terça-feira, 18 de setembro de 2012

Viagem Cultural


Com o intuito de aprimorar os conhecimentos na área de Artes e Literatura, a Professora Vanessa Lemos do Liceu de Quixeramobim, conduziu os alunos para uma visitação ao Museu do Ceará, à Academia Cearense de Letras e ao Museu de Arte Contemporânea (MAC) no Dragão do Mar em Fortaleza. Os alunos participaram ativamente, produzindo e apresentando trabalhos surrealistas relacionados a visitação. A viagem aconteceu na ultima sexta, 14/09 e a Professora agradece a contribuição de todos.

Resultado edital 002/2012- Metodologia Entre Jovens

Resultado da seleção de tutores - Metodologia Entre Jovens.

Matemática

Carlos Arbênio Lopes Pereira - Classificado
Rafael Costa da Silva - Classificado
Francisca Liduina Nunes de Sousa - Classificável

Língua Portuguesa

Elistênio Alves da Silva - Classificado
Salviano Paulino de Morais Neto- Classificado

Os candidatos classificados deverão comparecer ao Liceu de Quixeramobim no dia 20/09/2012 a partir das 08:30 da manhã.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Oficinas SPE





Aconteceu nesta última quinta feira, dia 13 de setembro, a oficina pertencente ao Projeto SPE. Na ocasião, os temas abordados foram: A escola que nós temos e a Escola que nós queremos e Tomada de decisão. As oficinas foram ministradas pela professoras Suerlene Oliveira e Socorro Barbosa.
Na primeira oficina, A escola que nós temos e a Escola que nós queremos, os educandos demonstraram estar satisfeitos com a atuação da escola em seu dia a dia, expondo suas opiniões e sugestões para a manutenção de um ambiente favorável ao ensino aprendizagem. A oficina Tomada de decisão, trabalhou as incertezas do cotidiano no momento de tomarmos decisões precisas a partir da reflexão do texto de Cecilia Meireles.
O objetivo do Projeto é fomentar nos jovens a participação e promoção da saúde, instituindo a cultura de prevenção e redução das infecções DSTs e gravidez na adolescência ente outros temas.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Seleção de tutores- Portugues e Matemática

9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação

LICEU ALFREDO ALMEIDA MACHADO DE QUXERAMOBIM
Edital 02/2012

PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS PARA TUTORIA
Tema: Entre Jovens Sistema de Tutoria.

I. Justificativa:

A Escola de Ensino Médio LICEU ALFREDO ALMEIDA MACHADO por meio do Grupo Gestor do Projeto Jovem de Futuro torna pública a abertura de processo seletivo para contratação de graduandos nas licenciaturas em Língua Portuguesa e Matemática, para desenvolver aulas de tutoria junto ao grupo de alunos, com a finalidade de motivar, incentivar e orientá-los de acordo com as atividades propostas na apostila de estudo (Guias do Professor-Tutor e do Aluno). A contratação está amparada, pela Lei 15.190 de 19 de Julho de 2012 em seu § 1º do artigo 3º que criou o programa de bolsas de tutoria da rede estadual de ensino, visando a Implantação do Sistema de Tutoria na escola, para desenvolver competências e habilidades dos alunos abaixo da média, contribuindo para que os estudantes do Ensino Médio melhorem seu desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, e, por conseguinte, também apresentem melhorias na apreensão nas outras disciplinas.

II. Número de Tutores:

4 tutores (2 para a disciplina de Língua Portuguesa e 2 para Matemática).

III. Público-alvo:

Graduandos nas licenciaturas em Língua Portuguesa e Matemática,

IV. Duração:

Por um período de três meses.

V. Carga horária:

Por um período de 12 horas semanais, no contra turno, contabilizando 60 horas mensais.

VI. Perfil desejado dos participantes:

Jovens licenciandos em Língua Portuguesa e Matemática, que sejam capazes de estimular o interesse e participação, favorecendo a cooperação e interação entre o grupo de alunos com disponibilidade para atuarem como tutorres.




VII. Direitos do Tutor:

Receber formação inicial para o desenvolvimento de suas atividades serem capacitados ao longo de todo o processo por seu professor-orientador, receber uma bolsa-auxílio no valor de 300,00 (trezentos reais) por mês.

VIII. Deveres do Tutor:

Ter conhecimento das responsabilidades específicas da tutoria, participar das reuniões de planejamento das atividades propostas pelo orientador, montar roteiro de tarefas a serem resolvidas, coordenar os alunos, registrar fatos positivos ou negativos do grupo, manter o ambiente de trabalho limpo e organizado, entregar relatórios ao orientador nas datas estabelecidas.

IX. Da Seleção:

A seleção dos licenciandos será mediante a realização de uma entrevista realizada pelos professores coordenadores e grupo gestor do PJF na escola, bem como análise do curriculum vitae , de acordo com a disciplina escolhida pelo candidato.

X. Período de inscrições:

Dos dias 13, 14 e 17 de setembro de 2012 das 08:00 as 11:00 e das 14:00 as 17:00 horas, na coordenação da escola.No ato da inscrição o candidato deverá entregar seu currículo e ficha de inscrição (Anexo I).

XI. Seleção:

Entrevista dia 18 de setembro de 2012 às 08:00h da manhã na referida escola.

XII. Resultados:

Resultado final: dia 19 de setembro de 2012, que será divulgado através do blog da escola, www.liceudequixeramobim.blogspot.com, a partir das 14:00h.

XIII. Início das atividades:

Dia 20 de outubro de 2012.

XIV. Disciplinas e professores orientadores:

DISCIPLINA
ORIENTADOR
VAGAS
Matemática
Francisco Antônio Albuquerque
2
Língua Portuguesa
Vanessa Fernandes Lemos
2



Quixeramobim, 12 de Setembro 2012





ANEXO I

Ficha de Inscrições


Nome do Candidato:____________________________________________________
Email:________________________________ Telefone:________________________

Disciplina pretendida: ___________________________________________________

Assinatura do responsável pela inscrição: __________________________________



segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Liceu de Quixeramobim e Projeto Jovem de Futuro no desfile da Independência.






O Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado, por ocasião do desfile do Dia da Independência, em 07 de Setembro, mostrou que a escola está empenhada nessa parceria com o Ministério da Educação, Secretaria de Educação do Estado do Ceará e Instituto Unibanco com vistas ao sucesso escolar. Na ocasião, a escola desfilou com um pelotão intitulado PROJETO JOVEM DE FUTURO, UMA PARCERIA DE SUCESSO. Os alunos levaram cartazes, mostrando as metodologias do Instituto Unibanco que estão sendo desenvolvidas pela escola, além das ações que estão movimentando o seu cotidiano. O Liceu de Quixeramobim aderiu ao projeto, envolvendo toda a comunidade escolar, focando o seu trabalho na melhoria dos índices educacionais, conforme as metas de redução da evasão escolar e da elevação da média de desempenho acadêmico dos alunos.

Seminário de Lingua Espanhola



Ciclo de palestras - Ciências da Natureza


O ciclo de palestras da área da ciências da natureza foi ministrada pelo professor Segiane Simplício Cruz. A mesma aconteceu nos três turnos, atendendo a todos os alunos do 3° ano.
De início, o professor mostrou um vídeo motivacional no qual exibia histórias de sucesso alcançadas através do ENEM. Logo em seguida, o professor deu dicas de conteúdos abordados em provas anteriores.
Em um segundo momento, os alunos receberam orientações sobre a sua preparação para o dia do exame. Finalizando, diversas questões dos ENEM s anteriores foram resolvidas.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

CAPACITAÇÕES DO PROJETO JOVEM DE FUTURO




 

O Projeto Jovem de Futuro tem proporcionado várias capacitações para professores e alunos no Liceu de Quixeramobim, as quais acontecem nos sábados e em horário complementar das aulas. As oficinas são: Leitura e Produção Textual, Avaliação em Larga Escala, Literatura Teatral e Matemática Lúdica. Tais momentos são importantes para a atualização do saber pedagógico e para o atingimento das metas do Projeto Jovem de Futuro.