terça-feira, 28 de maio de 2013

Eleições para a escolha do Grêmio Estudantil.





 
Após um intenso período de campanha o momento decisivo está chegando. Hoje pela manhã, iniciou-se as eleições para a escolha da mais nova chapa que comandará o grêmio estudantil de nossa escola. Logo mais à noite divulgaremos o resultado. Aguardem!

Liceu atinge 100% de alunos do 2º e 3º anos inscritos no ENEM.


     Valeu a pena o grande esforço, envolvendo gestores, alunos e professores dos Laboratórios Escolares de Informática. Nossa escola atingiu os 100%  de alunos do 2º e 3º anos inscritos no ENEM.
     As  provas estão previstas para 26 e 27 de Outubro desse mesmo ano. Agora, é momento de se preparar mais ainda para essa importante avaliação, porta de entrada para o ensino superior.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

CIÊNCIAS HUMANAS CONCLUEM ESTUDO SOBRE APRENDIZAGEM COOPERATIVA




         Quarta feira dia 22 de maio, a áreas de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim dedicou o encontro coletivo para concluir o estudo sobre aprendizagem cooperativa. Com esse objetivo a coordenação do encontro propôs um roteiro de leitura, onde foram estudados os principais aspectos que são considerados importantes para a organização de uma célula cooperativa.    Que são eles: Interdependência Social, Habilidades Sociais, vivenciando conflitos e como organizar uma célula de aprendizagem cooperativa.
       No decorrer da leitura os professores tiveram a oportunidade de aprofundar como se caracteriza os aspectos acima citados, socializando no grupo. A seguir uma síntese sobre o que foi estudado.
Inicialmente foi refletido sobre o que é interdependência social positiva. É uma noção de que estamos interligados socialmente uns nos outros, independente da nossa vontade ou escolha. A partir do momento em que reconhecemos essa interdependência e a percebemos em nossa vida, podemos observar melhor o modo como lidamos com as pessoas. As nossas relações podem ser: Individualista (nega a interdependência); Competitiva (interdependência negativa); Cooperativa (interdependência positiva). A interdependência positiva é o reconhecimento de que o sucesso de todos depende do sucesso individual de cada pessoa envolvida.
          Foi destacado que existem tipos de interdependência que podem ser vividas na célula de aprendizagem. A interdependência de finalidades, de tarefas, de papéis, de recursos e de celebrações.
No segundo momento foram discutidas as habilidades sociais. Elas são fundamentais para a realização da aprendizagem cooperativa com sucesso. As habilidades sociais podem ser agrupadas em quatro categorias: Formação, funcionamento, formulação e fermentação.
       Em seguida foi comentado sobre como vivenciar conflitos na célula de aprendizagem cooperativa. Para que serve o conflito? Quais as conseqüências? Como vice reage ao conflito? Todas essas questões foram debatidas e se concluiu que quando se faz a opção de se vivenciar o conflito você pode até ter um momento de desconforto, mas as conseqüências para os integrantes da célula de aprendizagem serão produtivas.
Também foram apresentados pelos professores os tipos de reação ao conflito.     São situações que se apresentam numa célula de aprendizagem cooperativa. São elas: Fugir do conflito, abrir mão, forçar, competir, resolução de problemas e cooperação.
           Para concluir o estudo foi apresentadas sugestões de como organizar uma célula cooperativa. Foram sugeridos alguns passos de como fazê-la. 1º- Divulgação; 2º- Acordos de Convivência; 3º- Plano de Ação; 4º- Divisão de Responsabilidades; 5º passo- Interação.


Neto Camorim- PCA de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Inscrições para o ENEM mobilizam nossa escola.


Num grande esforço, envolvendo gestores, alunos e professores dos Laboratórios Escolares de Informática, o Liceu de Quixeramobim mobilizou estudantes de 2º e 3º Anos para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio. As inscrições encerram-se em 27 de Maio de 2013 e as provas estão previstas para 26 e 27 de Outubro desse mesmo ano. Agora, é momento de se preparar mais ainda para essa importante avaliação, porta de entrada para o ensino superior.

1ª Oficina de Pixton- Laboratório de Informática


Colocando em prática uma sugestão do NTE, os professores do laboratório de informática de nossa escola iniciaram nesta quinta feira, dia 23 de Maio, as Oficinas de criação de Histórias em Quadrinhos usando o Pixton. A oficina contou com o auxílio da professora e PCA de Lingua Portuguesa, Vanessa Severo, que trabalhou o tema em sala de aula. Com o objetivo de incentivar a leitura e a escrita tivemos uma aula dinâmica e divertida.

Eleições para o Grêmio Estudantil movimentam o Liceu.





       




  
          A Democracia é o regime pelo qual as pessoas participam da organização da Sociedade, seja de forma direta , como outrora acontecia na Grécia, seja , indiretamente , através de representantes, como acontece atualmente na Sociedade brasileira.
       A democracia exige das pessoas a consciência de que a participação de todos é essencial para uma sociedade justa e igualitária e a Escola é uma Instituição social de suma importância nesse processo de conscientização.
       Assim é que o modelo de Educação Pública de qualidade exige a formação de diversos segmentos escolares, dentre eles , o GRÊMIO ESTUDANTIL, para representar os alunos perante a comunidade escolar, representação esta que deve se basear na liberdade , igualdade e no ativismo/protagonismo juvenil.
         Inicialmente, a liberdade dos educandos escolherem seus representantes, e após a eleição a liberdade dos membros do Grêmio executarem seus projetos dentro da ética e da moral sem serem tolhidos , a igualdade de tratamento com os demais segmentos da escola, onde sejam ouvidos e apoiados na efetivação de suas atividades e que sejam protagonistas de uma educação transformadora.
          Enfim, a Democracia deve começar a ser praticada na escola, através da troca de saberes , opiniões e experiências, onde todos possam se beneficiarem e o GRÊMIO ESTUDANTIL, como segmento representante dos alunos , é o caminho para a formação cidadã do jovem ,que aprenderá a cumprir deveres , exigir direitos ,respeitar a si e ao outro e levar este aprendizado a comunidade em que vive, para se ter uma sociedade justa, igualitária e pacífica.

Mônica Maria Fontenele de Araujo
Professora de Filosofia e Sociologia- Liceu de Quixeramobim.

Oficina de redação para o ENEM.


Aula Interdisciplinar- Filosofia e Matemática.



Nos dias 21 e 22 de maio foi realizada aula interdisciplinar de filosofia e matemática com os professores Mônica e Evaginaldo sobre o filósofo e matemático Pitágoras, onde os educandos puderam perceber a importância deste estudioso para o cotidiano, de forma lúdica e criativa, com apresentação de slaides, vídeos e música. Ao fazerem uma avaliação de supracitada aula os alunos afirmaram que foi prazeirosa e interessante com aprendizado satisfatório.

CIÊNCIAS HUMANAS INICIAM ESTUDOS SOBRE APRENDIZAGEM COOPERATIVA





      No último dia 15 de maio, a área de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim, deu início no encontro coletivo o estudo sobre Aprendizagem Cooperativa.
        Já durante a acolhida o coordenador da área, Neto Camorim, fez uma breve apresentação sobre o que é estudo cooperativo, destacando que se configura como uma estratégia pedagógica que visa promover o protagonismo estudantil a partir da aprendizagem cooperativa. Lembrou a todos que na aprendizagem cooperativa o mais importante é a valorização da interação entre os estudantes de forma que todos participem ativamente do grupo. Em seguida o coordenador apresentou uma proposta de roteiro de leitura aos professores sobre o tema com os seguintes questionamentos:
1) O que é aprendizagem cooperativa?
2) Como trabalhar aprendizagem cooperativa?
3) Faça uma relação de sua prática em sala de aula com essa nova metodologia.
       Durante a leitura essas questões foram sendo comentadas pelos professores, onde eles refletiram sobre quais os benefícios que essa aprendizagem cooperativa traria para os alunos. “Nessa metodologia os estudantes podem compartilhar seus sonhos e alcançar seus objetivos com maior entusiasmo, melhorando sua auto-estima”. Destacou a professora de Filosofia e Sociologia, Suerlânia Oliveira.
Ainda durante o estudo de grupo foi discutido a importância da valorização da história de vida de cada estudante para desenvolver um trabalho com aprendizagem cooperativa.
        Para o professor de história Ailton Brasil, “nessa metodologia tudo começa com o compartilhamento de suas histórias de vida para que eles consigam se identificar uns com os outros e que possam construir vínculos de solidariedade e compreensão, favorecendo tanto seu crescimento individual quanto grupal”. Finalizou.
      No próximo encontro dia 22 de maio o coletivo das Ciências Humanas dará continuidade o estudo da aprendizagem cooperativa.
Para finalizar é importante destacar que na primeira parte do estudo coletivo, o diretor do Liceu, Francisco Roberto de Carvalho (Betinho), apresentou para os professores os resultados da escola do SPAECE 2012. Devido os resultados da escola terem ficados inferiores aos de 2011, a proposta da gestão e adotar medidas de intervenções pedagógicas para reverter esses resultados em 2013.     Ações nesse sentido já estão sendo tomadas, onde os professores de português e matemática estão trabalhando com os alunos os descritores do SPAECE.

Neto Camorim - PCA de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim
netocamorim@gmail.com

CIÊNCIAS HUMANAS REALIZAM ESTUDO SOBRE AS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO




       No dia 08 de maio, o encontro coletivo de professores das Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim, realizou estudo sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
       Inicialmente o PCS da área das humanas, Neto Camorim, fez uma breve apresentação sobre o que são diretrizes, e em seguida, explicou aos professores como seria a dinâmica do estudo. Foi realizada uma leitura grupal, sendo intercalada com comentários feita pelos professores a cada tópico estudado, que foram os seguintes. 1) objeto e referencial geral e conceitual; 2) organização curricular e formas de oferta; 3) do projeto político pedagógico e dos sistemas de ensino.
      É importante destacar que além dos comentários, os professores socializaram a leitura das diretrizes curriculares nacionais nas reflexões feitas sobre o seu fazer pedagógico em sala de aula. Daí a importância de conhecê-la.
        Segundo o professor de história, Neto Camorim, “conhecer as diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio se constitui numa importante ferramenta para os professores repensaram a cada dia o seu trabalho em sala de aula. Estudar as diretrizes, seu marco legal e conceitual, objetivos, organização curricular e sistemas de ensino, articulado com o projeto político pedagógico da escola deve ser algo periodicamente discutido e reavaliado, com a participação de todos os segmentos escolares, ouvindo suas críticas e sugestões. Dessa forma melhoraremos coletivamente e sem buscar culpados, o ensino aprendizagem que tanto falamos”. Ressaltou.


Neto Camorim- PCA de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

LICEU PARTICIPA DA VII MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETE



No dia 10 de Maio de 2013, o Liceu de Quixeramobim participou oficialmente da VII Mostra Brasileira de Foguetes. O projeto foi desenvolvido durante os meses de março, abril e maio e culminou com o lançamento do foguete experimental, no Estádio Carneirão, em nossa cidade. Parabenizamos o Prof. Francisco Antônio e os alunos do 3º D por essa brilhante iniciativa!

terça-feira, 14 de maio de 2013

LICEU COMEMORA DIA DAS MÃES






Uma bonita e singela homenagem marcou o Dia das Mães do Liceu de Quixeramobim, ocorrida no dia 13 de Maio de 2013. O evento foi uma iniciativa do Núcleo Gestor da escola e contou com a colaboração de professores e alunos, em especial do grupo de teatro, coordenado pela Profa. Vanessa Lemos e Prof. João Paulo, além dos cantores Bruna e Hiago. Além das apresentações artísticas, tivemos sorteios de brindes e um coquetel. Mais uma vez, queremos deixar nossos parabéns a essas bravas mulheres e mães!