domingo, 25 de dezembro de 2011

Sucesso na manhã de autógrafos do livro Casos e Causos: um encontro da cultura popular.



























Foi realizada na manhã do dia 22/12/2011, no Liceu Alfredo Almeida Machado, de Quixeramobim, sessão de autógrafos do livro “Casos e Causos: um encontro da cultura popular”, uma coletânea de contos produzidos pelos próprios alunos da escola.

A iniciativa é fruto de uma parceria com a Crede 12 e o Liceu de Quixeramobim, que desenvolveram um trabalho de incentivo à pesquisa e aprendizagem para o conhecimento de histórias que o povo conta, especificamente no município de Quixeramobim, no Sertão Central.

Em entrevista ao Programa Sérgio Machado com o povo, da Rádio Campo Maior (AM 840) na edição desta quinta-feira, 22, Patrícia Saldanha Vasconcelos, professora orientadora do Laboratório de Informática, destacou o principal objetivo de lançar um livro contendo contos e causos do município de Quixeramobim: “O objetivo principal do projeto é resgatar a história através dos relatos das pessoas mais velhas, a partir de pesquisas, valorizando assim o passado e fomentando o valor da cultura de Quixeramobim”, disse.

Segundo o historiador e professor do Liceu de Quixeramobim, Neto Camorim, a iniciativa contribui para valorização e a preservação da memória e da cultura locais: “Acredito que uma iniciativa como essa contribuirá para desmistificar a crença de que a história é algo somente ao alcance daquelas pessoas formadas nas universidades e que exercitam o ofício de ser um historiador ou escritor. Penso que seja necessário, cada vez mais valorizar todos os saberes para que possamos contribuir para uma história que de fato represente a nossa identidade cultural e preserve a nossa memória, seja ela individual ou coletiva, através de relatos de fatos, lendas ou causos apresentados no livro”, destacou o professor.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Premiação do concurso de redação


O concurso de redação promovido pelo Laboratório de Biologia teve como temática a reciclagem. O tema: reduzir, reutilizar, reciclar... estimulou os alunos que concorreram a premiação. O destaque ficou com a aluna Francisca Thays de Oliveira -1º lugar e Brena Ellen - 2º lugar.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Manhã de autógrafos


Nesta Quinta feira, dia 22/12/2001 a partir das 9:00 horas,acontecerá em nossa escola a manhã de autógrafos do livro Casos e causos: um encontro da cultura popular.

O livro é resultado do projeto História que o povo conta, idealizado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional da CREDE 12 e desenvolvido no Liceu de Quixeramobim através de ações do Laboratório de Informática e Centro de Multimeios.

O Projeto teve grande aceitação na escola uma vez que toda comunidade escolar foi sensibilizada para a necessidade de resgatarmos e registrarmos as histórias orais que muitas vezes se perdem no tempo.

Inicialmente, os alunos envolvidos no projeto pesquisaram sobre lendas e causos característicos do nordeste, em um segundo momento, entrevistaram pessoas idosas do nosso município, Quixeramobim, e logo após participaram de oficinas de produção textual.

Com os textos escritos e revisados, os alunos foram convidados a participar de oficinas de digitação e formatação de textos no BrOffice Writer. Por fim, uma oficina de desenho deu vida as histórias, com ilustrações de nossos alunos.

Um livro sobre causos e lendas, leva-nos a um imaginário, se não da infância, pelo menos, ao momento em que, pela primeira vez, nos contaram uma história de teor fantástico, por vezes heróico, de mundos fabulosos, de feitos grandiosos. Para mim, a primeira lenda que me contaram ou falaram, deixou-me presa, encantada por uma possibilidade fantástica de poder visitar um mundo cheio de encantos, que me levasse para a terra onde tudo é possível. É esse encanto, essa irrealidade que torna estas histórias tão belas e tão importantes para todos nós. Preocupo-me em manter a tradição oral pois sem ela para onde irá a fantasia? O fabuloso? O mágico? Quem conta um conto acrescenta um… ponto”. Será que, ainda serão estas as lendas no futuro? Talvez melhoradas e contadas através de aparatos tecnológicos. Para mim, para já, continuarei a preferir estas. Tenham boas leituras com o livro Casos e causos: um encontro da cultura popular.

Professora do LEI : Patricia Saldanha Vasconcelos

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Diretora de turma promove confraternização natalina.




A diretora de turma do 1º E e B, Mônica Fontenele, promoveu uma confraternização natalina com a finalidade de estreitar os laços de amizade da turma e despertar o espirito natalino. O momento contou com o tradicional amigo doce, mensagens, música e homenagens aos professores.

Campeonato de Ping Pong movimenta o Liceu