sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Alunos participam de palestra de Prevenção as Drogas com Cantor Católico Marcelão Di


O Projeto DIRETOR DE TURMA em parceria com a Pastoral da Sobriedade de Quixeramobim, promoveu nesta sexta-feira, dia 22 de Agosto, para as turmas de 1º Ano, uma palestra de PREVENÇÃO AS DROGAS. A convite da Professora Leidinara Freitas, os alunos assistiram o testemunho do Cantor Católico Marcelão DI e puderam conhecer a realidade da dependência química, os perigos e consequências do uso de drogas e também a importância da escola, da família e de Deus nas vidas dos jovens.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

ALUNOS SE PREPARAM PARA O ENEM COM O SITE DESCOMPLICA


Através do cadastro no Portal Rumo à Universidade, os alunos do Liceu de Quixeramobim podem acessar o site Descomplica, que fornece diversos recursos para se preparar para o ENEM. São vídeo aulas, materiais para correção de redação e outros instrumentos valiosos para que nossos estudantes tenham sucesso nessa importante prova, a qual proporciona acesso ao ensino superior. Os alunos estão, na semana de 18 a 22 de Agosto de 2014 realizando seu cadastro nos Laboratórios Escolares de Informática de nossa escola.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Estudar para o ENEM vai ficar mais fácil e divertido.


Em uma ação gratuita para os alunos da Rede Pública do Ceará, os estudantes terão acesso a mais de 6 mil vídeos e aulas ao vivo, duas vezes ao dia. É que pelo segundo ano consecultivo o Governo do Estado, através da Secretaria da Educação do Ceará, firma parceria com o Descomplica, com isso possibilita novas estratégias de estudo e aprendizagem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Através da iniciativa é esperado uma melhor compreensão do conteúdo para os alunos e para os professores um apoio no preparo das aulas. Para participar é necessário acessar: www.rumoauniversidade.seduc.ce.gov.br/

Os interessados devem entrar com seu e-mail e senha de acesso ao portal. Caso não tenha, deverá cadastrar-se gratuitamente utilizando sua matrícula e senha do aluno online SEDUC CE. Se não lembrar da sua matrícula e senha, procure a Diretoria da sua escola. Por fim, clique na área do Descomplica à direita e aprenda se divertindo!
Corre lá e aproveita.

Sobre o Descomplica:

O Descomplica é um site que oferece mais de 3.500 aulas pré-gravadas, aulas ao vivo, monitoria, correção de redações, questionários com gabarito em tempo real e um fórum de perguntas e respostas com mais de 7,5 mil questões respondidas para alunos em fase pré-vestibular.

Mais informações:
Rumo à Universidade
Assessoria do ENEM no Gabinete: 3101.2693
Assessoria de Comunicação da SEDUC
imprensa@seduc.ce.gov.br

LICEU DE QUIXERAMOBIM INICIA FORMAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO


O Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado deu início nos dias 12 e 13 de agosto a formação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio com seus professores e coordenadores escolares.
O Pacto é um instrumento institucional firmado entre o Ministério da Educação e as secretarias estaduais de educação, que estabelece o compromisso com a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio público, nas áreas rurais e urbanas, em consonância com a Lei nº 9.394, de 1996, e comas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, instituída na Resolução CNE/CEB nº 02, de 30 de janeiro de 2012.
O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio tem os seguintes objetivos:
  • Contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores e coordenadores pedagógicos no ensino médio;
  • Promover a valorização pela formação dos professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio;
  • Rediscutir e atualizar as práticas docentes em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM);
  • Consolidar e escola com espaço privilegiado dos processos de formação continuada dos professores.
No Ceará o Pacto, será coordenado pela Universidade Federal do Ceará e pela Secretaria da Educação Básica, com coordenação adjunta da UECE, URCA, UVA, IFCE, UFCA e UNILAB, irá atender mais de 18 mil professores e todas as escolas de ensino médio da rede pública estadual, e articulando a capacitação de aproximadamente 1500 professores orientadores de estudo e de 45 professores formadores regionais.
Nestes primeiros encontros da primeira semana, os Orientadores de Estudos do Liceu, Vanessa Lemos e Neto Camorim, após os ajustes necessários para iniciar a formação, definiram que os encontros presenciais com os professores no chão da escola acontecerão às terças e quartas feiras.
Neste primeiro encontro a pauta foi à apresentação da proposta do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Inicialmente foi realizada acolhida dos professores pelo Orientador de Estudo com a música “Quase Nada” - Zeca Baleiro. Em seguida teve a fala Diretor do Liceu de Quixeramobim, Francisco Roberto de Carvalho. Posteriormente os professores foram motivados a preencher a mandala “A Roda da Vida: Saber cuidar”, conexão consigo mesmo, conexão com o outro e conexão com a totalidade. E, em seguida aconteceu um momento de compartilhamento e conversa coletiva.
No segundo momento foi exibido o vídeo do Ministro da Educação na época, Aloizio Mercadante, na ocasião do lançamento do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio em 25 de novembro de 2013. Depois teve a apresentação de slides sobre a execução do Pacto no Ceará. Em seguida um momento de discussões e esclarecimentos sobre o funcionamento do pacto.
Na terceira parte do encontro foi realizado um estudo em grupo, onde os professores fizeram um levantamento das expectativas da formação do pacto na escola. Depois teve a socialização das expectativas da formação em plenária pelos relatores de cada grupo.
Para finalizar foi exibido o vídeo “O sapinho” para os professores levarem como reflexão desse primeiro encontro, juntamente com a avaliação no qual irão produzir um comentário sobre quais as suas expectativas sobre o pacto ser realizado no chão de escola. Tais reflexões devem ser enviadas para o orientador de estudo até o dia 19 de agosto, para uma breve discussão das mesmas no próximo encontro.
Neto Camorim- PCA de Ciências Humanas e Orientador de Estudo do Pacto Nacional para Fortalecimento do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim.
netocamorim@gmail.com

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Liceu participa de encontro com professores do site DESCOMPLICA


O Liceu de Quixeramobim participou de um encontro na CREDE 12 em Quixadá - CE, nesta última quarta-feira dia 13 de Agosto, com os professores do site DESCOMPLICA Renato Pelizzari, Dyego Feitosa e Rafael Cunha, acompanhados também da Assessora Técnica da SEDUC Aila Mag. 
O evento ocorreu de forma bem descontraída, característica dos professores do Descomplica. Estavam presentes o professor de Redação Rafael Cunha que iniciou a apresentação do site. Em seguida tivemos a fala do professor de História Renato Pelizzari. Para finalizar o professor de Matemática, único cearense da equipe, fez uma excelente palestra motivacional, a qual merecia ter sido gravada para que todos nossos alunos pudessem assitir. O assunto principal era ter um objetivo na vida a ser atingido, planejar o futuro. 
Representando a nossa escola participaram a Coordenadora Pedagógica Patrícia Vasconcelos, a Professora Regente do LEI Alba Marília e a aluna Rebeca Farias. Houve a participação de alunos e educadores de toda a CREDE 12. Na oportunidade, os ilustres convidados motivaram os educandos com orientações no acesso ao portal Rumo a Universidade e ao site do DESCOMPLICA.
O Governo do Estado do Ceará presenteia a todos como acesso gratuito em todo o site, que busca auxiliar alunos e alunas para que estes possam ter êxito no ENEM e Vestibulares. Graças a uma parceria junto a SEDUC-CE, nossos alunos têm acesso livre à aulas pré-gravadas, aulas ao vivo, monitorias online e correção de redação por meio do Portal Rumo à Universidade.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Multimeios em Ação!







Nessa terça-feira, 12 de agosto, dia do estudante, houve um momento importante relacionado com a Área de Linguagens de Códigos e suas Tecnologias. Sob a orientação da professora Mayara, os alunos do 2º F, tarde, tiveram uma aula de Português, estudo de texto, onde predominou a leitura dirigida individual com sua respectiva interpretação.
 

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Parabéns Betinho!

Parabéns ao nosso Diretor Roberto de Carvalho por mais um ano de vida!
Agradecemos sua dedicação a frente do Liceu de Quixeramobim, sempre com muita competência e sabedoria!
Desejamos a você alegrias, felicidades, saúde e muita paz, hoje e todos os dias da sua vida!



Dia do Estudante

Feliz Dia do Estudante a todos!
Parabéns a todos vocês que nunca param de aprender! 
 
 

PROFESSORES DAS CIÊNCIAS HUMANAS REALIZAM OFICINA SOBRE A IDENTIFICAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DO DIRETOR ESCOLAR



No dia 06 de agosto os professores da área das Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim, realizaram durante seu horário de estudo coletivo uma oficina sobre as competências do diretor escolar, coordenada pelo diretor da escola, Francisco Roberto de Carvalho. A referida formação faz parte das atividades para a construção do Pacto do Diretor com as instâncias envolvidas na gestão da escola.
Com esse objetivo a Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC) iniciou no final do mês de julho e início de agosto, um encontro de introdução ao novo período de Gestão das Escolas Estaduais. Na ocasião foi apresentada uma proposta de formação dos diretores, que logo na introdução, destaca o tripé que servirá de base para a estruturação do plano de trabalho dos diretores no atual período de gestão das escolas.
O objetivo dessa formação é a construção de um Pacto, no qual deverá enfatizar três aspectos para a sua composição: 01. Expectativas dos agentes e instâncias envolvidas na gestão da escola e da educação pública na rede estadual do Ceará – o que esperam uns dos outros; 02. Matriz de competências do diretor escolar; e, 03. Matriz de matas e resultados da escola.
Tendo como referência o tripé proposto para a estruturação do plano de trabalho e os princípios norteadores das ações acima referidas, nas atividades realizadas nesse encontro, está o levantamento das “Expectativas dos agentes e instâncias envolvidos na gestão da escola e da educação pública na rede estadual do Ceará”.
Para levantar a perspectiva dos diretores, o trabalho foi orientado a partir das seguintes perguntas: O que esperamos de nós mesmos e de nossas equipes? O que esperamos da Crede/Sefor? O que esperamos da Seduc-sede? Trabalho similar já havia sido feito para levantar a perspectiva dos dirigentes e coordenadorias da Seduc/Crede/Sefor. Todas essas informações foram inicialmente repassadas aos professores na primeira parte da oficina. Na sequência das atividades de construção do Pacto, a oficina foi destinada para o processo de identificação das Competências do Diretor Escolar.
Toda a metodologia utilizada na oficina e o material didático trabalhado, como, cartolinas, tarjetas, papel A4 e canetas, foi orientado pelo diretor para que os professores dirigissem seus olhares para o mundo real da escola, focando para as forças e fraquezas, para as oportunidades e ameaças. Sem esquecer dois dos princípios norteadores: definições compartilhadas e autonomia e empoderamento da escola. Todas as ações desenvolvidas foram apresentadas e socializadas nos grupos e plenária.
Segundo o professor de história Neto Camorim, a forma no qual foi organizada essa oficina, permite a colaboração de todos numa perspectiva de comunidade de aprendizagem, no qual esse pacto deve ter como princípio norteador de suas ações, na construção de uma gestão escolar de compromisso com a educação pública de qualidade e não com resultados maquiados, muitas vezes mascarando o verdadeiro nível de aprendizagem dos alunos.
É importante ressaltar que essa oficina foi realizada com todos os professores durante os dias 05 e 07 de agosto nas suas respectivas áreas do conhecimento durante o encontro semanal coletivo
Neto Camorim- PCA de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim
netocamorim@gmail.com

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

OFICINA: A IDENTIFICAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DO DIRETOR ESCOLAR


Coordenada pelo diretor da escola, Francisco Roberto de Carvalho, a formação faz parte das atividades para a construção do Pacto do Diretor com as instâncias envolvidas na gestão da escola.
Um dos objetivos da formação é desenvolver as capacidades de pensar, refletir e sistematizar tendo por referência a realidade da escola e a prática do exercício da função.
Com isso a Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC) iniciou no final do mês de julho e início de agosto, um encontro de introdução ao novo período de Gestão das Escolas Estaduais.
A comunidade escolar reuniu-se, sob a coordenação do gestor, para traçar um perfil do diretor da escola pública. 

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Laboratório Escolar de Informática - (LEI) em ação!




O LEI é um ambiente de aprendizagem disponível em nossa escola, que visa o uso das tecnologias na educação e juntamente com professores promover aulas mais dinâmicas e interativas, atraindo o interesse dos alunos e construindo uma nova forma de ensinar e aprender.
O uso da Internet é um ferramenta importante na escola, que deve ser usada sempre com orientações ao aluno, quando fizer por exemplo uma pesquisa na Internet, o professor deve instruir os mesmos para que estes não façam simples cópias de textos encontrados em sites. Apenas copiando, eles não vão aprender. As orientações devem ser no sentido de como elaborar uma pesquisa, como encontrar sites confiáveis, como gerar conhecimentos com o material pesquisado, etc.
Outro ponto importante é o incentivo à criação. O aluno não deve ser colocado de forma passiva diante do computador. As ferramentas tecnológicas devem servir de base para a criação. Uma planilha de cálculos, por exemplo, pode ser usada para um trabalho de Matemática com dados estatísticos, criando fórmulas e gerando gráficos. Um editor de textos pode ser usado para a criação de um jornal com notícias e informações sobre o conteúdo de uma disciplina. Um programa de apresentação (slides) apresenta inúmeras possibilidades na elaboração de aulas com imagens, sons e outros elementos multimídia.
Reforçarmos assim a importância do uso das TIC'S (tecnologias da informação) à toda comunidade escolar. A utilização destes recursos podem facilitar e melhorar a eficácia do processo de ensino-aprendizagem.
O Laboratório de Informática - LEI é uma importante ferramenta pedagógica, não só torna as aulas mais atrativas para os alunos como também proporciona uma maneira interativa de aprender, dando suporte também aos projetos pedagógicos de nossa escola. Parabenizamos a todos os professores que utilizam o LEI e incentivamos os demais o uso deste ambiente de aprendizagem. Agende já a sua aula no LEI!

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

PROFESSORES DAS CIÊNCIAS HUMANAS PARTICIPAM DE FORMAÇÃO SOBRE DIFICULDADES E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM


O Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado deu início no dia 29 de julho uma formação para seus professores sobre as dificuldades e transtornos de aprendizagem. O curso terá duração de 40h e acontecerá durante os coletivos semanais das respectivas áreas de ensino. A referida formação é parte das ações do PROEMI/PJF na escola, e está sendo ministrada pela Terapeuta Ocupacional Jamila Gaspar.
Na quarta feira dia 30 de julho iniciou a formação na área das Ciências Humanas. Nesse primeiro momento foi realizada uma apresentação, onde os professores colocaram no grupo as maiores dificuldades em sala de aula que tem atrapalhado a aprendizagem dos alunos. Na ocasião citaram alguns: Falta de acompanhamento familiar, o uso de celular, desestrutura familiar, baixa autoestima dos alunos gerando apatia aos estudos, entre outros aspectos que tem contribuído para a defasagem na aprendizagem.
Outro ponto discutido em encontro foram os transtornos comportamentais causados pela incidência do uso de drogas, em especial o crack, tem afetado a vida da juventude, lhes trazendo falta de concentração e de foco nos estudos, dificultando-os para um melhor desempenho na sua aprendizagem.
Em seguida Jamila Gaspar fez algumas considerações complementares às falas dos professores onde comentou os processos de informações para a realização da aprendizagem. Processos sensoriais, neurológicos, psicomotores e psicológicos. depois distribuiu um texto para estudo domiciliar e que será discutido no próximo encontro.
Para concluir foi realizada a dinâmica com fio formando uma teia simbolizando que para construir alternativas viáveis para enfrentar os desafios da melhoria da aprendizagem escolar, diante dos desafios e complexidades que a temática envolve, precisamos articular as nossas ações em redes de apoiadores com profissionais multidisciplinares. A escola sozinha não dará conta do tamanho do desafio que lhe é apresentada. São situações que envolvem muitos aspectos de uma realidade sócio-cultural, política e econômica que tem levado ao aumento assustador dos índices de violência das mais variadas formas que tem afetado o dia a dia da escola.
Portanto para que a escola possa cumprir seu papel que é de ensinar e aprender será necessário um empenho de outros atores sociais. Ela sozinha, não terá capacidade de superar as dificuldades de aprendizagem que a maioria dos educandos tem enfrentado.
Para se congratular foi comemorado no intervalo o aniversário dos professores Carlos Costa e Whyanne, com bolo feito pela professora Suerlânia Oliveira.
Neto Camorim- PCA de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim