sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Você é o Nosso Convidado!


Estudantes participam de Oficina de Rádio

 Alunos do Liceu Alfredo Almeida Machado de Quixeramobim, através do projeto “Jovem de Futuro”, participaram na tarde desta quinta-feira, 24, de uma oficina sobre radiodifusão. O projeto “Jovem de Futuro” visa, além das oficinas, montar na própria escola uma rádio para que os alunos possam desenvolver atividades educativas utilizando o rádio como veículo educativo.

A oficina aconteceu no Laboratório de Informática da escola. Para o estudante Iago Silva, a oficina servirá para obter novos conhecimentos: “A oficina é boa porque a partir dela a gente pode adquirir mais conhecimento. Eu acho o rádio um meio de comunicação muito antigo, mas muito importante”.  O projeto inicialmente é desenvolvido no intuito de capacitar os jovens para que, com a instalação dos equipamentos, a rádio escola possa funcionar.
 Os adolescentes são coordenados pela professora do laboratório, Patrícia Saldanha. Segundo a professora, a rádio na escola torna-se uma ferramenta indispensável para a educação: “Acredito no potencial do rádio como ferramenta de comunicação e também de formação onde os alunos irão aprimorar questões básicas como trabalhos orais, escrita, além de obter interação com público. A idéia do projeto é fazer com que nossos alunos se socializem melhor através do rádio”, disse.
A previsão é de que até 2013 todos os equipamentos já estejam devidamente instalados para a execução do projeto. Além do Liceu de Quixeramobim, a Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira também possui projeto semelhante, com a rádio já em funcionamento.

Capacitação de Gestores para o Projeto Jovem de Futuro


O diretor geral do Liceu de Quixeramobim, Sr. Francisco Roberto Almeida de Carvalho, esteve presente, nos dias 22, 23 e 24 de Outubro de 2012 a mais uma capacitação do Projeto Jovem de Futuro. O evento ocorreu na praia do Presídio e contou com diretores das escolas de todo o Ceará que participam desse projeto.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Projeto E-Jovem 2012.2013


O Projeto e-Jovem é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Secretaria da Educação - SEDUC, cuja proposta visa oferecer formação em Tecnologia da Informação e Comunicação, tendo como princípios básicos a formação continuada, o protagonismo e empreendedorismo juvenil, a qualificação profissional, oportunizando melhores condições de inserção no mundo do trabalho e geração de emprego e renda para os jovens concluintes do ensino médio e egressos da rede pública estadual.
 
TURMAS MDI - CICLO 2012/2013
MOODLE
TURNOS
SEGUNDA Inf
TERÇA
QUARTA ptps
QUINTA
SEXTA Ing
LICEU DE QUIXERAMOBIM ALFREDO ALMEIDA MACHADO – QUIXERAMOBIM
Manhã
Ing. Josias Mendes
Inf. Rafael Costa
PTPS. Izaú
Inf. Rafael Costa
PTPS. Izaú
EEM . ASSIS BEZERRA – QUIXERAMOBIM
Tarde
Ing. Josias Mendes
Inf. Rafael Costa
PTPS. Izaú
Inf. Rafael Costa
PTPS. Izaú
LICEU DE QUIXERAMOBIM ALFREDO ALMEIDA MACHADO – QUIXERAMOBIM
Noite
PTPS. Nayana
Inf. Sidney
Ing. Josias Mendes
PTPS. Nayana
Inf. Sidney
EEEP DR. JOSÉ ALVES DA SILVEIRA – QUIXERAMOBIM
Noite 17:20 as 21h
Ing. Josias Mendes
PTPS. Nayana
Inf. Sidney
XX
XX
Manhã
07h às 12h
Sábado
PTPS Nayana até 9:10
Informática Sidney 9:10 ate 12h



Projeto Entre Jovens



O Projeto Entre Jovens, em curso no Liceu de Quixeramobim, visa ofertar momentos de reforço nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para alunos dos 1ºs e 3ºs anos, visando o sucesso escolar desses alunos. Temos quatro tutores que foram selecionados por meio de edital e que começaram as atividades no mês de Setembro. Essa ação é mais uma do Projeto Jovem de Futuro.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Homenagem aos Professores e Funcionários

Nesta quinta-feira dia 11 de Outubro o Núcleo Gestor de nossa escola, ofereceu a todos seus professores e funcionários um delicioso café da manhã em comemoração ao Dia do Professor e ao Dia do Funcionário Público, data comemorativas 
deste mês de outubro.
Abaixo o vídeo apresentado em homenagem a todos os servidores e algumas fotos do evento!

Parabéns a todos que fazem o Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado!









segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Liceu participa de Simulado para o ENEM



Os alunos do Liceu de Quixeramobim deram início, no dia 08 de Outubro de 2012, a mais uma ação em seu caminho preparatório para o ENEM, importante porta de acesso ao ensino superior. Nossos estudantes estão frequentando, em horários programados, os laboratórios escolares de informática para realizarem um simulado, iniciativa do Jornal O Estadão e do Governo do Estado do Ceará. Esses alunos receberão um relatório mostrando seu desempenho nessa prova.

Agente Jovem tem início no Liceu



Como parte do Projeto Jovem de Futuro, implantado no ano de 2012, em nossa escola, teve início a metodologia Agente Jovem, a qual visa mobilizar os alunos para serem protagonistas de atividades escolares, tais como campanhas educativas. Essa metodologia está voltada para alunos que devem mobilizar os seus colegas para um trabalho conjunto em prol da melhoria do ambiente escolar. As coordenadoras Maninha e Avilar estão a frente desse ação.

Lançamento do Projeto Jovem Cientista



O Jovem Cientista é mais uma excelente ação do Projeto Jovem de Futuro que está acontencendo em nossa escola. A metodologia do Instituto Unibanco, coordenada pelos professores Diarle e Socorro Silva e Coordenadora Pedagógica Maninha, visa desenvolver projetos de incentivo à pesquisa científica.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Núcleo gestor participa de formação do PJF

O núcleo gestor do Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado, representado pelo seu diretor, Betinho, e o coordenador escolar Ivonildo Reis, estiveram presentes a mais uma formação do Projeto Jovem de Futuro: curso Gestão Escolar e Negociação de Conflitos. O encontro ocorreu no Hotel Oasis Atlântico, em Fortaleza, nos dias 01, 02 e 03 de Outubro de 2012, e contou com a participação da equipe do Instituto Unibanco e Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Estiveram também presentes representantes de várias CREDES do Estado do Ceará, além da SEFOR, que congrega as escolas de Fortaleza. Essa é mais uma, dentre várias ações que ocorrem em nossa escola desse importante projeto.