quarta-feira, 26 de novembro de 2014

I FELICIARTE- Feira de Ciências, Cultura e Arte - Extensão Nenelândia



















A I FELICIARTE - Feira de Cultura, Ciências e Arte do pólo de Nenelândia ocorreu no dia 25 de novembro de 2014. O evento teve início com uma apresentação artística alertando sobre a importância do consumo consciente da água. Todos os alunos participaram formando 16 equipes com apresentações de pesquisas em diversas áreas. Dentre os experimentos foram premiados com medalhas a equipe do primeiro ano que apresentou um braço mecânico, a equipe do segundo ano que montou uma maquete de uma casa sustentável e a equipe do terceiro ano que apresentou uma pesquisa sobre o câncer de mama. Os estandes muito bem decorados foram desmontados logo após a finalização do evento e os alunos fizeram a limpeza da escola deixando-a preparada para as aulas do dia seguinte. 
O liceu parabeniza aos alunos e os professores pela  belíssima iniciativa  e pelo sucesso do evento. 

terça-feira, 25 de novembro de 2014

ENCONTRO 11 DO PACTO DO ENSINO MÉDIO ESTUDA A APROXIMAÇÃO DO CONHECIMENTO DAS DIFERENTES ÁREAS







No último dia 05 de novembro os professores do Liceu de Quixeramobim da turma do orientador de estudo Neto Camorim, estiveram reunidos para estudar o encontro 11 do Pacto Nacional do Ensino Médio, que teve como tema, “Aproximação do conhecimento das diferentes áreas”.
Durante a acolhida foi exibido o vídeo “meu professore é o cara”, onde os professores foram estimulados a perceber como os conhecimentos de diferentes áreas podem relacionar-se para se construir uma aprendizagem significativa.
Em seguida foi realizada a atividades coletiva, e o orientador de estudo fez a apresentação do tema do encontro através de slides e recortes do texto do caderno IV. Depois os professores se organizaram em grupos multidisciplinares para elaboração de uma proposta curricular integrada mediante roteiro apresentado. A finalidade deste exercício é contribuir para que os professores cheguem à seleção de conteúdos de ensino e à organização em componentes curriculares, orientada pelo princípio da relação entre ensino e produção.
Após esse momento os professores leram a notícia: Ligações clandestinas causam risco de incêndios, e discutiram com os colegas e passaram a responder a seguinte questão: que conhecimentos, de diferentes áreas, poderiam ser mobilizados no sentido de substituir uma compreensão ingênua da situação por outra mais dialética numa perspectiva menos local e mais global do problema?
A partir da reflexão desse questionamento, os professores deram continuidade na elaboração de uma proposta curricular integrada, que será concluída no próximo encontro.
Como atividade individual foi proposta aos professores assistirem o vídeo “Em busca de Joaquim Venâncio”, de Evandro Filho, para que eles fossam criticamente analisar este material à luz da sua proposta e dos princípios e práticas pedagógicas aqui integradas, posicionando-se sobre possibilidades de realizar atividades como está em sua escola. A referida atividade deve ser socializada no grupo no próximo encontro do pacto do ensino médio.

Neto Camorim- PCA das Ciências Humanas e orientador de Estudo do Pacto do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim. 

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Feira Regional de Ciência e Cultura - 2014


O Liceu de Quixeramobim participou, em 12 de Novembro de 2014, da VIII Feira de Ciência e Cultura promovida pela 12ª CREDE, na cidade de Quixadá. Na ocasião, representaram, nossa escola, os trabalhos de Compostagem, nas Ciências Ambientais, Notícia em Foco, pela área de Linguagens e Códigos, Resgatando a Memória, pelas Ciências Humanas e Um choque de conhecimento, pelas Ciências da Natureza. A escola conseguiu o 2º Lugar pelo trabalho da área de Ciências Humanas, pelo que parabeniza os professores e alunos envolvidos nesse trabalho.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Projeto de Olho no ENEM 2014




Durante os dias 22 de Outubro a 07 de Novembro, nossa escola promoveu mais uma etapa do projeto "De olho no ENEM". Durante esses dias, foi promovido um curso de redação, voltado para alunos e professores do Liceu, terminando com uma palestra motivacional na véspera da avaliação do INEP, dia 07 de Novembro.

Reunião de Pais - Palestra sobre ENEM

A reunião de Pais e Mestres do 3º Período Escolar foi voltada para esclarecimentos sobre a importância do ENEM, de modo que os responsáveis pelos alunos se sentissem colaboradores e incentivadores dessa importante avaliação. O consultor Hugo Fernandes participou de evento com uma palestra motivacional.

Alunos realizam Simulado Enem da SEDUC


O Projeto "ENEM, chego junto, chego bem" promovido pelo Governo do Estado do Ceará, realizou mais uma etapa, a de um simulado em todas as áreas do conhecimento em preparação para essa importante avaliação. O simulado ocorreu nos dias 29, 30 e 31 de Outubro de 2014, com os alunos dos 2ºs e 3ºs anos. Posteriormente, os alunos e professores revisarão os conteúdos em sala de aula, a partir das questões do simulado.

Aula Interdisciplinar sobre Cidadania



segunda-feira, 3 de novembro de 2014

ENCONTRO 10 DO PACTO REALIZA ESTUDO SOBRE ÁREAS DO CONHECIMENTO, CURRÍCULO E ENSINO MÉDIO INTEGRADO.



No dia 29 de outubro os professores do Liceu de Quixeramobim pertencentes à turma do orientador de estudo Neto Camorim, realizaram o 10º encontro do pacto nacional do ensino médio. Na ocasião aconteceu um estudo sobre áreas do conhecimento, currículo e ensino médio integrado.
Na primeira da oficina, o orientador de estudo fez uma breve contextualização do tema, destacando as necessidades de um saber contextualizado para nossos jovens, mostrando que o currículo fragmentado, a forma de organização dos conteúdos e os processos de avaliação são grandes vilões do fracasso escolar. Ainda justificou que a integração dos conhecimentos e a contextualização do ensino são possibilidades para tentar reverter ou melhorar esse processo. Concluiu sua exposição como o seguinte questionamento, para estimular o debate entre os professores. Em tempos de integração curricular e contextualização do ensino, como podemos promover inicialmente a integração das inúmeras “tribos” das quais nossos jovens fazem parte? A referida questões foi refletida no grupo.
Na segunda etapa da oficina foi realizada a atividade de estudo coletivo, que consistiu na apresentação de slides sobre “Interdependência Social”, na perspectiva da aprendizagem cooperativa, buscando uma integração curricular que atenda os desafios do ensino médio. Durante a apresentação dos slides foi exibido um trecho do filme Avatar, que ajuda a entender a importância do trabalho integrado na busca de melhores resultados.
 Depois desse momento, foi realizado um estudo de grupo onde os professores receberam um texto geral e outro específico sobre os tipos de interdependência social, que são cinco. Interdependência positiva de metas, de recursos, de funções de recompensa e de tarefas. Todos esses aspectos foram discutidos dos grupos de especialistas e os resultados apresentados na plenária, além de uma avaliação sobre o conhecimento adquirido durante a oficina sobre interdependência social.
Na terceira parte do encontro os professores responderam um questionário avaliando a oficina e o seu empenho para a realização da mesma. Em seguida o orientador de estudo explicou a atividade individual, buscando um aprofundamento sobre o assunto. Como proposta foi sugerida a leitura as aulas 01 e 02 do caderno 04 no solar. Após a leitura os professores deverão pensar formas de promover uma visão mais integrada sobre os temas no contexto escolar. Como sugestão foi indicado o tema “Educação Alimentar e Nutricional” de forma articulada entre os componentes curriculares. No próximo encontro acontecerá a socialização das estratégias elaboradas para se trabalhar o currículo do ensino médio de maneira integrada.

Neto Camorim- PCA e Orientador do Pacto do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim