quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Confraternização Natalina


Acontecerá hoje, a partir das 20:00h a confraternização natalina dos professores e funcionários de nossa escola. Contamos com a presença de todos para brindarmos nossas conquistas e renovarmos os votos de parceria, companheirismo e amizade. 


Vídeo produzido pelo LEI com mensagem natalina à todos funcionários que fazem 
o Liceu de Quixeramobim.










O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato no Enem. Para que os alunos tenham uma noção de como se dá esse processo a SEDUC disponibilizou no Portal rumoauniversidade.seduc.ce.gov.br o Simulador do SISu. Neste simulador, o estudante diariamente poderá fazer escolhas de dois cursos, um em cada universidade, e ficar atento a nota de corte, que poderá sofrer mudança todos os dias a partir das 21h, dependendo das notas dos estudantes que se inscreveram no mesmo curso. É importante frisar que as Universidades e os cursos são fictícios. Para acessar ao Sistema, basta estar cadastrado no Portal, ou seja, alunos de todas as séries do ensino médio da rede pública e de escolas particulares. No primeiro acesso ao Simulador, será atribuída uma nota aleatória, que representará, simbolicamente, a nota obtida no ENEM. Este sistema ficará disponível a partir do dia 18 até 28 de dezembro. No período das inscrições do SISU os laboratórios de informática de nossa escola estarão disponíveis para ajudar aos alunos.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Projeto Cidadania - Natal Solidário


Entrega dos Donativos arrecadados e Confraternização Natalina pelos alunos e professor das turmas 'C' e 'I', do Liceu de Quixeramobim. 
Obrigada a todos que participaram deste momento tão gratificante para vida dos nossos idosos.
Feliz Natal e um Ano Novo de PAZ, SAÚDE e ALEGRIAS! ♥
 




 

PROJETOS VENCEDORES DOS FUNDOS CONCURSÁVEIS - PJF 2013

O NÚCLEO GESTOR DO PROJETO JOVEM DE FUTURO, ATRAVÉS DE SEU COORDENADOR, IVONILDO DA SILVA REIS, DIVULGA OS PROJETOS VENCEDORES DOS FUNDOS CONCURSÁVEIS PARA PROFESSOR PARA O ANO DE 2013:

CIÊNCIAS HUMANAS:
ECO GALERA
VIDA SEM DROGAS: UMA ESCOLHA CONSCIENTE

LINGUAGENS E CÓDIGOS:
VOZES DO SERTÃO
A POESIA INVADIU A BIBLIOTECA

CIÊNCIAS DA NATUREZA:
UM CHOQUE DE CONHECIMENTO
O MUNDO É MATEMÁTICO



sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Projeto Jovem Cientista mobiliza Liceu de Quixeramobim














Dia 13 de Dezembro de 2012, ocorreu a culminância do Projeto Jovem Cientista "Drogas: entre a vida e a morte", uma ação do Projeto Jovem de Futuro. Alunos, professores, pais e núcleo gestor estiveram presentes à cerimônia de entrega de certificados e mostra dos produtos finais do projeto, tais como folders, artigos científicos e slides. Estiveram envolvidas, nesta ação, as disciplinas de Português, Matemática, Química, Física e Biologia, num processo interdisciplinar. Além disso, ainda houve panfletagem nos semáforos da cidade com os folders que alertam sobre a necessidade de dizer não às drogas. Parabéns a todos que participaram dessa grande ação educativa!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Livro Casos e Causos é notícia na TV Diário


Foi publicada, em 12/12/2012, uma reportagem retratando a importância do livro Casos e Causos: um encontro da cultura popular, lançado pelo Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado, nos anos de 2011 e 2012. A ação do livro faz parte do Projeto Jovem de Futuro, uma iniciativa do Instituto Unibanco, MEC e SEDUC, o qual está sendo desenvolvido pela escola.
Abaixo o vídeo da reportagem:



segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

ALUNOS VENCEDORES DO MELHOR JORNAL VISITAM MUSEU DO ENGENHO








Mais uma ação do Projeto Jovem de Futuro - 2012 chega ao seu final. Trata-se do Notícia em foco, que mobilizou alunos e professores para a criação de jornais. Os alunos vencedores (1º ao 3º lugar) foram agraciados com uma visita à cidade histórica de Guaramiranga, onde visitaram o Museu do Engenho, a Reserva Ecológica Handara, o Hotel dos Frades Capuchinhos, entre outras atrações turísticas e culturais. Acompanharam os alunos os membros do Núcleo Gestor da escola e professores da àrea de Linguagens e Códigos.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

SuperAção na Escola acontece no Liceu de Quixeramobim



No dia 01 de Dezembro de 2012, ocorreu, no Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado, o SuperAção na Escola. Esta ação faz parte do Projeto Jovem de Futuro, desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação, Secretaria de Educação do Estado do Ceará e Instituto Unibanco. Durante todo o dia, aconteram vários eventos. O dia teve início com a 2ª Corrida do Liceu, atividade do Projeto Vida Saudável. Em seguida, houve apresentações artísticas com alunos da própria escola e comunidade local. Após isso, tivemos a mobilização de equipes compostas pelos alunos para a limpeza do espaço escolar. Foi um dia de grande mobiliação da escola.

Liceu no blog do Diário do Nordeste - 2ª Edição do Livro “Casos e causos”


O Núcleo Gestor do Liceu De Quixeramobim Alfredo A. Machado lançou na última quinta-feira, 29 de novembro a 2ª edição do livro “Casos e causos: um encontro da cultura popular”. A obra é composta por 24 contos, baseados em entrevistas feitas pelos alunos com pessoas da comunidade, que resgatam a história, o folclore e os costumes no nosso município de Quixeramobim. Os trabalhos de pesquisa e edição tiveram a coordenação e apoio das professoras do Laboratório de Informática (LEI) Patrícia Saldanha e Alba Marilia. Os textos foram revisados pelo professor e coordenador pedagógico Ivonildo Reis. O prefácio do segundo exemplar de literatura estudantil é do professor João Paulo.