sexta-feira, 30 de agosto de 2013

CIÊNCIAS HUMANAS REALIZAM 2º ENCONTRO SOBRE GESTÃO DA SALA DE AULA





A área das Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim dando continuidade ao estudo sobre gestão da sala de aula realizou no dia 28 de agosto, o segundo encontro de formação nessa temática.
Durante a abertura foi distribuído um texto entre os professores com o tema: “O perfil do professor e os professores que inspiram”, de Cíntia Auilo. O mesmo foi refletido durante a acolhida no encontro coordenado pelo PCS, Neto Camorim.
Em seguida foi exibido o vídeo: “Qual a postura ideal do professor em sala de aula”, de Mário Sérgio Cortella. Após a exibição aconteceu um importante debate sobre as questões apresentadas no vídeo, focando as discussões de como melhorar a ação do professor na gestão da sala de aula.
Na segunda parte do encontro foi iniciada a leitura e reflexão da reportagem da Revista Nova Escola- Out- 2012, que traz como matéria de capa, o tema da gestão em sala de aula- você seguro em classe. A referida reportagem discute que o sucesso da aula depende da interação entre todos, além da capacidade de professor de se antecipar e se preparar para imprevistos que sempre acontecem.
No próximo encontro será dado sequência ao estudo do tema, onde serão apresentadas e discutidas no coletivo de professores 20 situações que envolvem esses dilemas constantemente enfrentados pelos educadores na educação básica em especial no ensino médio. Esse estudo poderá ajudar o professor aprimorar sua gestão da sala de aula e entrar em classe mais confiante e preparado para novos desafios.
Neto Camorim- PCA de Ciências Humanas.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

RESULTADO DA SELEÇÃO PARA MONITORES 2013

O LICEU DE QUIXERAMOBIM ALFREDO ALMEIDA MACHADO TORNA PÚBLICO O RESULTADO DA SELEÇÃO PARA MONITORES DO ANO 2013






Estado do Ceará
Secretaria da Educação Básica
12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 12
Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado

RESULTADO DA SELEÇÃO PARA MONITORES – 2013

Os resultados estão dispostos até a 5ª colocação

RÁDIO ESCOLA

1º Rubens Weverton Lourenço de Brito – 2º A – 6,25

O MUNDO É MATEMÁTICO
1º Francisco Walison Saraiva - 3º A - 7,83
2º Hermeson Rodrigo da Silva Lemos - 2º A - 7,4

VOZES DO SERTÃO

1º Bruhna Maria Felipe Severo – 2º A – 9,03

CENTRO DE MULTIMEIOS

1º Matheus Ferreira da Silva – 3º A – 8,13
2º Luciano de Mesquita – 3º C – 6,5            
3º Mazziara S. Reis – 2º A – 6,46

LABORATÓRIO DE QUÍMICA

1º Francisco Fernandes Júnior – 3º A – 8,0
2º Antonia Simonir F. de Sousa – 3º C – 6,45
3º Adrielly Ferreira Guilherme – 2º F – 5,0
4º Leonice Silva do Nascimento – 2º A – 6,4

RESGATANDO A MEMÓRIA

1º Mirian Campelo Dantas – 2º A – 7,83
2º Maycon Melo Vasconcelos – 1º A – 7,46
3º Hiago Silva Souza – 2º B – 5,5

BELÉM

1º Karinada Silva Gomes – 1º I – 8,5
2º Juliana Andrade Fausto – 2º G – 8,0
3º Moglêson de Lima Maciel – 1º H – 7,8
4º Natália Maciel Pereira – 2º G – 7,5
5º Jéssica de B. Prudêncio – 3º F – 7,4

NENELÂNDIA
1º Maria Karoline R. da Silva - 1º L - 7,56
2º Raquel Ferreira Alves  - 2º J - 6,9

BERILÂNDIA
Raabe Ferreira Batista - 2º K


LABORATÓRIO DE BIOLOGIA

1º Ivyna Dryelle Fernandes – 3º E – 8,96
2º Sarah Marques da Silva – 3º A – 7,66
3º Diná da Silva Oliveira – 3º C – 6,25

LABORATÓRIO DE FÍSICA

1º Adna Késya da Silva Martins – 3º D – 7,9
2º Rebeca Holanda Ravette – 3º D – 6,6
3º Daniel Kalebe F. Dantas – 2ºA – 6,35
4º Renata Rodrigues de Morais – 2º F – 6,33

TEATRO COM-TEXTO

1º Joshefer Mader R. Ferreira – 2º D – 7,5
2º Alyson Firmino da Silva – 2º D – 5,5
3º Ives Franco Viana – 2º A – 5,33
4º Pedro Henrique C. da Silva – 2º A – 5,0
5º Talita Ferreira H. Machado – 2º C – 4,96

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

1º Francisca Thays de Oliveira – 3º A – 8,33
2º Maria Tatyane de Araújo Vieira – 1º B – 7,86
3º Matheus Pimentel Ferreira – 3º C – 7,63
4º Marcelo Augusto Alves Silva – 2º A – 7,46
5º Francisco Victor Vieira Dias – 3º A – 7,33



Quixeramobim, 29 de Agosto de 2013




Ivonildo da Silva Reis
Coordenador Escolar

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS INICIA ESTUDOS SOBRE GESTÃO DA SALA DE AULA

       Preocupado com as dificuldades dos professores em gerir os conflitos cada vez mais freqüentes na sala de aula, e que tem acarretado em índices maiores de indisciplinas, a áreas das Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim, iniciou no dia 21 de agosto, estudo de formação para os professores de sua área sobre gestão em sala de aula.
        Neste primeiro encontro, durante a acolhida o PCA Neto Camorim exibiu dois pequenos vídeos com o título: “O espelho tem dias faces”, cenas 1 e 2. Após a apresentação dos vídeos os professores realizaram uma reflexão sobre a postura do professor diante dos desafios lhes apresentado em sala de aula nas cenas.
       Foi um momento de discussão no grupo, sobre os desafios e dificuldades do professor em enfrentar cotidianamente essas questões de conflitos em sala de aula e como essa situação tem sido desafiadora para ser amenizada na perspectiva de uma melhor gestão da sala de aula.
Em seguida foi exibido outro vídeo: “O seu olhar”. A partir dele foi aprofundado o debate do quanto é importante o olhar atencioso e acolhedor do professor. Essa atenção respeitosa contribui para uma melhor gestão da sala de aula e consequentemente melhora os índices de aprendizado nos alunos.
     Para concluir esse primeiro encontro, foram apresentados os Slides: O professor e a gestão da sala de aula, fazendo uma retrospectiva histórica na gestão da sala de aula no passado e a gestão atual, e quanto é importante o professor exercer com dinamismo e autoridade seu papel pactuando com os alunos desde o início do ano letivo as regras que devem ser acolhidas por todos.

Até o próximo estudo!

Neto Camorim- PCA de Ciências Humanas
netocamorim@gmail.com

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

AULA INTERDISCIPLINAR NO LICEU




    

         Nos dias 13 e 21 deste mês, aconteceu no Laboratório de Física do Liceu, uma aula de Filosofia sobre o Filósofo Demócrito com a Professora de Filosofia Monica. Os alunos puderam aprender, que para este Filósofo o ÁTOMO, deu origem ao universo! A aula contou com a participação interativa das turmas dos 1ºs A, B, C e D. Empolgados, os alunos montaram estruturas, leram sobre o assunto e desvendaram suas curiosidades sobre as teorias atômicas no espaço diferente e propício para a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos aplicados na nossa escola! 



segunda-feira, 19 de agosto de 2013

LICEU REALIZA SEMANA VOZ DO ESTUDANTE

Dando continuidade ao Mês A(o)Gosto do Estudante, nossa escola promove, hoje, dia 19/08/2013, uma enquete sobre a visão do aluno acerca da nossa escola. Os alunos agentes jovens coordenaram o momento em sala de aula com as discussões. Dia 21/08/2013, será realizada a fase municipal, com representações de todas as escolas.





quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Uece - FECLESC - Quixadá recebe pedidos de isenção da taxa do vestibular 2014.1

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) recebe, a partir desta segunda-feira (12), os pedidos de isenção da taxa do vestibular 2014.1. O formulário deve ser preenchido somente pela internet  até às 23h59 do dia 18 de agosto. Após o preenchimento e impressão do formulário, o requerente precisa entregá-lo, juntamente com a documentação exigida na categoria em que se enquadra, na sede da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), no Campus do Itaperi, ou nas sedes das Unidades de Ensino da UECE no interior do Estado, até 19 de agosto.
 
Passo a Passo:
 
1º Ir no LEI com toda sua documentação para preencher a solicitação de isenção no site www.uece.br/cev
 
2º Trazer um folha de Histórico Escolar e solicitar o preenchimento da mesma na secretaria da escola referente ao 1º e 2º ano.
 
3º Declaração que esta cursando o 2º Semestre do 3º Ano do Ensino Médio.
 
4º Ir à Quixadá ( Manha, tarde e noite na FECLESC) entregar toda a documentação acima descrita.
 
Curso Ofertados em 2014.1 na FECLESC em Quixadá
 
- Licenciatura em Física - Manhã
- Licenciatura em Química - Manhã
- Licenciatura em História - Noite
- Licenciatura em Matemática - Manhã
- Licenciatura em Letras/Língua Inglesa - Manhã
- Licenciatura em Letras/ Língua Portuguesa - Manhã
- Pedagogia - Noite

ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS REINICIA ESTUDOS REALIZANDO PLANEJAMENTO DO 3º PERÍODO

No dia 07 de agosto a áreas das Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim reiniciou seus estudos coletivos do 2º semestre letivo, e o seu primeiro encontro dói dedicado para a conclusão do planejamento do 3º período. A referida atividade tinha sido iniciada no sábado dia 03/08, mas em virtude de muitas deliberações e encaminhamentos feitos pelo núcleo gestor, não foi possível concluir.
Como no encontro de sábado, os professores já tinham feito os ajustes dos conteúdos em relação ao período anterior, foram coletivamente pensar em estratégias metodológicas e construir objetivos para os respectivos conteúdos que serão trabalhados nas disciplinas. Sempre com o propósito de melhorar o seu trabalho em sala de aula e no aprendizado dos alunos, o maior objetivo da escola.
“Eu sempre acho esse momento de planejamento coletivo algo bastante enriquecedor. Trocamos experiências e buscamos em grupo elaborar metodologias que melhorem nossa prática pedagógica e consequentemente o rendimento dos alunos”. Destacou o prof. Ailton Brasil.
Até o próximo estudo! 

Neto Camorim-PCA de Ciências Humanas.




                

Parabéns Betinho!

Buscando promover a integração e favorecer o clima escolar, o Núcleo Gestor juntamente com os Professores e Funcionários homenagearam o Diretor Betinho pela passagem do seu aniversário no dia 11 de Agosto.
Com muita alegria e entusiasmos, foi preparado um café da manhã, na ocasião foi apresentado um vídeo em homenagem ao aniversariante.
Betinho, O Núcleo Gestor, Professores, Funcionários, alunos e toda a comunidade escolar lhe deseja muitas felicidades nessa data tão especial para você, que consiga atingir todos teus objetivos tantos profissionais quanto pessoais. Desejamos muitas felicidades! 









Dia do Estudante

O dia do estudante foi comemorado no dia 12 de Agosto com muita animação em uma manhã de lazer esportivo. Fazendo com que os jovens percebam a importância de praticar esportes foi a melhor forma de celebrar esse dia. Os jogos foram recheados de emoções e aprendizados, garantindo assim, o sucesso do torneio. Parabenizamos e agradecemos aos estudantes que participaram das atividades esportivas e culturais, mesmo os que ficaram na torcida, pois engrandeceram esse momento de lazer. Foi realizado Torneio de Ping Pong, Xadrez e Futsal.
No Xadrez o 1º Lugar ficou com o aluno Jonh Alef Lôbo de Sousa do 2º C, o 2º Lugar com Mardonio Calixto do 3º ano D, 3º Lugar com Calebe Oliveira Paz do 3º A e no 4º Lugar a aluna Natália Marciel Pereira.
No Torneio de Ping Pong o 1º Lugar ficou com o aluno Daniel Kalebe Fernandes do 1º L e o 2º Lugar com Júlio Cesar Silva Guerra do 2º L.










O Dia do Estudante também foi comemorado nos Pólos na 
Nenelândia e Berilândia






terça-feira, 13 de agosto de 2013

YO HABLO ESPAÑOL

A partir do dia 09 de setembro de 2013 o Liceu de Quixeramobim estará oferecendo aos seus alunos um curso básico de Língua Espanhola. A iniciativa é uma parceria com a Universidade Federal do Ceará e Pólo UAB de Quixeramobim.
O curso faz parte do Projeto YO HABLO ESPAÑOL e compõe uma das ações do Projeto JOVEM DE FUTURO.

SELEÇÃO DE MONITORES 2013







GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
12ª COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
LICEU DE QUIXERAMOBIM ALFREDO ALMEIDA MACHADO

EDITAL 001/2013 - SELEÇÃO DE MONITORES

A Direção do Liceu Alfredo Almeida Machado de Quixeramobim torna pública a realização do processo de seleção para monitores dos ambientes de aprendizagem e projetos do programa Jovem de Futuro.

1.0 -DA SELEÇÃO
A seleção destina-se aos alunos regularmente matriculados no Liceu de Quixeramobim para atender as demandas de monitoria, conforme quadro de vagas constantes no anexo I.
1.1-            A seleção constará de prova de redação, com tema atual, no formato de texto dissertativo, com, no mínimo 20 e, no máximo 30 linhas, valendo de 0 a 10 pontos.
1.2-            Os critérios de correção para a prova de redação serão: adequação à proposta, correção gramatical, coerência e coesão gramaticais.
1.3-            A seleção também constará da média do 1º e 2º bimestres na disciplina de Língua Portuguesa.
1.4-            Serão somadas a nota da redação e a média dos dois primeiros bimestres, dividindo-as por dois, o que dará a média final.

2.0– PERFIL DO CANDIDATO
  • Liderança
  • Postura ética
  • Responsabilidade
  • Pontualidade
  • Disponibilidade
  • Compromisso
  • Assiduidade
  • Iniciativa
  • Autonomia
  • Bom relacionamento

3.0- DA EXECUÇÃO E COORDENAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO
3.1- O processo seletivo será coordenado pela Coordenação pedagógica da escola juntamente com os professores coordenadores de área.

4.0- DA INSCRIÇÃO
4.1- A inscrição deverá ser realizada na Coordenação da escola de 15 a 22 de Agosto de 2013 das 07:30 às 11:30 e das 13:30 às 17: 00h. .
4.2- O aluno deverá preencher a ficha de inscrição, constante no Anexo II.

5.0- DA PROVA ESCRITA
5.1- A prova escrita acontecerá no dia 23 de Agosto de 2013, a partir das 09:00h, no Auditório do Liceu de Quixeramobim.

6.0- DA CARGA HORÁRIA
6.1- A carga horária de trabalho do aluno monitor será de 12 horas semanais, estabelecida pelo professor orientador, em horário contraturno ao que o aluno estuda.

7.0- DAS VANTAGENS
7.1- O aluno selecionado receberá uma bolsa de 100,00 reais durante os meses em que durar sua monitoria no ambiente de aprendizagem ou projeto em que estiver envolvido.

8.0- DO RESULTADO FINAL
8.1- O resultado final será divulgado no dia 29 de agosto de 2013, no blog da escola, cujo endereço é liceudequixeramobim@blogspot.com.

9.0- INICIO DA MONITORIA.
9.1- O monitor selecionado deverá iniciar seus trabalhos o dia 02 de setembro de 2013.

10.0 DISPOSIÇÕES FINAIS
Quaisquer outras deliberações nesse processo seletivo serão tomadas pela coordenação pedagógica da escola.






































ANEXO I – QUADRO DE VAGAS

AMBIENTE DE APRENDIZAGEM/ PROJETO
NÚMERO DE VAGAS
BANCO RESERVA
Laboratório de Informática
02
03
Laboratório de Química
01
02
Laboratório de Biologia
01
02
Laboratório de Física
01
02
Projeto Rádio Escola
01
02
Projeto Resgatando a Memória
02 PARA A SEDE E 03 PARA AS EXTENSÕES RURAIS: 01 BELÉM; 01 NENELÂNDIA; 01 BERILÂNDIA
05
O Mundo é matemático
02
02
Teatro Com-Texto
02
02
Centro de Multimeios
01
01
Vozes do Sertão
01
01














ANEXO II




GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
12ª COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
LICEU DE QUIXERAMOBIM ALFREDO ALMEIDA MACHADO
SELEÇÃO DE MONITORES – FICHA DE INSCRIÇÃO
ALUNO (A): ______________________________________________________  SÉRIE: ____  TURMA : ____ TURNO: ________
ENDEREÇO: ____________________________________________________________________________________________
TELEFONE: _______________________ CPF: ____________________________  RG: _________________________________
AMBIENTE DE APRENDIZAGEM OU PROJETO: _________________________________________________________________



 





GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
12ª COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
LICEU DE QUIXERAMOBIM ALFREDO ALMEIDA MACHADO
SELEÇÃO DE MONITORES – FICHA DE INSCRIÇÃO
ALUNO (A): ______________________________________________________  SÉRIE: ____  TURMA : ____ TURNO: ________
ENDEREÇO: ____________________________________________________________________________________________
TELEFONE: _______________________ CPF: ____________________________  RG: _________________________________
AMBIENTE DE APRENDIZAGEM OU PROJETO: _________________________________________________________________



 





GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
12ª COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
LICEU DE QUIXERAMOBIM ALFREDO ALMEIDA MACHADO
SELEÇÃO DE MONITORES – FICHA DE INSCRIÇÃO
ALUNO (A): ______________________________________________________  SÉRIE: ____  TURMA : ____ TURNO: ________
ENDEREÇO: ____________________________________________________________________________________________
TELEFONE: _______________________ CPF: ____________________________  RG: _________________________________
AMBIENTE DE APRENDIZAGEM OU PROJETO: _________________________________________________________________