segunda-feira, 27 de abril de 2015

Sétimo encontro do Projeto Conversando Sobre o ECA

 Devido estarem acontecendo as provas bimestrais no sétimo encontro do Projeto ECA na Escola os alunos estudaram em grupo os conteúdos a serem cobrado nas avaliações, como incentivo ao estudo e a ajuda mútua mostrando que ser adolescente é ter responsabilidades e interagir. 





sexta-feira, 24 de abril de 2015

Professores do LEI participam de Formação Tecnológica.


Aconteceu nesta quinta-feira dia 23 de março no auditório de nossa escola, uma Formação Tecnológica para os Professores Regentes dos Laboratórios Escolares de Informática - LEI. Envolvendo diversos procedimentos técnicos que auxiliam o trabalho dos mesmos na escola e no próprio Laboratório.
Participaram da formação os professores do LEI de outras escolas da CREDE 12, escola do São Miguel, Boa Viagem, Madalena e outras escolas de nossa cidade.
A formação foi ministrada pelos Técnicos de Informática da CREDE 12, Tiago e Leonardo, no início teve a participação da Professora Multiplicadora do NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) Jacinta Ferreira e do Coordenador da CREDE 12 Sr. José Célio Pinheiro, que deu as boas vindas aos professores e reforçou a importancia do LEI e do uso das tecnologias na  escola, como forma de  manter os alunos  motivados, sendo um diferencial  no  cotidiano  escolar e promovendo  uma educação de maior qualidade e de acesso universal ao conhecimento.

ENCONTRO 06 DO PACTO ESTUDA O TRABALHO, CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS POSSIBILIDADES DE ABORDAGENS PEDAGÓGICO-CURRICULARES.




No dia 22 de abril foi realizado no Liceu de Quixeramobim, o encontro 06 (Ciclo IV) do pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio, turma do orientador Neto Camorim.
Durante a acolhida foi realizada a dinâmica “construindo sonhos”, onde cada professor recebeu uma folha de papel em branco e colocou seu nome e iniciou o desenho de seus sonhos. A cada 30 segundos eles foram orientados a trocar de folha com os colegas e eles passaram a dar continuidade na construção de seus sonhos. Esse processo seguiu até que a folha retorne ao seu dono. Em seguida cada professor apresentou uma reflexão a respeito de seus sonhos e se de fato os colegas atenderam as expectativas da idéia inicial.
Em seguida aconteceu a atividade de estudo coletivo, que consistiu na apresentação dialogada de slides propostos no caderno II - cap. 03 e 04 e informações complementares extraídas de artigos ou documentos legais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio.
Após esse momento foi retomada a atividade de construção coletiva do encontro 04, onde foi solicitada aos professores a identificação de um conteúdo ou tema do seu componente curricular com potencial para uma ação interdisciplinar, que foi socializada pelos professores. Em seguida os professores divididos em grupos passaram a construir uma proposta de ação interdisciplinar, no formato de uma atividade de aprendizagem, a ser proposta para os estudantes, com um único tema gerador, tendo a pesquisa como princípio pedagógico fundamental. Todo esse processo foi mediado pelo orientador de estudo.
Para concluir foi explicada a atividade individual, construindo nossa prática, Parte I: Registrar por escrito o roteiro da atividade de aprendizagem construída coletivamente, fazendo o detalhamento dos procedimentos metodológicos (cada professor detalhará de acordo com sua disciplina), recursos, avaliação etc. Postar esse registro no portfólio do Solar.
Parte II: Após a aplicação da atividade de aprendizagem em suas aulas, solicitar o relato de experiência para ser colocado no fórum do Solar (fórum do Ciclo IV) a fim de que os professores possam trocar suas experiências no ambiente.

Neto Camorim - OEs do Pacto do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Lançamento do Projeto de Vida Carreira e Profissões








Aconteceu nos dia 22 e 23 de março em nossa escola, o lançamento do “Projeto de Vida Carreira e Profissão”. O referido projeto será desenvolvido nas turmas de 2º anos (M/ T/ N) nas aulas de formação cidadã e sociologia na turma da noite, e será coordenado pelos professores diretor de turmas, utilizando os fascículos da Fundação Demócrito Rocha.
O projeto tem com o objetivo, despertar nos jovens reflexões para que eles façam escolhas profissionais e possa no futuro próximo realizar sua inserção no mercado de trabalho.
Na ocasião o PCA das Ciências Humanas, área que coordena o projeto, Prof. Neto Camorim, fez uma breve apresentação de como deverá ser executado suas atividades. Seus objetivos, ações, metodologias e culminância. Esse cronograma deverá ser desenvolvido de 28 de abril e 30 de outubro e a culminância entre os dias 03 e 06 de novembro de 2015.
Além da presença dos alunos, o evento contou com a participação de professores das turmas envolvidas, professores do LEI e dos coordenadores escolares Maninha Amâncio e Francisco Antonio, parceiros e colaboradores na realização do projeto.
Neto Camorim- PCA das Ciências Humanas no Liceu de Quixeramobim.

Lançamento da Mostra Brasileira de Foguetes




sexta-feira, 17 de abril de 2015

OS SUJEITOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E OS DIREITOS A APRENDIZAGEM NA ÀREA DE CIÊNCIAS HUMANAS FOI TEMA DO ENCONTRO 05 NO PACTO NACIONAL.




No último dia 15 de abril aconteceu no Liceu de Quixeramobim, o encontro 05 do ciclo IV do Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio, turma do orientador de estudo, Neto Camorim. Esse encontro teve como tema “os sujeitos estudantes do ensino médio e os direitos a aprendizagem e ao desenvolvimento humano na área das ciências humanas”.
Durante a acolhida foi realizada a dinâmica entendendo os sujeitos, que compreendeu selecionar questionamentos referentes ao tema do encontro, escrevendo em pequenos pedaços de papel e entregar aos professores aleatoriamente, depois foi sugerido a troca dos papéis recebidos com os colegas e que cada um fizesse um comentário, seguindo a ordem crescente.
Após esse momento aconteceu uma atividade de estudo coletivo, compreendendo uma exposição dialogada de slides enfatizando a contribuição das ciências humanas para a compreensão da relação entre juventude e educação, focando as reflexões a partir das DCNEM.
Em seguida foi o estudo coletivo, teve continuidade com a dinâmica jigsaw (grupo de base e grupo de especialistas). Os professores foram divididos em grupos, cada grupo recebeu dois textos: um texto base e um específico para cada componente. O texto base foi lido por todos do grupo e o específico cada qual leu o seu. No segundo momento, foram formados novos grupos de acordo com o título do texto (grupo de especialista). No terceiro momento, os especialistas voltaram ao grupo base e apresentaram as conclusões sobre seu tema.
Para concluir, o orientador de estudo convidou um representante de cada grupo para falar sobre um dos temas tratados no grupo, de acordo com o tema estudado: Contribuições das Ciências Humanas para a compreensão da relação entre Juventude e Educação, como texto BASE e os conceitos de desnaturalização, estranhamento e sensibilização, como ESPECÍFICO para os especialistas.
Em seguida foi explicada a atividade individual “Reflexão e Ação”. Fazer a leitura do tópico 2.2 caderno II – Ciclo IV: Para que servem as Ciências Humanas? Expressar-se criticamente acerca dos seguintes pontos:
  • As possibilidades de realização das temáticas relatadas no texto na nossa escola?
  • É possível um professor um professor que não é de Ciências Humanas abraçarem algum dos projetos citados? Justifique.
  • De que maneira eu posso auxiliar na realização de algum desses projetos na nossa escola?
Fazer um resumo das opiniões e postar no portfólio do solar.
Neto Camorim - OEs do Pacto do Ensino Médio- Liceu de Quixeramobim.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

A INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS HUMANAS COM O PROJETO PEDAGÓGICO FOI TEMA DE ESTUDO DO ENCONTRO 04 DO PACTO.




No dia 08 de abril, o grupo de professores do Liceu de Quixeramobim realizou o estudo do encontro IV do ciclo IV do pacto do ensino médio, que teve como tema, “a integração entre as ciências humanas e o projeto pedagógico”.
Inicialmente foi realizada uma acolhida coordenada pelo orientador de estudo, Neto Camorim, através da leitura compartilhada do texto “Por que ensinar valores”? Celso Antunes. Momento importante de socialização de ideias e reflexões das práticas pedagógicas dos professores.
Em seguida aconteceu apresentação de slides, construídos com base no primeiro capítulo do caderno II, que trata das ciências humanas enquanto integração interdisciplinar articulado com o projeto pedagógico da escola.
Na segunda parte do encontro foi realizado um estudo de grupo a partir da leitura do texto proposto no tópico “Reflexão e Ação”, tendo como referência o que foi estudado.
Segue uma síntese dos principais pontos refletidos pelos professores.
Apesar de serem poucos os estudos sobre os processos de integração interdisciplinar, muitas escolas tem feito esse trabalho. Mesmo sem ter ainda muita clareza de como desenvolver um projeto pedagógico que leve em consideração a integração entre as áreas do conhecimento e suas respectivas disciplinas, o trabalho tem sido feito.
De acordo com o texto estudado, para a realização de um trabalho interdisciplinar é preciso "tomar emprestado" de outra disciplina o conhecimento básico. O que Janice Lauer chamou de encargo de compreensão. Para a autora o professor precisa ter o mínimo de conhecimento de seu mapa cognitivo é dominar conceitos básicos, modos de investigação, termos e modos de observação alem de técnicas, padrões de provas e tipos de explicação das outras disciplinas para a integração curricular acontecer.
Primeiramente é preciso observar que aprender noções básicas das disciplinas é fundamental para praticá-la. Algo diferente de usá-la para a realização de uma atividade interdisciplinar. De acordo com o texto estudado, o domínio da disciplina exige conhecimento completo, o trabalho interdisciplinar exige adequação. Mas para adequá-la é importante tomar emprestado conhecimentos de outras disciplinas.
Portanto, para que o trabalho interdisciplinar acontece efetivamente é necessário a integração do projeto pedagógico entre as áreas do conhecimento. Daí ser importante o professor ter informações básicas de conceitos, métodos e técnicas das diversas áreas, pois tais ferramentas serão fundamentais para a construção de um projeto pedagógico integrado e que esteja ao alcance das necessidades dos alunos, buscando assim, a qualidade que tanto discutimos.
Esse momento foi bem interessante, pois os professores construíram seus argumentos sobre o texto. Depois cada grupo escolheu seu relator, para apresentar a síntese das discussões na plenária.
Para finalizar o encontro, foi explicado como deverá ser realizada a atividade individual. Após a reflexão feita acerca dos slides e do texto proposto pela ação e reflexão, os professores identificarão um conteúdo do seu componente curricular com potencial para uma ação interdisciplinar. Fazer registro escrito e postar no portfólio do solar.
Neto Camorim- OE do Pacto do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Sexto encontro do Projeto Conversando Sobre o ECA



Quixeramobim, 13 de abril de 2015, no auditório do Liceu, aconteceu o sexto encontro do Projeto Conversando Sobre o ECA, onde a Professora Mônica trocou ideias com os alunos sobre o artigo 4º o Estatuto da Criança e do Adolescente.


sexta-feira, 10 de abril de 2015

LANÇAMENTO DO PROJETO “GENTE NÃO TEM COR”








Dando sequência as atividades do projeto “gente não têm cor”, destinadas aos alunos dos 1º anos, nas disciplinas de história, geografia, filosofia e sociologia, o Liceu de Quixeramobim realizou nos dias 07, 08 e 09 de abril o lançamento do referido projeto, com o seguinte cronograma.

No dia 07 o lançamento aconteceu com os alunos dos 1º anos da noite, dia 08 com os do turno manhã e no dia 09 com os alunos do turno da tarde.

Durante o lançamento o PCA da área das Ciências Humanas, professor Neto Camorim, apresentou aos alunos, professores e coordenadores escolares presentes ao evento (Luisa Amâncio e Francisco Antônio), as etapas de execução do projeto. Seus objetivos, ações propostas, metas e resultados esperados após a sua realização.

A partir de 13 de abril até o dia 13 de novembro, os professores das disciplinas envolvidas na execução do projeto, deverão nos conteúdos relacionados à diversidade étnica brasileira, escravidão e as mais variadas formas de discriminação na sociedade, desenvolveram atividades que valorizem suas manifestações culturais e combata as diversas formas de preconceitos.

Após a conclusão das etapas de realizações das atividades, será a fase de culminância do projeto, no qual está previsto para acontecer nos dias 16 a 20 de novembro, durante a Semana Nacional da Consciência Negra.
Neto Camorim - PCA das Ciências Humanas- Liceu de Quixeramobim

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Composição do Conselho Escolar para o Biênio 2015-2016




O Conselho Escolar do Liceu de Quixeramobim, promoveu na última terça-feira dia 07/04/2015 uma reunião extraordinária para definição dos seus novos membros. A reunião contou com a presença de pais, alunos, professores e funcionários que justamente com o presidente deste Conselho refletiram sobre a sua função e a aplicabilidade para consecução de uma escola mais participativa.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Apresentação do Projeto Conversando Sobre o ECA. Quinto encontro



Dia 06 de abril de 2015 no auditório e no pátio do Liceu, Nos três turnos, os alunos do Projeto Conversando Sobre o ECA, apresentaram os Direitos e Deveres dos Adolescentes, através de slides. Na ocasião foram também Homenageadas todas as MULHERES do Liceu de Quixeramobim, mostrado o valor da mulher na sociedade.










terça-feira, 7 de abril de 2015

LICEU DE QUIXERAMOBIM COMEMORA A PÁSCOA





No dia 01 de Abril de 2015, alunos, professores, funcionários e gestores participaram da Páscoa da Juventude, uma procissão que reuniu representantes de várias instituições de ensino de nossa cidade. Além desse importante momento de fé, houve a partilha de pães dentro da escola, simbolizando a morte e renascimento de Cristo.

EDITAL PARA ELEIÇÃO GRÊMIO ESTUDANTIL 2015


O Liceu Estadual Alfredo Almeida Machado torna público o processo eletivo de escolha da Direção do GRÊMIO ESTUDANTIL para o ano de 2015 a 2017, de acordo com a Lei Federal Nº 7.398/85 observando o disposto no estatuto do grêmio, no regimento da comissão eleitoral e neste edital.

DOS MEMBROS DA DIRETORIA
1.1 A diretoria será composta por oito membros que são: Presidente, Vice presidente, primeiro e segundo diretor de conselhos, primeiro e segundo secretário e primeiro e segundo tesoureiro.

2 -REQUISITOS PARA PARTICIPAR DE CHAPA
2.1-Estar regularmente matriculado.
2.3 -Estar apto a cumprir todo o período de mandato do grêmio.
2.4 -Observar todas as disposições do Regimento da Comissão Eleitoral e do Estatuto do Grêmio Estudantil.
2.5 -Alunos com histórico de indisciplina e ou infrequencia serão submetidos a um conselho formado pelo Diretor, e pela Coordenação Pedagógica.
2.6 – Composição da chapa:
PRESIDENTE:
VICE PRESIDENTE:
1º SECRETÁRIO:
2º SECRETÁRIO:
1º TESOUREIRO:
2º TESOUREIRO:
COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO:
COORDENADOR DE CULTURA:
COORDENADOR DE GESTÃO:
COORDENADOR DE ESPORTE:
1º SUPLENTE:
2º SUPLENTE:

3. DOS PRAZOS
3.1 - Divulgação do edital: 07 a 10/04/2015
3.2 -Período de Inscrição das chapas: 13 e 14 de Abril de 2015 na coordenação pedagógica.
3.3- Entrega do plano de ação: 19 de Abril de 2015
3.3-Período de Campanha Eleitoral: 20 a 24 de Abril de 2015
VOTAÇÃO: 28 de abril de 2015.

4. DA VOTAÇÃO
4.1 O grupo de eleitores apto a votar compreenderá ao grupo de estudantes devidamente matriculados nesta instituição de ensino.
4.2 O voto será direto e secreto, sendo que a votação será realizada em sala de aula.
4.3- Cada chapa deverá designar um fiscal, identificado com crachá, para acompanhar todo o processo de votação e apuração dos votos.
4.4 Os votos serão apurados no dia letivo subseqüente ao processo de votação em uma sala isolada em que permanecerão apenas os membros da Comissão Eleitoral e os fiscais de chapa. Nenhum outro estudante poderá entrar ou permanecer nesta sala durante o processo de apuração.
4.5- Fica assegurado às entidades estudantis o direito de acompanhar todo o processo eleitoral.
4.6- Todo ato de anulação de votos ou urnas será efetivado a partir da decisão da comissão eleitoral, baseado na comprovação do ato que implicou na anulação.
4.7- Não será aceito nenhum pedido de recontagem de votos ou recursos de qualquer chapa após a divulgação dos resultados oficiais das eleições, salvo nos casos em que se comprove inobservância deste regulamento por parte da Comissão Eleitoral.

5. DA PROPAGANDA ELEITORAL
5.1 A propaganda das chapas se dará através de material obtido
ou confeccionado pela própria chapa.
5.2- O material de divulgação só poderá ser exposto no dia de divulgação da chapa. Cada chapa será responsável pela retirada do seu material de divulgação.
5.3 É expressamente proibida a campanha eleitoral fora do período estipulado pela Comissão Eleitoral bem como a boca de urna no dia das eleições.
5.4- A destruição ou adulteração de material de propaganda de qualquer chapa por membros de outra chapa, bem como a incidência de qualquer infração ou vedação, previsto neste item e no seis, uma vez comprovadas pela Comissão Eleitoral, poderão ocasionar anulação da inscrição da chapa infratora ou outro tipo de penalidade.
5.5-É vedado à divulgação ou propaganda no período das aulas ou no intervalo entre elas.
5.6 - Os alunos do 3º ano só poderão compor as chapas nos cargos de suplência, 2º tesoureiro e 2º secretário.
5.7 -Toda campanha deverá ocorrer exclusivamente em ambiente escolar na data estabelecida pela comissão eleitoral.
5.8-De maneira alguma será admitida a participação de pessoas que não fazem parte da escola.
5.9- Caso ocorra o descumprimento de uma das normas a chapa será advertida e persistindo o descumprimento das orientações a chapa será excluída do processo.

6.0 – DIVULGAÇÃO:
6.1- É autorizada a utilização dos recursos da internet na campanha eleitoral, porém caso esse recurso seja utilizado de forma inadequada (calúnia, difamação, uso do espaço para postagem de informações e imagens que contradizem o propósito eleitorale etc) a chapa e seus membros individualmente e coletivamente poderão ser responsabilizados e penalizados na forma do regimento escolar, não obstando as sanções designadas pela Comissão Eleitoral que, dependendo da gravidade, poderá decidir pela cassação da chapa ou outra penalidade que for adequada.
6.1- Todas as denúncias ou impugnações durante o processo eletivo serão apreciadas pela Comissão Eleitoral através do exame de provas e testemunhas e ainda outros meios que se fizerem necessários. A demanda será decidida pela votação colegiada que deverá ocorrer por maioria absoluta de votos.

7. DAS INFRAÇÕES:
7.1 Difamação por quaisquer meios, escrito ou oral, inclusive pela internet;
7.2 Compra de votos;
7.3 Boca de urna;
7.4 Realizar qualquer ato descrito como vedado ou infração pelo estatuto do grêmio, do regimento da comissão eleitoral ou do regimento escolar.

8. DA POSSE E MANDATO
8.1- Tomará posse da diretoria a chapa que obtiver a maioria dos votos ou no caso de chapa única obtiver 51% (cinqüenta e um por cento) de aprovação eleitoral.
8.2 -O mandato da diretoria do grêmio terá a duração de 2(dois) ano

9.0 -CRONOGRAMA:

Ação
Data
DATA LIMITE PARA INSCRIÇÃO DA CHAPA:
13 e 14 de Abril 2015
DATA DE ENTREGA DO PLANO DE AÇÃO ( A chapa que não efetuar a entrega na data limite será automaticamente excluída do processo eleitoral):
19 de Abril
DIVULGAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO NOS INTERVALOS
Dia 20/04 – Chapa 01
Dia 22/04- Chapa 02
Dia 23/04- Chapa 03
Dia 24/04- Chapa 04

ELEIÇÕES
Dia 28/04


segunda-feira, 6 de abril de 2015

LICEU DE QUIXERAMOBIM INICIA DIVULGAÇÃO DO PROJETO DE VIDA CARREIRA E PROFISSÕES






Iniciou no dia 26 de março e prossegue até o dia 20 de abril, a divulgação do projeto de vida carreira e profissões, com os alunos dos 2º anos. Durante esses dias, os alunos receberão a visita dos professores diretores de turmas, PCA e professores de sociologia, divulgando o projeto em sala de aula. Nos dias 22, 23 e 24 de abril, acontecerá o lançamento do projeto com os alunos no auditório da escola, reunindo PDT, PCS, gestores e demais convidados, para discutirem sobre a importância de escolher bem uma profissão. O referido projeto começou suas atividades no dia 23 de março, com o encontro de planejamento das ações com os professores diretores de turma, para o alinhamento das atividades que serão realizadas até novembro, quando acontecerá, a culminância do projeto. Vale ressaltar, que esse projeto será executado pelos professores diretores de turmas nos 2º anos nas aulas de formação cidadã.