segunda-feira, 31 de março de 2014

ESPORTE: APRENDER E VIVER 2014












As atividades do Projeto Esporte: Aprender e Viver, criado em parceria com o Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro, tiveram início, com um campeonato esportivo de futebol de salão, no dia 29 de Março de 2014. Estiveram reunidos, para o evento, professores, gestores e alunos, sendo que estes se organizam em 15 times, tendo a presença das extensões rurais de Belém, Nenelândia e Berilândia.
Ao todo, duas seletivas ocorrerão e uma partida final, a acontecer no dia 07 de Junho de 2014, quando toda a escola estará reunida no SUPERAÇÃO 2014, cujo tema, esse ano, será ESPORTE E CULTURA.

sexta-feira, 28 de março de 2014

DE OLHO NO ENEM, LICEU REALIZA SEU PRIMEIRO SIMULADO




Os alunos dos 3ºs anos do Liceu de Quixeramobim realizam, nos dias 26 a 28 de Março de 2014, seu primeiro simulado para o ENEM. As avaliações seguem o modelo do Exame Nacional do Ensino Médio, em que as disciplinas são agrupadas em áreas de conhecimento. A iniciativa visa preparar os alunos, desde cedo, para essa importante etapa de sua vida escolar.

quinta-feira, 20 de março de 2014

PROJETO COMPOSTAGEM INICIA HORTA ORGÂNICA





Sob a coordenação das professoras Socorro Silva e Ana D'Ávila, tiveram início, em 17 de Março de 2014, as atividades de compostagem para o cultivo da horta orgânica de nossa escola. Os alunos participaram de um seminário sobre o tema e agora colocam em prática os conhecimentos. A iniciativa tem o apoio do Programa Ensino Médio Inovador, do Ministério da Educação, da Secretaria de Educação do Estado e do Instituto Unibanco.

COLETIVO DAS CIÊNCIAS HUMANAS INICIA ENCONTROS DE 2014 COM ESTUDOS SOBRE O ENEM




Com o objetivo de contribuir para uma melhor formação dos professores, tendo como foco o ENEM, o coletivo das Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim iniciou no dia 12 de março seus encontros de 2014.
Inicialmente aconteceu a acolhida de boas vindas coordenada pela professora de Filosofia Suerlânia Oliveira, que através de cartões com frase motivacional nos fez refletir sobre a prática pedagógica do professor. Em seguida foi lido o texto; “Gostei desse Professor”- de Marcos Meier que trata da relação professor-aluno.
Após esse momento introdutório foi realizado uma apresentação em slides sobre o ENEM e o Ensino Médio no Ceará, com reflexões sobre o objetivo dessa avaliação e seus resultados em nosso estado.
Depois foi debatido no encontro sobre o ENEM e o Currículo do Ensino Médio e a necessidade de aperfeiçoamento dos currículos das escolas para esta nova realidade, buscando promover maior significação e integração, para fortalecer o foco da aprendizagem e da avaliação nas competências e habilidades para o ensino médio.
Outro aspecto estudado no coletivo foi a importância da integração das matrizes (curricular e de referência) naquilo que o ENEM exige, estabelecendo as diferenças entre os tipos de matrizes. A curricular orienta os procedimentos de ensino e de aprendizagem realizados durante o curso. A de referência orienta os procedimentos de verificação e validação das aprendizagens.
Para finalizar esse primeiro encontro foi debatido de que é composta a Matriz de Referência do ENEM. Competências e Habilidades para cada área do conhecimento, Matriz de Redação e objetos de conhecimentos das áreas e disciplinas e da necessidade de integração com o material de “Escola Aprendente” e a Matriz Curricular da Escola, tendo como base o seu projeto político pedagógico. No próximo encontro terá continuidade o estudo sobre o ENEM.
Neto Camorim- PCA das Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim

Projeto Teatro Com-Texto




O Projeto Teatro Com-Texto, coordenado pelo Professor João Paulo, e que faz parte do PROEMI/JF, iniciou suas oficinas teatrais no dia 17 de Março de 2014. O objetivo do projeto é melhorar o rendimento dos alunos na leitura e na escrita, visando à proficiência leitora, através do teatro.

APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÕES PARA O ENEM 2014

No dia 17 de Março de 2014, estiveram reunidos no auditório de nossa escola, os Agentes Jovens, professores e regentes dos Laboratórios de Informática, sob a coordenação dos gestores Ivonildo Reis e Patrícia Saldanha, para a apresentação do plano de ações do ENEM 2014. As ações visam à inscrição e participação de 100% dos alunos de 2º e 3º anos da escola no Exame Nacional do Ensino Médio. Foram definidas ações, recursos, estratégias, períodos de execução e responsáveis. Agora, é mãos à obra para alcançar nossos objetivos!




sexta-feira, 14 de março de 2014

Reunião de Pais e Mestres - Extensão Belém




O Núcleo Gestor do Liceu de Quixeramobim, representado pelas coordenadoras pedagógicas Luísa e Patrícia, reuniu-se com pais dos alunos e professores da extensão rural de Belém para tratar de assuntos educacionais de grande importância para a família. O encontro ocorreu no dia 12 de Março, no período da tarde e foi dada uma atenção maior ao Projeto Diretor de Turma, implantado nessa extensão nesse ano, tendo, à frente, a professora Nívea.

Reuniões Intercalares do Projeto Diretor de Turma



Tiveram início, em 12 de Março de 2014, as reuniões intercalares do Projeto Diretor de Turma, tendo como articuladora a Coordenadora Pedagógica Luísa.

O Projeto Professor Diretor de Turma visa a construção de uma escola que eduque a razão e a emoção, onde os estudantes são vistos como seres humanos que aprendem, riem, choram, se frustam... Uma escola que tem como premissa a desmassificação. Uma escola com plenos objetivos de acesso, permanência, sucesso e formação do cidadão e do profissional.

Nesse sentido, as reuniões intercalares oferecem um diagnóstico da turma, possibilitando à família e professores verificarem as principais dificuldades enfrentadas pela sala de aula e buscarem caminhos para solucionarem.

segunda-feira, 10 de março de 2014

LICEU LANÇA METODOLOGIA AGENTES JOVENS 2014

No dia 10 de Março de 2014, estiveram reunidos, na sede de nossa escola, a coordenação pedagógica e os agentes jovens (líderes de sala) para estudarem a metodologia do Instituto Unibanco, a qual visa a mobilização dos alunos para atividades do Projeto Jovem de Futuro. 

Considerado essencial para o êxito das ações do Jovem de Futuro nas escolas públicas de Ensino Médio, o Agente Jovem atua como protagonista do processo de mobilização da comunidade escolar. Contribui para a conquista de objetivos pactuados, como a melhoria da qualidade do ensino, dos índices de frequência e do clima coletivo, compartilhando desafios e as metas estabelecidas no planejamento estratégico da instituição.


Os estudantes promovem e divulgam ações relacionadas ao projeto, além de atividades culturais, esportivas e vinculadas à preservação do meio ambiente. Ao desempenharem essas tarefas, tornam-se agentes de mudança, sendo vistos como exemplos a serem seguidos pelos colegas.


 

Os Agentes Jovens são, preferencialmente, representantes e líderes de turma do Ensino Médio ou eleitos pelos alunos para representá-los. Os candidatos devem ser comunicativos, ter espírito de equipe, capacidade de liderança junto ao grupo e um bom relacionamento com gestores e professores. Para desempenhar esse papel, participam de encontros de capacitação, recebendo uma formação que contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional, e podem enriquecer seus currículos com a menção a essa atividade.