quarta-feira, 27 de novembro de 2013

PROJETO VIDA SEM DROGAS VISITA INSTITUIÇÃO DE TRATAMENTO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS








O Projeto "Vida sem drogas: uma escolha consciente" do Liceu de Quixeramobim visitou, na data de 27 de Novembro de 2013, a Comunidade Novos Horizontes, entidade localizada na cidade de Quixadá que cuida de pessoas em tratamento da dependência química. Na oportunidade, houve a apresentação da peça teatral "Eu e o bicho", protagonizada pelos alunos do projeto e de autoria do professor João Paulo. Também tivemos a partilha de um café da manhã, levado pelos professores e estudantes de nossa escola, momento de grande confraternização.
A caravana ainda seguiu para o Santuário Rainha da Paz, onde as pessoas tiveram um momento de oração.
Nosso agradecimento ao Pe. Francesco, um dos responsáveis pela instituição e nossos votos de sucesso nessa caminhada tão difícil, mas tão recompensadora na vida dessas pessoas!

terça-feira, 26 de novembro de 2013

ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS ENCERRA CICLO DE PLANEJAMENTOS COLETIVOS

A ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS DO LICEU DE QUIXERAMOBIM REUNIU-SE EM 26 DE NOVEMBRO DE 2013 PARA ENCERRAR O CICLO DE PLANEJAMENTOS COLETIVOS POR ÁREA, COM ÊNFASE NO ESTUDO DO SIGE, MOMENTO DIRIGIDO PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO IVONILDO REIS. ATRAVÉS DESSE ESTUDO, FOI POSSÍVEL OBSERVAR OS VÁRIOS RECURSOS QUE ESTA FERRAMENTA DO GOVERNO DO ESTADO POSSIBILITA PARA AUXÍLIO NOS ANDAMENTOS PEDAGÓGICOS DA ESCOLA.
TAMBÉM FOI ENCERRADO O PROJETO DE INCLUSÃO ESCOLAR EM LIBRAS. ATRAVÉS DESSA AÇÃO, TODOS OS PROFESSORES DE NOSSA ESCOLA TIVERAM UM MINICURSO SOBRE LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS PARA AUXILIAREM OS A SE INCLUÍREM CADA VEZ MAIS NAS ATIVIDADES EDUCATIVAS.


segunda-feira, 25 de novembro de 2013

PROFESSORES DAS CIÊNCIAS HUMANAS RECEBEM ORIENTAÇÕES DO SIGE DURANTE ESTUDO COLETIVO


O encontro do coletivo dos professores das Ciências Humanas realizado no dia 20 de novembro foi dedicado ao repasse das orientações do SIGE (Sistema Integrado de Gestão Escolar) pela coordenação escolar do Liceu.
No referido encontro o coordenador escolar Francisco Antonio Albuquerque, repassou aos professores as orientações e informações principais em relação a este sistema integrado. Durante sua exposição no laboratório de informática, o coordenador explicou que o SIGE disponibiliza a escola, professores, SEDUC E CREDE periodicamente todas as informações da vida escolar dos alunos, para que os mesmos possam acompanhar os resultados alcançados, bem como redefinirem ações e estratégias, para a melhoria dos índices de aprendizagem nas escolas da rede pública estadual.
Também é importante destacar que o SIGE se caracteriza numa importante ferramenta para que a escola ao receber os pais possa informar a família de maneira simples e completa os resultados do rendimento escolar de seus filhos. No próprio sistema integrado é gerado boletim escolar (individual e por turma), mapas de infrequência, participação dos alunos nas avaliações externas, etc. enfim esse sistema de gestão escolar nos permite a todo o momento realizar acompanhamento sistemático dos alunos e análises dos resultados em busca da melhoria da qualidade que tanto falamos. Ressaltou Francisco Antonio.
Para finalizar o encontro o PCA da área das CH, Neto Camorim fez os agradecimentos pelas informações repassadas pela coordenação escolar e os professores deram como sugestão que esses resultados do SIGE da escola fossem apresentado a cada período do ano letivo ao coletivo de professores, para que juntos realizassem análises desses resultados.
Neto Camorim- PCA das Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim
netocamorim@gmail.com

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

I Noche Hispânica


O PROJETO YO HABLO ESPAÑHOL TEVE SEU GRANDE MOMENTO DE ENCERRAMENTO COM A I NOCHE HISPÂNICA DE NOSSA ESCOLA, QUE OCORREU NO DIA 21 DE NOVEMBRO DE 2013.
VÁRIAS APESENTAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS MARCARAM O EVENTO, COMO TANGO, APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS UNIVERSITÁRIOS, CORAL E RECITAÇÕES DE POESIAS.
ALÉM DISSO, TIVEMOS A PRESENÇA DE PROFESSORES DA UFC, PARCEIRA DO PROJETO, DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS, OS QUAIS FORAM OS MINISTRANTES DO CURSO DE 40H/A OFERTADO AOS ALUNOS DO LICEU DE QUIXERAMOBIM.
PARABENIZAMOS A TODOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA O SUCESSO DESSE EMPREENDIMENTO EDUCATIVO E, EM ESPECIAL, A COORDENADORA PATRÍCIA SALDANHA, A QUAL NÃO MEDIU ESFORÇOS PARA A CONSECUÇÃO DESSES TRABALHOS!

LICEU DE QUIXERAMOBIM PARTICIPA DA FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA DA 12ª CREDE




Nossa escola participou, no dia 20 de Novembro de 2013, da VII Feira de Ciências e Cultura da 12ª CREDE. Os trabalhos apresentados na cidade de Quixadá foram os vencedores da Feira ocorrida em nossa escola nesse mesmo ano.
Parabenizamos alunos, professores e gestores que participaram desse evento.

CIÊNCIAS HUMANAS ENCERRAM ESTUDOS SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM TEXTO DE CIPRIANO LUCKESI






No último dia 13 de novembro os professores da área das Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim, após três encontros estudando Libras, encerraram o estudo sobre avaliação da aprendizagem, no qual vinham estudando, mais tinham paralisado para realizarem as oficinas de Língua Brasileira de Sinais. Neste último encontro coletivo sobre avaliação foi estudado o texto de Luckesi: “Planejamento e Avaliação na Escola: Articulação e necessária determinação ideológica”.
Esse texto trata da importância do planejamento que deve está comprometido com uma teoria que orienta a ação da avaliação, focando a intencionalidade da ação humana em função de construir resultados e não agir aleatoriamente.
Luckesi ressalta que o planejamento dever ter um comprometimento ideológico. Portanto, não é neutro, mas ideologicamente comprometido, independente de quais sejam e de que nível de consciência esteja.
O autor também enfatiza que o planejamento nas escolas de uma maneira geral, tem sido um modo de operacionalizar o uso de recursos. Sejam eles materiais, financeiros, humanos ou didáticos. Com raras exceções o planejamento escolar tem refletido em melhorias de como trabalhar a avaliação. Ela deveria ser compreendida como uma crítica do percurso de uma ação. Enquanto o planejamento dimensiona o que vai construir a avaliação subsidia essa construção porque fundamenta novas decisões. Destacou Luckesi.
Segundo os professores, estudar o tema avaliação da aprendizagem foi muito valioso. A avaliação é uma ferramenta da qual o ser humano não se livra. Ela faz parte de seu modo de agir, e por isso, é necessário que seja realizada da melhor maneira possível na escola, buscando o aperfeiçoamento do saber pedagógico em sala de aula.
Para finalizar o PCA da área Neto Camorim, fez algumas considerações e foi realizada uma breve avaliação do estudo sobre a temática avaliação da aprendizagem.
Neto Camorim- PCA das Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA 2013















A Feira de Ciência e Cultura do Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado do ano de 2013 ocorreu dia 19 de Novembro, num clima de grande aprendizado e confraternização de nossa comunidade escolar. 
O evento teve início com a apresentação do grupo Teatro Inclusivo de nossa escola, o qual reúne alunos com necessidades especiais. A peça teatral tratou sobre bullyng, tema de extrema importância para ser debatido. Em seguida, tivemos apresentações de dança dos alunos.
As apresentações dos trabalhos que se seguiram nas salas de aula foram divididas nas áreas: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Ambientais.
Depois de julgados os trabalhos, tivemos as seguintes premiações, sendo que esses trabalhos nos representam na Feira de Ciências e Cultura da 12ª CREDE, a ocorrer em 20 de Novembro de 2013:
A POESIA INVADIU A BIBLIOTECA - LINGUAGENS E CÓDIGOS
VIDA SEM DROGAS: UMA ESCOLHA CONSCIENTE - CIÊNCIAS HUMANAS
UM CHOQUE DE CONHECIMENTO - CIÊNCIAS DA NATUREZA
COMPOSTAGEM - CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Agradecemos a brilhante contribuição de professores, alunos e funcionários para o sucesso desse evento!

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Liceu de Quixeramobim realiza VII Feira de Ciências e Cultura

O Liceu Alfredo Almeida Machado realizou durante esta terça-feira, 19, sua Feira de Ciências e Cultura. Os alunos, professores e gestores apresentaram aos inúmeros visitantes os mais variados trabalhos produzidos durante o ano de 2013. Os trabalhos foram expostos em salas temáticas e distribuídos nas seguintes categorias: Linguagens; Ciências da Natureza e Matemática; Ciências Humanas e Ciências Ambientais. 

Os alunos participam entre si de uma competição onde os melhores trabalhos apresentados são premiados e recebem o credenciamento de participarem da Feira de Ciências e Cultura Estadual, promovida pela 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 12, órgão ao qual pertence a escola. Se os trabalhos dos jovens forem bem avaliados na Feira organizada pela CREDE 12, que abrange parte dos municípios do Sertão Central, eles participam da feira estadual e se continuarem se destacando podem chegar a feiras em nível nacional e até fora do país.

A avaliação dos trabalhos leva em conta os seguintes quesitos: Criatividade e inovação; Conhecimento científico do problema abordado; Metodologia científica; Clareza e objetividade na apresentação do trabalho; Banner e Caderno de Campo. A programação da Feira de Ciências e Cultura do Liceu de Quixeramobim teve no encerramento as premiações dos melhores trabalhos e ainda apresentações artistas dos próprios alunos. O objetivo principal do evento é estimular a investigação e a busca de conhecimento de forma cotidiana e integrada com toda a comunidade escolar, conduzida e desenvolvida pelos estudantes.