segunda-feira, 30 de setembro de 2013

CIÊNCIAS HUMANAS REALIZAM 2º ENCONTRO SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM




No último dia 25 de outubro os professores de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim se reuniram para mais um encontro coletivo, dando sequência aos estudos sobre o tema avaliação da aprendizagem.
Neste segundo encontro, após a acolhida, foi apresentado o vídeo: “Avaliação da Aprendizagem”- de Cipriano Luckesi, que aborda algumas questões pertinentes ao assunto, discutidos no grupo após a exibição, a partir das seguintes reflexões aqui apresentadas:
  1. Qual a função da escola?
  2. Qual o padrão de qualidade daquilo que ensino?
Essas duas questões apontadas no vídeo geraram um importante debate com os professores e posteriormente a coordenação teceu alguns comentários.
Segundo Luckesi, a função da escola é contribuir para o sucesso do aluno. Para tanto é preciso que o professor tenha uma melhor avaliar seus alunos. Caso contrário, ela continuará sendo algo meramente classificatória, hierárquica e excludente. A avaliação em si não resolve nada. Para atingir seu objetivo é necessário que o processo avaliativo estimule a pesquisa e produza um indicativo que aponte caminhos para melhor diagnosticar os resultados da avaliação.
O processo avaliativo se não for construído de maneira coletiva, não resolve nada. O que resolve é a gestão. Não apenas do professor em sala de aula, mas de todos os agentes envolvidos na gestão da escola. Direção, coordenação, funcionários, pais, enfim, toda a comunidade escolar. Caso contrário, a avaliação será o fracasso escolar. Não apenas dos alunos, mas também da instituição.
Para Luckesi o ato de avaliar é um ato de investigar e produzir conhecimento. Portanto, deve seguir um modelo de metodologia científica, refletindo o padrão de qualidade daquilo que se ensino. Assim a avaliação deve ser diagnóstica e inclusiva. Algo ainda desafiador na prática pedagógica de muitas escolas e professores.
Em seguida foi estudado o texto- Conhecendo um pouco sobre avaliação educacional e seu campo de estudo. Caderno: Avaliação- construindo e formando educadores. Programa de formação continuada- 2006.
Após leitura grupal, o texto foi refletido a partir dos seguintes questionamentos:
  1. Por qual educação estamos lutando?
  2. Qual a proposta educacional da minha escola?
  3. Qual a direção das práticas pedagógicas e das avaliações?
  4. Como eu pratico a avaliação da aprendizagem?
  5. O que eu preciso saber para ressignificar as minhas práticas pedagógicas numa perspectiva democrática e emancipadora?
Depois das reflexões do grupo, foi realizada aleitura de trechos de uma conversa de Marco Polo com o Imperador chinês Kublai Khan, durante uma das suas viagens à China, relatada por Ítalo Calvino no seu livro “Cidades Invisíveis”.
Baseado nessa conversa é possível relacionar o tema avaliação da aprendizagem com o que acontece no dia a dia de nossas escolas. Vejamos:
  1. E escola parece ter vida própria, isolada do mundo.
  2. O projeto pedagógico da escola é uma ponte-mediação- entre as práticas pedagógicas que se concretizam no dia a dia escolar e o mundo globalizado em que esta se insere.
  3. Tudo na escola precisa ser avaliado, assim como para a formação do arco da ponte, cada pedra, tem sua singularidade, assume seu lugar de importância.
  4. A avaliação educacional e da aprendizagem precisam ser compreendidas com relação ao projeto político-pedagógico do qual fazem parte.
Para finalizar o encontro, a coordenação fez as considerações finais e conduziu a avaliação do estudo coletivo da área.
Neto Camorim – PCA de Ciências Humanas- Liceu de Quixeramobim.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

LICEU E PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR/JOVEM DE FUTURO INICIAM PROJETO TEATRO COM-TEXTO



Nossa escola, em parceria com o Projeto Jovem de Futuro, deram início, no dia 24 de Setembro de 2013,  às oficinas de teatro, ministradas pelo Prof. João Paulo. Essas oficinas servirão de base para a produção de textos dramáticos e apresentação dos mesmos. Os alunos foram mobilizados pelos monitores do projeto e formaram um grupo para pesquisa, estudo e encenação de peças teatrais.

OFICINAS DE REDAÇÃO PARA O ENEM 2013


Em parceria com o Programa Ensino Médio Inovador e Jovem de Futuro, nossa escola está ministrando de 24 de Setembro a 24 de Outubro de 2013, oficinas de redação em preparação para o ENEM 2013, voltadas para alunos de 2º e 3º anos e professores de Língua Portuguesa. As oficinas contam com conteúdos específicos elaborados para a produção textual, levando em conta as competências e habilidades exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

LICEU REALIZA SESSÕES DE TERAPIA EM GRUPO SOBRE SEXUALIDADE


Nossa escola, em parceria com as psicólogas Isabela e Magerlândia do Centro de Atenção Psicossocial (CAPES) do município de Quixeramobim, realiza desde Agosto de 2013, reuniões terapêuticas em grupo com alunos sobre temas envolvendo sexualidade. Os alunos foram convidados a participar desses encontros e discutem assuntos de seu interesse.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Massagem e professores: uma parceria para toda a vida




          Nos dias 18 e 19 de setembro, a nossa escola recebeu a visita da professora Isabela Quirino (centro da foto, com crachá) e de sua turma de massagistas. Eles estiveram promovendo sessões de massagens no auditório dessa escola. "Eles estão estagiando e eu tive a ideia de fazer esse trabalho nas escolas, porque os professores são profissionais que necessitam muito desse serviço para combater o cansaço e estresse diários", disse a professora. Esse curso é promovido pelo Pronatec, em parceria e ministrado pelo SENAC. Cada aluno recebe uma bolsa de estudos quinzenalmente. Visa profissionalizar seus alunos, na busca do acesso ao primeiro emprego, procurando alcançar, preferencialmente, alunos de baixa renda.
          O LICEU de Quixeramobim agradece a professora e sua turma pelos serviços e tempo oferecidos para conosco.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

CIÊNCIAS HUMANAS INICIAM ESTUDOS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM






No último dia 11 de setembro o coletivo dos professores das Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim iniciou estudos sobre Avaliação de Aprendizagem.
Durante o momento de acolhida, coordenado pela professora Suerlânia Oliveira, foi apresentado o vídeo: Aprendi- Baseado no texto e imagens de Charles Chaplin. Após a exibição a mensagem do vídeo foi socializada pelos professores.
Na primeira parte do encontro foi realizada uma avaliação da escola pelo coletivo dos professores da área baseada em três questões.
  1. O que aponta de positivo em minha escola?
  2. O que aponta de negativo em minha escola?
  3. Como posso ajudar na superação das dificuldades?
Em seguida aconteceu estudo do texto: “Marco Referencial da Avaliação da Aprendizagem”, da professora Maria Elisabeth Pereira Kraener.
Em linhas gerais o referido texto analisa que na avaliação da aprendizagem o professor não deve permitir que os resultados das provas periódicas, geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico. A avaliação da aprendizagem possibilita a tomada de decisão e a melhoria da qualidade de ensino, informando as ações em desenvolvimento e a necessidade de regulações constantes.
Segunda a professora Elisabeth, “o grande desafio para construir novos caminhos é uma avaliação com critérios de entendimento reflexivo, conectado, compartilhado e autonomizador no processo ensino/aprendizagem. Dessa forma, estaremos formando cidadãos conscientes, críticos, criativos, solidários e autônomos”. Destacou.
Na última parte do encontro, aconteceu um estudo em grupo a partir da leitura do texto: Avaliação Educacional. Caderno- Ceará- guia de estudo- Avaliação Continuada, com duas questões para analisar.
  1. O que é avaliar?
  2. Para que avaliar?
Após as análises do grupo foram realizado as considerações finais de estudo pela coordenação e em seguida o encerramento do encontro com uma avaliação.
Até o próximo encontro!
Neto Camorim- PCA das Ciências Humanas
netocamorim@gmail.com

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

ENCONTRO DO COLETIVO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA





    Estivemos reunidos durante este mês de Setembro estudando o Tema: GESTÃO NA SALA DE AUL A.
     Fizemos reflexões a cerca do conteúdo proposto, através da exibição de vídeo do conceituado Teórico: Celso Vasconcelos. Em segundo momento, estudamos uma matéria da revista Nova Escola onde abordava que o sucesso da escola, depende da interação entre todos, além de sua capacidade de antecipar-se e preparar-se para imprevistos.
     Discutimos acerca das situações prováveis para resolver falhas na Gestão em sala de aula e possibilidades de prever fatos e circunstâncias de naturezas diversas, para que não venham afetar o processo de aprendizagem do educando.
    Encerramos o encontro com a dinâmica: Eu Tiro o Chapéu. Na qual, cada professor descreveu os pontos positivos e negativos do encontro.
   Fiquemos espertos, pois nos próximos momentos estudaremos o Tema: Avaliação. Aguardo todos para participar desse momento importante para ressignificação de nossa prática pedagógica.

Prof. Evanginaldo Silva Saldanha- PCA de Ciências da natureza.

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2013)






A 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas ocorreu no Liceu de Quixeramobim, no dia 14 de Setembro de 2013, contando com a participação de 485 alunos, sendo de nossa escola, 24 inscritos. A iniciativa é do Ministério da Educação, executado pela Sociedade Brasileira de Matemática.

Liceu participa de Curso de Avaliação Educacional do Jovem de Futuro



Nos dias 09, 10 e 11 de Setembro de 2013, os representantes do Núcleo Gestor do Projeto Jovem de Futuro, composto pelo Diretor, Francisco Roberto Almeida de Carvalho, pelo Coordenador Pedagógico, Ivonildo da Silva Reis e pelo professor Evanginaldo da Silva Saldanha participaram, no Hotel Golden Tulip Iate Plaza, na cidade de Fortaleza, da formação em Avaliação Educacional, promovida pelo Instituto Unibanco e Secretaria de Educação do Estado do Ceará, em parceria com o MEC. Na ocasião, estiveram reunidas as escolas cearenses que participam do Projeto Jovem de Futuro e Ensino Médio Inovador. O evento foi um grande aprendizado para o crescimento da escola, ao analisar dados referentes à avaliação e as perspectivas para uma melhor aprendizagem.

Liceu de Quixeramobim lança Curso de Espanhol





O Liceu de Quixeramobim, a Universidade Federal do Ceará e o Programa Ensino Médio Inovador lançaram no dia 09 de Setembro de 2013, o curso Yo hablo español, voltado para o desenvolvimento da língua e da cultura espanhola. O curso terá duração de 40h/a e será ministrado pelos alunos concludentes de graduação de Letras/Espanhol da universidade. O projeto conta com a parceria do  Jovem de Futuro e tem matriculados 120 alunos.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013




AULA DE SOCIOLOGIA E FILOSOFIA
O DEBATE FAZ A DIFERENÇA! 
MOVIMENTOS SOCIAIS OCORRIDOS NO BRASIL NOS ÚLTIMOS MESES









   Na última semana de Agosto e a primeira semana de Setembro, nas aulas de Filosofia e Sociologia, foram realizados debates entre a Professora Mônica e os alunos dos 1°s 2°s e 3°s anos, das turmas manhã e tarde, sobre a importância dos movimentos sociais ocorridos no Brasil nos útimos meses, onde a população Brasileira reivindicava melhores condições de vida.
  Em referidos debates os alunos expuseram suas opiniões e trocaram idéias. Todos fizeram belíssimos trabalhos, destacando-se o empenho dos educandos das turmas: 1° A, 2° A, 3°A e 3° D. Parabéns a todos os estudantes que se dedicaram  a esse trabalho.
Profa. Mônica Araújo 

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Desfile 7 de Setembro

O Liceu Alfredo Almeida Machado participa deste momento, motivado pela idéia de vivenciar a comemoração deste dia como a oportunidade de repensar conceitos, com vistas ao despertar de um consciência verdadeiramente patriótica, e não apenas simbólica. Tempo de repensar o rumo da nação e o papel a ser desempenhado por um povo consciente da realidade do nosso pais.
A participação efetiva dos alunos e professores foram destaque no desfile de comemoração pelo Dia da Pátria em nossa cidade.
Parabéns a todos que participaram!











CIÊNCIAS HUMANAS CONCLUEM ESTUDOS SOBRE GESTÃO DA SALA DE AULA




 
Depois de três encontros consecutivos estudando as inquietações e desafios que envolvem a gestão da sala de aula, o coletivo de professores das ciências humanas do Liceu de Quixeramobim concluiu no último dia 04 de setembro estudo sobre o tema.
Durante a acolhida foi realizada a leitura coletiva do texto: “Professor: ocupe seu espaço na sala de aula”, (extraído da Revista Profissão Mestre, agosto de 2008). Em seguida aconteceu uma reflexão do texto a partir dos seguintes questionamentos. Professor, como você tem ocupado seu espaço na sala de aula? Quais os maiores desafios têm enfrentado buscando melhorar a gestão em sala de aula?
No segundo momento do encontro foi retomado o estudo da reportagem da Revista Nova Escola, (edição, outubro de 2012) que apresenta 20 situações como o professor se dar bem diante do imprevisível que sempre acontece no momento de gerenciar a sala de aula.
Segundo a reportagem é preciso o professor (a) está atento aos desafios da gestão da sala de aula. Para os especialistas as três questões a seguir podem ajudar os professores a aprimorar sua gestão em sala.
  1. Como resolver falhas na interação?
A melhor maneira de conduzir a relação entre os alunos é interagir com eles e propor atividades interfere na aprendizagem. O professor pode atuar nas situações em que há problemas de comunicação.
  1. O que é possível antecipar?
Prever problemas que podem surgir durante a aula para preparar antes as intervenções ajuda você a se fortalecer perante a turma. É preciso está atento a alguns fatos corriqueiros em sala e construir formas de lidar bem com eles.
  1. De que maneira agir diante do inesperado?
O professor tem de dar conta do conteúdo e dos imprevistos em sala, mas tudo varia conforme as circunstâncias. Como nem sempre é possível antecipar as atitudes dos alunos, crie situações para saber o que fazer em alguns casos.
Todas essas questões acima apresentadas foram discutidas e analisadas pelos professores na perspectiva de melhorar seu trabalho de gestão da sala de aula, que sem dúvida nos últimos tempos tem se constituído num dos maiores desafios para os professores diante da complexidade que o tema envolve.
Para complementar o estudo foi exibido o vídeo: “Gestão na Sala de Aula”, do professor Celso Vasconcellos. Após a exibição foi realizado um debate sobre as questões abordadas no vídeo, buscando entender melhor e ter subsídios para trabalhar sobre gestão na sala de aula. Como por exemplo, a relação interpessoal, o pacto da coletividade em busca da disciplina em sala e a construção do conhecimento, a partir de três princípios básicos: Quer, Agir e Pensar.
Para finalizar foi realizada a avaliação do estudo do tema, onde os professores colocaram os pontos positivos, negativos e suas sugestões para aprofundar o estudo na temática, bem como temas para os próximos encontros.

Neto Camorim- PCA de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim
netocamorim@gmail.com