu ponto de conhecimento e quais as ações foram debatidas.
Durante as considerações finais o orientador de estudo repassou alguns informes em relação a I Noite Cultural do Liceu que será realizada dia 28 de maio e da Pré- Plenária do Plano Estadual de Educação que aconteceu no auditório da Escola Humberto Bezerra no fim de semana passado, para discutir e propor nos eixos temáticos sugestões que foram votadas em plenária para fazer as alterações de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE).
Em seguida foi explicada a atividade individual “Reflexão e Ação” que dever ser realizada por cada professor cursista. Com base nas discussões e leitura do texto, responder o seguinte questionamento: Como a área de linguagens contribui para a formação reflexiva e crítica dos estudantes do ensino médio? Postar as reflexões no Portfólio do Solar.
Até o próximo encontro!
Neto Camorim – OEs do Pacto do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Ação Cidadã: Combate à Dengue - Pólo de Nenelândia









Os casos e dengue tem aumentado significativamente em nosso município e em todo o estado. Em 2015, foram registrados 34.507 casos suspeitos de dengue no Ceará. Na análise comparativa em relação ao ano de 2014, observa-se aumento de 120% dos casos notificados no Ceará para o mesmo período.
Dos casos notificados em 2015, foram confirmados 9.878 em 22 (100%) diferentes Coordenadorias Regionaisde Saúde (CRES), em 126 (73%) municípios. fonte: ( www.saude.ce.gov.br/index.php/boletins)
Diante desta realidade, nossa escola está mobilizada realizando uma semana de combate à dengue. As ações vão desde a conscientização até ações efetivas como limpeza do entorno escolar, construção de armadilhas e fabricação de repelentes.
O pólo de Nenelândia está atuando efetivamente realizando pesquisas, limpando o entorno escolar, fazendo visitas nas residência e distribuindo informativos para a comunidade

Medalha de Ouro na OBA


A equipe do 3º ano da extensão de Belém conquistou medalha de ouro na mostra de lançamento de foguetes, alcançando uma amplitude horizontal de 119,30m. O liceu parabeniza aos alunos, professores do pólo, ao professor do laboratório de Física Marcelo Barros, professor coordenador de área, Samuel Robson e a coordenação pedagógica envolvida nesta ação.

Reunião: Pais, alunos e professores.




Durante todo o mês de maio a coordenação pedagógica promoveu reuniões por sala com a presença de pais, alunos e professores. O objetivo das reuniões é compartilhar interesses e missões tendo em vista os benefícios para o aluno. Acreditando que, a relação entre a escola e os pais deve ser de parceria, os pais recebem orientações, esclarecem dúvidas e, assim, estabelecem uma relação de confiança e cooperação com os professores e coordenação.

Palestra- Combate e prevenção às drogas.



No dia 21 de Maio de 2015 aconteceu em nossa escola uma palestra sobre o combate e prevenção às drogas ministrada pelo policial do Ronda do Quarteirão, soldado Renato de Oliveira, Educador Social do PROERD em Quixeramobim.