sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Projeto Esporte: aprender e viver





Aconteceu, em 28 de Novembro de 2012, a final dos jogos interclasses, a qual representou a culminância do Projeto Esporte: aprender e viver, ação do Jovem de Futuro, parceria da escola com o Ministério da Educação, Instituto Unibanco e Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Na ocasião, os alunos participaram da final dos jogos de futsal, saindo vencedor o time da extensão rural do Belém, ficando em segundo lugar, o time do 3º Ano F, do turno da tarde. Parabéns a todos pela grande mobilização!

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

2ª edição do Livro Casos e Causos








Foi uma grande festa cultural o lançamento da 2º Edição do livro "Casos e Causos: um encontro da cultura popular". O evento contou com a participação dos alunos escritores e ilustradores, dos professores, núcleo gestor e convidados da 12ª CREDE. Tivemos apresentações de dança, recitação de poesias e o incentivo de nosso escritor quixeramobinense, Bruno Paulino. 
A edição do livro foi financiada pelo Projeto Jovem de Futuro e mobilizou toda a comunidade escolar.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Laboratório de Informática promove mais uma oficina sobre Rádio Educativa.


Durante esta semana o Laboratório de Informática de nossa escola estará oferecendo aos alunos a segunda oficina sobre Rádio educativa.
A iniciativa faz parte do Projeto Rádio Escola- Conexão Liceu que em parceria com o Projeto Jovem de Futuro, visa capacitar os alunos para o uso das ferramentas disponíveis neste novo ambiente de nossa escola.
A escola já adiquiriu todos os equipamentos necessários para montagem da rádio que será usada como ferramenta pedagógica.
Os alunos participanmtes são coordenados pela professora do laboratório, Patrícia Saldanha. Segundo a professora, a rádio na escola torna-se uma ferramenta indispensável para a educação: “Acredito no potencial do rádio como ferramenta de comunicação e também de formação onde os alunos irão aprimorar questões básicas como desenvolver sua oralidade e escrita de forma lúdica.



PROJETO CIDADANIA

NATAL SOLIDÁRIO: ADOTE UM IDOSO
CASA DO ANCIÃO SANTO ANTONIO




Projeto realizado pelos alunos das turmas 1º ano ‘C’ Manhã, e 1º ano ‘I’ Noite, com culminância dia 15/12/2012, com uma confraternização natalina junto aos idosos do asilo, tendo como colaboradora Alzira Severo, professora de Educação Física e Formação Cidadã, diretora do Projeto Diretor de Turma (PDT) das duas turmas mencionas. Serão feitas as entregas dos donativos arrecadados, oficinas de corte de cabelo, manicure e momentos lúdicos e de Confraternização com o grupo.

Esse projeto foi escolhido pelos próprios alunos, onde houve momento de reflexão para atribuição das necessidades voltadas exclusivamente aos nossos queridos Idosos.
Estamos na época do NATAL, vamos aproveitar a festa do nascimento de CRISTO e nos darmos mais, unidos pela bondade, pela grandeza que existe dentro de nós. Que JESUS nos ilumine com sua luz divina para que a noite de NATAL seja abençoada cercada de muito amor e carinho.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

II CORRIDA DE RUA DO LICEU


 
O Liceu de Quieramobim Alfredo Almeida Machado realiza, no dia 1º de Dezembro de 2012, a sua  II Corrida de Rua. O evento é a culminância do Projeto Vida Saudável, inciativa dos professores Socorro Silva, Iveliuza, Wandervan e Sergiane, com o apoio do Núcleo Gestor.
Convidamos todos a prestigiar essa iniciativa educativa, patrocinada pelo Projeto Jovem de Futuro, numa parceria da escola com a SEDUC, Instituto Unibanco e Ministério da Educação.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

LICEU DE QUIXERAMOBIM LANÇA EDITAL PARA PROJETOS DO JOVEM DE FUTURO DE 2013


FUNDO CONCURSÁVEL PARA PROFESSORES
“CONCURSO DE PROJETOS DE PROFESSORES”
EDITAL
A parceria do Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado com o ProEMI/PJF prevê um Fundo Concursável para PROFESSORES para financiar projetos pedagógicos que visem à melhoria do desempenho, a frequência escolar e o crescimento pessoal e social de nossos alunos do Ensino Médio.

TEMA: UM FUTURO JOVEM – CAMINHOS PARA CONSTRUI-LO.

Podem participar:
Serão selecionados 02 projetos por área de conhecimento (02 para Linguagens e Códigos, 02 para Ciências Humanas e 02 para Ciências da Natureza), totalizando 06 projetos. Cada projeto pode ter até 04 professores orientadores.

Forma de apresentação: todos os projetos devem ser apresentados em formulário
específico, que pode ser retirado na Coordenação Pedagógica da escola. (Modelo anexo 1)

Seleção: os projetos serão avaliados por uma comissão formada por 1 membro do Grupo Gestor, 2 professores indicados pelo Grupo Gestor, Diretor  e 1 represetante de aluno  selecionado pelos Agentes Jovens.
Obs. Professores que estiverem participando do concurso não poderão fazer parte da comissão.

Critérios:
a) Criatividade e inovação: 20 pontos
b) Conhecimento científico do problema abordado: 20 pontos
c) Metodologia científica: 10 pontos
d) Profundidade da pesquisa: 10 pontos
e) Clareza e objetividade na apresentação do trabalho: 20 pontos

Valor do fundo concursável e n° de projetos selecionados: o valor total do Fundo de
Apoio é de R$ 24.000,00, destinado a um total de 06 projetos.
Obs. Se o n° de projetos selecionados for inferior ao previsto, não haverá  rateio do valor do fundo entre os projetos selecionados, ficando o saldo reservado para novo Concurso.

Prazo para entrega dos projetos: 14 de Dezembro de 2012.

Local e horários de entrega dos projetos:
Os projetos deverão ser entregues na Coordenação Pedagógica da escola até as 17:00h do dia 14 de Dezembro de 2012.

Divulgação dos resultados: os resultados serão publicados dentro de 20 dias úteis, contados a partir das 17:00h do dia 14 de Dezembro de 2012, no blog da escola (www.liceudequixeramobim.blogspot.com.br).

Informações:
Na Coordenação Pedagógica da escola com a Coordenação do ProEMI/PJF.




ANEXO 01

FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO PROFESSORES (MODELO)
Escola:

Data:

Título do projeto:

Disciplinas envolvidas:

Autor(es) do projeto:

Assinatura(s):

1) Resumo do projeto
(apresentar de forma sintética, em algumas frases, os principais tópicos do projeto:
o problema e a solução, os objetivos e resultados pretendidos, o público-alvo, a
metodologia, o sistema de avaliação, o custo total previsto e os recursos jádisponíveis,
premiações, se houver e responsável pela execução do projeto)

2) Justificativa do projeto
(descrever o que justifica a realização desse projeto, citando fatos, dados quantitativos e qualitativos que o dimensione; apresentar as soluções, citando se a ideia é inovadora, relevante; demonstrar conhecimento sobre o assunto...)

3) Objetivos e resultados pretendidos
(descrever e quantificar os objetivos e os resultados que se quer alcançar)

4) Público alvo / abrangência

SÉRIE/ EM
MANHÃ
TARDE
NOITE









TOTAL




5) Metodologia
(descrever as ações que serão executadas e sua sequência de execução; informar como e porquê será utilizado o método escolhido; informar a duração de cada etapa...)

6) Avaliação
(descrever como será feita a avaliação e os instrumentos a serem utilizados para verificação do processo, dos resultados obtidos e o número de jovens efetivamente beneficiados)

7) Cronograma e orçamento
a. Anexar a relação dos espaços físicos e equipamentos já existentes que serão utilizados, com a indicação do número de horas e dias que estes devem estar disponíveis para uso do projeto.
b. Apresentar um quadro síntese com o período de realização.
c. Apresentar a relação dos recursos necessários e quanto isto vai custar (modelo abaixo).



RECURSOS (HUMANOS, MATERIAIS ETC.)
QUANTITATIVO
CUSTO UNITÁRIO
TOTAL




















VALOR TOTAL DO PROJETO

8) Responsáveis pela execução do projeto
(informar quem coordenará o projeto e outros envolvidos co-responsáveis:professores,
pais etc.)