quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Seduc promove Simulado Enem 2014 e entrega kit com lanches para dias do Exame


A partir desta quarta-feira, dia 29, até sexta-feira, dia 31 de outubro, estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos e ex-alunos que participam do Projeto Rumo à Universidade da rede estadual participam do Simulado Seduc Enem 2014. A ação faz parte do Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc). No mesmo período, acontece a entrega, na Capital e no Interior, do kit Enem (lanche) destinado a todos os 218 mil inscritos nos dois dias de Exame.

O Simulado também será aplicado, de forma presencial, para os estudantes que não participam do Enem esse ano. Um total de 230 mil alunos farão as provas que seguem o modelo oficial: Ciências Humanas e Ciências da Natureza  e Linguagem e Códigos (Inglês/Espanhol) e Matemática, além de Redação.
Enem Chego Junto, Chego Bem

Desde 2012, o Projeto é desenvolvido com a finalidade mobilizar e preparar os estudantes da rede estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio, com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. Entre as atividades pedagógicas ofertadas, estão o Plantão Tira-Dúvidas; Preparação: Rumo à Universidade; Ciclo de Palestras; Sabadões do Enem, Enem não tira Férias e os Simulados online feitos pelo Descomplica e Geekie e Simulado presencial, aplicado pela Seduc.  É ainda feita a distribuição de material didático (redação no Enem, coletânea de provas e apostilas), além do fortalecimento da aprendizagem em sala de aula no dia a dia da escola.

Conforme acompanhamento da Seduc, em 2011, 4.787 alunos da rede estadual ingressaram no ensino superior. Em 2013, esse número passou para 11.200 estudantes.

Dia E - Nos dias 8 e 9 de novembro próximo, datas do Exame, serão garantidas condições adequadas aos inscritos para a realização das provas: Transporte, por meio de créditos adicionados à carteira de estudante de cada inscrito na Capital e ônibus para diversas áreas do Interior;  Hospedagem e Alimentação e Pontos de Apoio para os estudantes.


28.10.2014
Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

LICEU DE QUIXERAMOBIM REALIZA ESTUDO SOBRE AÇÃO CURRICULAR INTEGRADA NO 9º ENCONTRO DO PACTO DO ENSINO MÉDIO.





No dia 22 de outubro os professores da turma do Orientador de Estudo Neto Camorim realizaram o 9º encontro do Pacto Pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O tema estudado nesse encontro foi “Ação Curricular Integrada”.
Durante a acolhida foi realizada uma dinâmica com a música “Sampa” de Caetano Veloso, onde a partir de alguns trechos da letra foi estabelecido um diálogo interpretativo sobre o tema do encontro.
Em seguida, foi realizada uma atividade coletiva com apresentação de slides e uma discussão dialogada sobre o tema “Ação Curricular Integrada”. Caderno 03, aula 03 e 04, baseado nos seguintes questionamentos:
·         Currículo do ensino médio e as dimensões de trabalho, da cultura, da ciência e da tecnologia: integração curricular ou fragmentação e hierarquização da saber e da ideia sobre o real e a realidade?
·         Quais os caminhos possíveis na construção de uma perspectiva curricular integrada?
Essas questões foram discutidas no grupo, no qual os professores colocaram suas ideias e reflexões sobre o tema.
No segundo momento do encontro foi realizado um estudo de grupo, onde os professores seguindo o proposto no caderno 03 aula 03 e 04 fizeram os registros por escrito de suas impressões acerca dos cinco desafios apontados no texto para se implantar um currículo que:
·                     Seja inclusivo e intercultural;
·                     Supere o ideário do dualismo entre formação geral e formação profissional;
·                     Proporcione um caminho formativo motivador; tanto pela integração trabalho,
cultura, ciência e tecnologia como pela prospecção de um futuro melhor;
·      Articule a formação cultural e o trabalho produtivo;
·      Aproxime as ciências naturais das ciências humanas.
Em seguida os professores se organizaram por área de conhecimento e fizeram uma discussão e apresentaram oralmente na plenária os pressupostos apresentados no caderno 03. Como base nesses pressupostos e diante dos desafios sinalizados, o material estudado propõe um caminho que possa favorecer algumas articulações:
1-      Seleção de conceitos fundamentais por área de conhecimento (sugere-se um mapa conceitual);
2-      Identificação de conceitos comuns (inter/intra-áreas de conhecimento) Juntar mapas disciplinares e a partir daí fazer um grande mapa curricular);
3-      Proposta de contextos problematizadores que mobilizem os conceitos. Articular com a vida do cidadão com o mundo do trabalho;
4-      No caso dos conceitos comuns, viabilizar atividades/projetos interdisciplinares a partir destes contextos.
Diante do que foi apresentado, fica evidente a competência dos saberes das disciplinas que cada um leciona e os paradigmas inerentes a “uma ação curricular integrada para a formação humana integral” como finalidade da aprendizagem no ensino médio. Dando importância primeiramente, as condições e possibilidades interdisciplinares das referidas disciplinas escolares e ao domínio da matriz de referência das matérias.
Após esse momento no qual foram feitas as considerações finais das áreas de conhecimento, o orientador de estudos explicou a proposta de atividade individual do encontro. Os professores devem fazer a leitura da proposta curricular da sua escola e do componente curricular em que ele atua e que está presente nessa proposta.
A outra atividade sugerida é que se organize uma roda de conversa com os jovens alunos da escola e com seus colegas professores; - sobre o currículo da escola; sobre o currículo vivido por estes alunos; sobre o sentido do conhecimento escolar, das experiências vividas mediadas por esse conhecimento e sobre a necessidade de outros conhecimentos e abordagens.
O objetivo dessa atividade é que possam surgir propostas, sugestões de outros encaminhamentos para o currículo, para as disciplinas e para outros arranjos curriculares, considerando as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia. Os professores ao sistematizarem essa atividade devem socializar e registrar suas conclusões no fórum do caderno III no ambiente virtual www.solar.virtual.ufc.br
Neto Camorim- PCA da área das Ciências Humanas e Orientador de Estudo do Pacto do Ensino Médio do Liceu de Quixerramobim.

Visita ao pólo de Berilândia





quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Projeto Escritos e escritores da gente





No dia 21 de Outubro de 2014, ocorreu o encerramento da ação do PROEMI/JF "Escritos e escritores da gente". A atividade consistia no estudo de textos de autores regionais de nosso sertão e Nordeste, em especial de textos que têm como tema o município de Quixeramobim. Os professores de Língua Portuguesa realizaram os trabalhos em sala de aula e as turmas confeccionaram banners com a mostra desse estudo. A turma vencedora realizará uma viagem cultural para a Casa de José de Alencar, Museu do Ceará e Academia Cearense de Letras.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

PACTO DO ENSINO MÉDIO REALIZA ESTUDO SOBRE O ENEM: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR






Nos dias 07 e 08 de outubro o Liceu de Quixeramobim realizou com seus professores o encontro 12 do pacto pelo fortalecimento do ensino médio. O tema em estudo foi o ENEM: desafios e possibilidades de integração curricular.
Inicialmente, durante a acolhida foi exibido o vídeo: Pipoca do Valdir, tentando relacionar o vídeo ao tema de estudo procurando perceber os desafios e possibilidades de discutir integração curricular associado ao Enem no chão da escola.
Depois desse momento foi realizada a atividade de estudo coletiva a partir da apresentação de slides e discussão com os seguintes questionamentos:
1)      Como os alunos compreendem o ENEM?
2)      Qual o grau de importância que os professores atribuem ao ENEM?
3)      Qual a importância do ENEM para a discussão sobre integração curricular no ensino médio?
4)      Para que serve o ENEM?
Além do estudo baseado nas questões acima, foram apresentados explicações pelo orientador de estudo Neto Camorim e pelo professor de matemática e coordenador escolar do Liceu Francisco Antonio, sobre o TRI (Teoria de Resposta ao Item), como são elaboradas e testadas às questões do Enem, bem como alguns gráficos sobre a participação do Ceará e seus resultados no Enem nos últimos 03 anos.
Finalizada a apresentação e debate sobre as perguntas, os professores foram organizados em duplas para realizarem outra atividade coletiva de acordo com a organização da oficina. Nesta atividade foram discutidas as seguintes questões:
1)      O que significa área do Conhecimento?
2)      Como as aulas podem ser estruturadas em eixos ou dimensões e não em conteúdos?
3)      Qual a diferença do conceito de habilidades/competências e educação integral/multidimensional?
4)      O ENEM representa a indução pelo fim das disciplinas?
5)      Como a escola vem apoiando os professores para promover a integração curricular?
Cada dupla recebeu uma tarjeta com sua respectiva pergunta para refletirem sobre sua questão e depois cada grupo apresentou o resultado de seu estudo na plenária.
Para finalizar o estudo foram realizadas as considerações finais pelo orientador e em seguida foi explicada a atividades individual que deverá ser feita pelos professores. Eles farão a leitura da aula 04, caderno 06- avaliações externas: novos desafios e tensões, no Solar e depois deverão postar algum comentário no ambiente virtual, contribuindo nas discussões a cerca da leitura sugerida. Além disso, os professores devem consultar os seguintes sites: www.seduc.ce.gov.br e www.sistemaespeciais.inep.gov.br/enemmediasescolares, buscando fazer uma análise dos resultados do ENEM 2011 e 2012.
Neto Camorim- PCA das CH e Orientador de Estudo do Pacto do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Planejamento do 4º Período Escolar





O plano bimestral do 4º período escolar ocorreu em 09 de Outubro de 2014, com uma pauta voltada a duas formações. A primeira foi sobre Dificuldades de aprendizagem e alunos com necessidades especiais, que contou com a palestrante Jamila Gaspar. A segunda foi sobre o uso da lousa digital, feita pelos professores dos Laboratórios Escolares de Informática. Em seguida, os professores se reuniram por área de conhecimento e fizeram o planejamento voltado para o ENEM nos segundos e terceiros anos. Os professores se concentrarão no uso das apostilas fornecidas pela Secretaria de Educação do Ceará, as quais trazem todas as provas das edições passadas do ENEM.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Esporte: Aprender e Viver



Em 08 de Outubro de 2014, ocorreu a segunda etapa da ação Esporte: aprender e viver, integrante do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro. Nesta etapa, voltada para o esporte feminino, tivemos a final com a presença do time da extensão de Nenelândia e alunas da sede, sendo estas últimas as vencedoras do campeonato.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Vestibular UECE 2015.1

Atenção alunos dos 3° anos!
Já estão abertas as inscrições para o vestibular da Uece 2015.1.
O período de inscrição é de 02 a 19 de outubro.
O LEI - Laboratório de Informática está disponível para inscrições, leve RG e CPF.


segunda-feira, 6 de outubro de 2014

8º ENCONTRO DO PACTO ESTUDA OS FUNDAMENTOS DO ENSINO MÉDIO: DIMENSÕES TRABALHO, CIÊNCIA, CULTURA E TECNOLOGIA.






No dia 01 de outubro o grupo de professores do Liceu de Quixeramobim, coordenado pelo Orientador de Estudo Neto Camorim, realizou o 8º encontro do pacto pelo fortalecimento do ensino médio. O referido encontro teve como tema “os fundamentos do ensino médio: dimensões trabalho, ciência, cultura e tecnologia”.
Na acolhida, foi exibido o vídeo: Som Sabadell (Ode a alegria, 9ª sinfonia de Bethowen) para uma reflexão dos professores onde eles puderam relacionar o vídeo ao tema do encontro e a sua prática em sala de aula.
 Em seguida, foi apresentado o vídeo “A crise do ensino médio: o problema do currículo”, e baseado nele e em perguntas geradoras do tema, foi promovido um debate inicial sobre currículo, sua atual concepção e o que o levou a se apresentar como está. Caracterizando-se na primeira atividade de estudo coletivo do dia a partir dos seguintes questionamentos.
  • O que é Currículo?
  • Você concorda que o currículo do ensino médio, é enciclopédico, dualista, fragmentado e hierarquizante?
  • Como se apresenta o currículo na prática?
  • O que o levou a se apresentar como está?
  • Como esta situação se expressa na sua prática docente?
Na segunda parte do encontro foi discutido o que os DCNEM falam sobre currículo, com apresentação de slides sobre o tema: Fundamentos curriculares do ensino médio: dimensões trabalho, ciência, cultura e tecnologia, que compreende as temáticas do caderno 03- capítulo 01 e 02 do Solar.
Depois desse momento aconteceu o segundo estudo coletivo seguido da dinâmica Jigsaw (Grupo de base e grupo de especialista), onde os professores foram divididos em 05 duplas. Cada dupla recebeu dois textos: um texto de base e específico para cada componente. O texto base foi lido pela dupla e o específico cada participante leu o seu. Num segundo momento, foram formados novos grupos de acordo com o título do texto de especialistas. Num terceiro momento, os especialistas voltaram para o grupo de base e apresentaram as conclusões sobre o tema. Para concluir essa atividade, o orientador de estudo convidou um representante de cada dupla para falar sobre o tema tratado no grupo.
Para concluir o encontro, foi proposta a atividade individual, onde cada professor deverá registrar com base em sua vivência de sala, comentando a respeito dos seguintes questionamentos que devem ser postados no fórum do ciclo 02. 1) Em que medida os professores estão sensibilizados para desenvolver a perspectiva da formação humana integral, “um ensino médio que articule trabalho, ciência, cultura e tecnologia”?; 2) Aponte um elemento favorável e um obstáculo para desenvolver a perspectiva da educação integral em sua escola.
Neto Camorim- PCA da área das Ciências Humanas e OE do Pacto do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim.