segunda-feira, 30 de março de 2015

Quarto Encontro do Projeto Conversando sobre o ECA


No dia 30 do mês de março de 2015, os participantes do projeto se reuniram no auditório do Liceu de Quixeramobim e planejaram a ação a ser desenvolvida no próximo dia 06/04/2015, mostrando a comunidade escolar o objetivo do projeto. Também ocorreu a partilha da pascoa e a comemoração dos aniversariantes dos meses janeiro, fevereiro e março, levando todos a percebem a importância da união de todos que fazem o projeto. 





quinta-feira, 26 de março de 2015

LICEU DE QUIXERAMOBIM INICIA O PLANEJAMENTO DO PROJETO DE VIDA, CARREIRA E PROFISSÕES





Começou neste dia 24 de março, o planejamento das ações do Projeto de Vida Carreira e Profissões. Na sua primeira atividade o PCA das Ciências Humanas, Neto Camorim, realizou encontro com os professores diretores de turma dos 2º Anos (manhã, tarde e noite) para repassar material e dar início ao planejamento das atividades, que serão desenvolvidas nas aulas de formação cidadã e sociologia.
O referido projeto tem como objetivo trabalhar os fascículos da Fundação Demócrito Rocha, despertando nos jovens a busca por uma escolha de uma profissão e sua inserção no mercado de trabalho. Além disso, aumentar em 5% a aprovação dos alunos de 2º ano.
As próximas ações do projeto será a divulgação com os alunos, incentivando-os  sua participação, no período de 26 de março a 17 de abril. Nos dias 23 e 24 de abril acontecerá o lançamento do projeto com a presença dos alunos dos 2º anos no auditório da escola, reunindo professores diretor de turmas, gestores e convidados .
Neto Camorim- PCA das Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim.

Liceu de Quixeramobim desenvolve ações de preparação para o SPAECE 2015



O Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado está realizando por todo esse mês de março de 2015, um simulado diagnóstico para o SPAECE 2015. Esta avaliação contempla as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa e objetiva diagnosticar e trabalhar as maiores dificuldades apresentadas pelos alunos em relação aos descritores exigidos na prova.
Cada avaliação é composta por 20 questões de Matemática e 20 de Língua Portuguesa, todas preparadas pelos professores da escola e de acordo com os descritores cobrados no SPAECE. Essa ação é realizada pelos professores e PCA’s das áreas de Linguagens e Códigos e Matemática em parceria com a Coordenação Pedagógica. Sendo sua principal meta elevar a aprendizagem dos educandos e melhorar os resultados relacionados as provas externas.
Sua aplicação é direcionada a todos os alunos dos 1ºs anos da escola e das Extensões de Berilândia, Nenelândia e Belém. Após a correção das provas inicia-se uma nova etapa onde os professores juntamente com os alunos analisam o nível de acertos e dificuldades apresentadas, pontuando todas as questões abordadas.
Os resultados colhidos nesta avaliação diagnóstica subsidiarão o trabalho dos professores na consecução de atividades interventivas, que serão elaboradas de acordo com os descritores em que os discentes apresentaram mais dificuldades. Toda essa ação será desenvolvida paralelamente durante o 1º semestre do referido ano, tendo continuidade no 2º semestre onde serão aplicados novos simulados com essa mesma metodologia.
Além dessa importante ação, os laboratórios de informática, coordenados pelo setor pedagógico da escola, já iniciaram a campanha de inscrição, nas salas de aula, colhendo os documentos dos alunos.

segunda-feira, 23 de março de 2015

TERCEIRO ENCONTRO - PROJETO CONVERSANDO SOBRE O ECA





No terceiro encontro do Projeto foi comentado  o vídeo: O Pote Quebrado, para na reflexão os alunos entenderem a importância da união do grupo e das diferenças que se complementam. Neste encontro também foram comentados os artigos  1º, 2º e 3º do ECA.

Projeto "Água, direito de ter; dever de cuidar!"

Sob a coordenação dos laboratórios de Química e Biologia e do PCA de Ciências da Natureza, Samuel, os alunos do Liceu de Quixeramobim deram início ao projeto "Água, direito de ter; dever de cuidar", o qual visa conscientizar os estudantes da escola e a comunidade em geral sobre a importância de usar racionalmente esse importante recurso natural. A primeira ação do projeto consistiu em uma panfletagem nos semáforos da cidade de um material educativo sobre uso da água, material esse cedido pelo Serviço de Água e Esgoto (SAAE).

Projeto Lendo na Biblioteca produz cordeis em homenagem a Antônio Conselheiro











O Projeto Lendo na Biblioteca, coordenado pela área de Linguagens e Códigos, em parceria com o Centro de Multimeios, promoveu, em 12 de Março de 2015, um encontro cultural em homenagem ao Dia do Conselheiro, o qual ocorre, em nossa cidade, no dia 13, data de aniversário desse importante nome histórico de nosso país. Os alunos, juntamente com a professora Mayara, produziram um livro de cordéis, o qual foi apresentado à comunidade escolar. Além disso, nossos estudantes dos 3ºs anos apresentaram músicas, recitaram poesias, discutiram a figura de Conselheiro, num clima cultural de grande alegria.

ENCONTRO DO PACTO DO ENSINO MÉDIO ESTUDA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR



O 2º encontro do ciclo IV do pacto nacional do ensino médio, realizado no dia 18 de março no Liceu de Quixeramobim, foi dedicado ao estudo da Organização do Trabalho Pedagógico Escolar, tendo como destaque a valorização e interpretação do planejamento participativo, com ênfase, no Projeto Político Pedagógico, Proposta Pedagógica Curricular, Plano de Trabalho Docente, Regimento Escolar e Estatutos.
Inicialmente, o orientador de estudo, Neto Camorim, coordenou a dinâmica do chocolate, no qual consistia colocar chocolates em um local da sala não muito acessível, onde o professor que primeiro chegasse à caixa de chocolate poderá comer o primeiro e ficar com o restante. Porém, para atingir o objetivo que é comer o chocolate ele deverá fazer um plano. Foi um momento bem interessante de interação e de reflexão sobre a importância do planejamento na execução de nossas ações pedagógicas.
Em seguida, foi realizada a atividade de estudo coletivo, onde os professores foram divididos em pequenos grupos com os seguintes temas do encontro 02.
--Projeto Político Pedagógico;
-- Proposta Pedagógica Curricular;
-- Plano de Trabalho Docente;
--  Regimento Escolar e Estatutos.
O objetivo desse estudo era ler o material e escolher palavras-chaves que definam cada item, e com isso fazer uma síntese dos conceitos e das principais características lidas. Depois cada equipe apresentou suas palavras relatando a essência do que foi produzido, socializando suas leituras e reflexões com a plenária. Após a socialização dos trabalhos de grupos, foi apresentado pelo orientador de estudo, os slides com a abordagem teórica do tema estudado.
Para finalizar o encontro foi explicado como deve ser realizada a atividade individual para ser postado no solar. Cada professor deve refletir acerca dos principais problemas da escola e analisar os impactos desses problemas no seu cotidiano escolar. Em seguida propor ações para mudar essa realidade e socializar os resultados dessa atividade como contribuição para a reescrita do PPP.
Até o próximo encontro!
Neto Camorim- OE do Pacto do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim.

LICEU DE QUIXERAMOBIM INICIA 2ª ETAPA DO PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO




Nos dias 10 e 11 de março os professores e coordenadores do Liceu de Quixeramobim, iniciaram a 2ª etapa da formação continuada do pacto pelo fortalecimento do ensino médio.
Na segunda fase, a formação retomou com o Ciclo IV, e neste primeiro encontro, foi estudada “A formação humana integral; a articulação entre os direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano e a Organização do Trabalho Pedagógico”.
Durante a acolhida, os professores foram convidados para compartilharem suas experiências referentes à primeira etapa do Pacto, realizada de agosto a dezembro de 2014. Cada professor nesse momento contou um pouco de como se deu a formação na escola e quais os principais desafios encontrados nesta fase, bem como, quais as suas expectativas nesta 2ª fase. De maneira geral, os professores avaliaram como positiva a realização do Pacto. A maioria disse que pela primeira vez está tendo oportunidade de fazer uma formação verdadeiramente continuada e no chão da escola, refletindo nossas dificuldades, desafios e experiências.
Após esse momento, foi realizada uma atividade reflexiva individual e em grupo, através dos questionamentos, chamada de “Diálogos Iniciais” da Profª Dra. Sofia de Evaristo Menescal Barreira- Coordenadora Adjunta - Universidade Estadual do Ceará-UECE.

DIÁLOGOS INICIAIS

1. Como a diversidade cultural e o pluralismo de ideias são identificados na realidade de sua escola?
2. Quais as possibilidades desses aspectos serem incorporados pedagogicamente no seu cotidiano escolar?
3. Como tem sido elaborado e avaliado o Projeto Político Pedagógico-PPP da sua escola?
4. Nos últimos 02 anos, o PPP de sua escola passou por modificações? Caso afirmativo, diga quais?
5. Como analisa a relação entre sua trajetória de formação inicial e continuada e sua prática profissional?
6. Quais conselhos, e outras formas de participação coletiva, existem na sua escola e como funcionam?
7. De que maneira as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio-DCNEM impactaram a sua realidade escolar?
8. Quais os principais desafios vivenciados atualmente no exercício da sua profissão e quais alternativas indicam para o adequado enfrentamento?

Depois de resolvido individualmente os questionamentos do diálogo inicial, os professores se reuniram de dupla para socializaram suas ideias e produziram uma síntese do que foi pontuado, para em seguida ser exposto na plenária.
Após a socialização dos grupos, foram apresentados slides com abordagem teórica do tema desse primeiro encontro do ciclo IV. Em seguida, o Orientador de Estudo, Neto Camorim, repassou aos professores alguns informes e orientações para a 2ª etapa do Pacto do Ensino Médio, realizando assim, um alinhamento das informações.
Para finalizar o encontro o Orientador de Estudo explicou a atividade individual para ser resolvida pelos professores cursistas. Eles devem assistir no Yotube ao vídeo “Nós e a Educação” (Educação e Diversidade) de Miguel Arroyo, e refletir segundo os questionamentos colocados no vídeo. Em seguida construir reflexão escrita de acordo com os direcionamentos no slide e postar no portfólio da plataforma solar.

Neto Camorim - OE do Pacto do Ensino Médio do Liceu de Quixeramobim.

quarta-feira, 18 de março de 2015

PROJETO CONVERSANDO SOBRE O ECA



No dia 16 de março do corrente ano, no Auditório do Liceu de Quixeramobim, a professora Mônica e os alunos do Projeto Conversando sobre o ECA e Melhorando as Relações  na Escola, trocaram ideias sobre a importância da infância ao longo dos anos, a fim de que todos percebessem a política de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente. 



Reunião Intercalar - Projeto Professor Diretor de turma.