sexta-feira, 31 de agosto de 2012

1° Funcionar

Aconteceu em 31 de Agosto de 2012, o 1º Funcionar do Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado. O evento é uma iniciativa do Núcleo Gestor da escola com os funcionários para realinhar ações de modo a otimizar os trabalhos administrativos e pedagógicos com vistas ao sucesso escolar. A reunião pautou-se pela descrição das atividades do Projeto Jovem de Futuro, sua importância e o papel de cada um dentro desse importante projeto abraçado pelo Liceu de Quixeramobim em parceria com o Ministério da Educação e Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Esperamos que eventos como esse sejam uma constante na vida de nossa escola!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Projeto Compostagem



O projeto compostagem é fruto da aliança dos laboratórios de química e biologia. A iniciativa dos professores Sergiane e Socorro visa aproveitar os resídos orgânicos da merenda escolar para o plantio de uma horta.

Grêmio em ação


O grêmio estudantil de nossa escola promoveu no dia 22 de agosto uma palestra com o escritor Bruno Paulino sobre o livro Lá nas Marinheiras. Na oportunidade, também foi apresentada pelo nosso ex-aluno Elistênio uma mostra de fotografias de nossas cidades.

Oficina de Literatura Teatral




A oficina de Literatura Teatral está acontecendo aos sábados em nossa escola. A iniciativa faz parte do projeto Jovem de Futuro e estão sendo orientadas pelo professor João Paulo. O objetivo é desenvolver peças de teatro e saraus literários com os alunos e professores.

Oficina de Matemática Lúdica





.
A oficina de Matemática Lúdica para os professores é mais uma ação do projeto Jovem de Futuro. As oficinas acontecem aos sábados e está sendo ministrada pelo professor Hugo Lemos, tendo por objetivo desenvolver aulas em que a matemática se torne uma disciplina mais atrativa para alunos.

Seleção de Monitores





Mais uma ação do Projeto Jovem de Futuro aconteceu no dia  27 de agosto de 2012. 105 alunos, que realizaram inscrições para as 16 vagas de monitoria existentes em nossa escola, realizaram a prova de seleção. Na oportunidade, os alunos deveriam escrever um texto dissertativo baseado no seguinte tema: A importância da educação para o futuro dos jovens. Esses jovens ficarão lotados nos Laboratórios de Ciências, de Informática, além de participarem de ações e metodologias do Projeto Jovem de Futuro.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Sábado Cidadão






Seleção de alunos monitores


GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
12ª COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
LICEU ALFREDO ALMEIDA MACHADO

EDITAL 001/2012 - SELEÇÃO DE MONITORES

A Direção do Liceu Alfredo Almeida Machado de Quixeramobim torna pública a realização do processo de seleção para monitores dos ambientes de aprendizagem e projetos do programa Jovem de Futuro.

1.0 -DA SELEÇÃO
A seleção destina-se aos alunos regularmente matriculados no Liceu de Quixeramobim para atender as demandas de monitoria nos laboratórios de Informática, Química, Física e Biologia bem como nos projetos Resgatando a Memória, Blogs e Rádio Escola.
1.1- A seleção constará de prova escrita.

2.0– PERFIL DO CANDIDATO
  • Liderança
  • Postura ética
  • Responsabilidade
  • Pontualidade
  • Disponibilidade
  • Compromisso
  • Assiduidade
  • Iniciativa
  • Autonomia
  • Bom relacionamento


3.0- DA EXECUÇÃO E COORDENAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO
3.1- O processo seletivo será coordenado pelos professores de laboratório juntamente com a coordenação pedagógica do Liceu de Quixeramobim.

4.0- DA INSCRIÇÃO
4.1- A inscrição deverá ser realizada no Laboratório de Informática de 22 a 23 de Agosto de 2012 das 07:30 às 11:30 e das 13:30 às 17: 00h. .
4.2- O aluno deverá preencher a ficha de inscrição e anexar uma foto 3x4.

5.0- DA PROVA ESCRITA
5.1- A prova escrita acontecerá no dia 27 de Agosto de 2012 a partir das 15:00hs no Auditório do Liceu de Quixeramobim. A mesma, constará de uma redação dissertativa cuja temática estará relacionada com a área da monitoria.

6.0- DA CARGA HORÁRIA
6.1- A carga horária de trabalho do aluno monitor será de 12 horas semanais estabelecida pelo professor orientador, em contra turno ao que o aluno estuda.

7.0- DAS VANTAGENS
7.1- O aluno selecionado receberá uma bolsa de 100,00 reais durante os meses de setembro, outubro e novembro de 2012.

8.0- CRITÉRIOS DA SELEÇÃO
8.1- A prova escrita será avaliada de 0 a 10 pontos, considerando os critérios de originalidade, criatividade, norma culta, adequação ao tema e ao gênero.

9.0- DO RESULTADO FINAL
9.1- O resultado final será divulgado no dia 30 de agosto de 2012.

10.0- INICIO DA MONITORIA.
1.1- O monitor selecionado deverá iniciar seus trabalhos o dia 01 de setembro de 2012.



ANEXO 01 – QUADRO DE VAGAS

AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
NÚMERO DE VAGAS
BANCO RESERVA
Laboratório de Informática
03
03
Laboratório de Química
01
01
Laboratório de Biologia
01
01
Laboratório de Física
01
01
Projeto Rádio Escola
03
03
Projeto Resgatando a Memória
03
03
Blogs
03
03





Aulão com Professor Pachecão


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Isenções - Vestibular UECE

De 20 a 24 de agosto estará aberto o período de solicitação de isenção para o vestibular da UECE.  O aluno deverá preencher o formulário disponivel na página www.uece.br/cev e providenciar a  documentação abaixo que deverá ser entregue na FECLESC, em Quixadá nos dias 20, 21, 22 23, 24 e 27 de agosto.


Requerimento preenchido (internet)
Xerox do histórico e original
Xerox  do documento de identidade e original
Declaração de que o aluno está cursando em escola pública o 2° semestre do 3° ano do ensino médio.

Sábado Cidadão

Neste sábado, uma grande ação cidadã irá mobilizar nossa escola.Teremos oficinas de jornais, biscuit, motivação além de serviços como: verificação de pressão, teste de glicemia, emissão de CPF, cabeleireiro e manicure.

Aulão via Web Conferência


O aulão preparatório para o ENEM que aconteceu neste sábado, ministrado pelo professor Pachecão, foi retransmitido em nossa escola através de web conferência.

Ciclo de Palestras- Linguagens e Códigos.

Nesta sexta feira 10/08/2012, foi a vez da PCA de Linguagens e Códigos, Vanessa Lemos, repassar o conteúdo do ciclo de palestras. 
As palestras aconteceram, nos três turnos, atendendo a todos os alunos de 3° ano.  Na oportunidade, a professora mostrou as novas regras de redação para o ENEM 2012, bem como motivou os alunos mostrando que escrever não é tão dificil quanto parece. 

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Cadastro e Capacitação- RUMO A UNIVERSIDADE



Neste mês de Agosto o Laboratório de Informática (LEI) deu início a suas atividades com força total. Além de dá continuidade a ações rotineira como atendimento ao professor e atualização do blog, o LEI está articulando diversos projetos para este semestre. Nesta semana, iniciou-se o cadastro e capacitação dos alunos de 3º ano para o uso da plataforma RUMO A UNIVERSIDADE, também iremos iniciar nesta semana os simulados online, reforçando a preparação de nossos alunos no ENEM.

Conhecendo um pouco mais... Rumo a Universidade é um ambiente colaborativo bem parecido com as redes sociais. Neste ambiente o aluno fica atualizado com noticias, conhece colegas, professores e tem acesso a uma série de recurso a fim de auxiliá-lo no seu preparo para o ENEM.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Publicado- Revista de História da Biblioteca Nacional.

O comentário do professor de nossa escola, Neto Camorim, foi destaque na Revista de História da Biblioteca Nacional no mês de maio/2012. Na oportunidade, o professor parabeniza a  matéria sobre os documentos históricos e lamenta a falta de apoio municipal para implantação do arquivo público de Quixeramobim. 
O Liceu de Quixeramobim, orgulha-se por ter em seu quadro professores um profissional de gabarito, sempre atualizado e participativo. Parabéns, Neto!

Ciclo de Palestras- Rumo ao ENEM



Iniciou-se no dia 06/08/2012, em nossa escola, o ciclo de palestras com temas referente ao ENEM. A ação teve como ministrante o professor de matemática Francisco Antônio de Albuquerque. Na oportunidade, o professor tratou de temas importantes como os conteúdos de matemática mais abordados nas provas do ENEM, bem como interpretação de enunciados e as diversas imagens e gráficos apresentados em provas anteriores.
O grande diferencial deste momento foi a presença de ex alunos que participaram da palestra dando seu depoimento de como o ENEM proporcionou seu ingresso na universidade. Os alunos foram participativos principalmente na fala dos ex alunos. A referida palestra foi ministrada para os alunos do 3° ano nos três turnos.

Planejamento -3º Bimestre




Encerramento do semestre.




Em rítimo de Festa Junina nossa escola encerrou mais um semestre letivo.